Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16705
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Nágib José Mendes dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1902702018378459 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Edineide dos Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0149828546683161 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Jânio Nunes dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8376735649742184 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Sergio José da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.creator | Silva, Helma Thayse Costa | - |
dc.creator | Silva, Michelle dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-05T20:32:34Z | - |
dc.date.available | 2025-07-24 | - |
dc.date.available | 2025-08-05T20:32:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Helma Thayse Costa; SILVA, Michelle dos Santos. Narrativas Surdas Sobre o Processo Inclusivo no Ensino Superior. 2024. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16705 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to understand the meanings - the senses and meanings - produced by deaf university students, students of a Literature-Libras course (Licenciatura), at a public higher education institution located in the State of Alagoas, about the process of inclusion educational. To achieve this, we are anchored in the theoretical and methodological assumptions of Socio-Historical Psychology which, based on the studies of Vygotsky and Historical and Dialectical Materialism, guides us that, to grasp the senses and meanings, it is essential to understand, mainly, the following aspects: the human being is made up of countless socio-cultural determinations that cross him in his process of human formation, this process being dialectical; and, to get closer to the genesis of the studied phenomenon, it is necessary to overcome its immediacy. The data were produced from the narratives of four deaf students enrolled in a higher education institution in the state of Alagoas. To analyze the data, we used the Meaning Cores. The results demonstrate that deaf university students experience a negligent scenario and that despite the legal frameworks, the socio-historical determination that constitutes university students is marked by exclusion and disrespect for deaf identity and culture. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Letras(Libras) - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Aluno com surdez | pt_BR |
dc.subject | Inclusão-Exclusão | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.subject | Inclusion. Exclusion. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Narrativas surdas sobre o processo inclusivo no ensino superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Deaf narratives about the inclusive process in higher education | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo apreender as significações - os sentidos e significados - produzidas por universitários surdos, discentes de um curso de Letras-Libras (Licenciatura), de uma instituição pública de ensino superior localizada no Estado de Alagoas, acerca do processo da inclusão educacional. Para alcançá-lo, nos ancoramos nos pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica que, fundamentada nos estudos de Vigotski e no Materialismo Histórico e Dialético, nos orienta que, para apreender os sentidos e significados, é essencial compreender, principalmente, os seguintes aspectos: o ser humano é constituído por inúmeras determinações sócio-culturais que o atravessam em seu processo de formação humana, sendo este processo dialético; e, para se aproximar da gênese do fenômeno estudado, faz-se necessário superar a sua imediaticidade. Os dados foram produzidos a partir das narrativas de quatro discentes surdos matriculados nesta instituição de ensino superior. Para as análises dos dados, utilizamos os Núcleos de Significação. Os resultados demonstram que os universitários com surdez vivenciam um cenário negligente e que apesar dos marcos legais, a determinação sócio-histórica que constituem os universitários, é marcada pela exclusão e desrespeito a identidade e cultura surda. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Narrativas Surdas Sobre o Processo Inclusivo no Ensino Superior.pdf | 384.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.