00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16705
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Nágib José Mendes dos-
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1902702018378459pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Edineide dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0149828546683161pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Jânio Nunes dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8376735649742184pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Sergio José da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorSilva, Helma Thayse Costa-
dc.creatorSilva, Michelle dos Santos-
dc.date.accessioned2025-08-05T20:32:34Z-
dc.date.available2025-07-24-
dc.date.available2025-08-05T20:32:34Z-
dc.date.issued2024-11-01-
dc.identifier.citationSILVA, Helma Thayse Costa; SILVA, Michelle dos Santos. Narrativas Surdas Sobre o Processo Inclusivo no Ensino Superior. 2024. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16705-
dc.description.abstractThe present work aims to understand the meanings - the senses and meanings - produced by deaf university students, students of a Literature-Libras course (Licenciatura), at a public higher education institution located in the State of Alagoas, about the process of inclusion educational. To achieve this, we are anchored in the theoretical and methodological assumptions of Socio-Historical Psychology which, based on the studies of Vygotsky and Historical and Dialectical Materialism, guides us that, to grasp the senses and meanings, it is essential to understand, mainly, the following aspects: the human being is made up of countless socio-cultural determinations that cross him in his process of human formation, this process being dialectical; and, to get closer to the genesis of the studied phenomenon, it is necessary to overcome its immediacy. The data were produced from the narratives of four deaf students enrolled in a higher education institution in the state of Alagoas. To analyze the data, we used the Meaning Cores. The results demonstrate that deaf university students experience a negligent scenario and that despite the legal frameworks, the socio-historical determination that constitutes university students is marked by exclusion and disrespect for deaf identity and culture.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Libras) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectAluno com surdezpt_BR
dc.subjectInclusão-Exclusãopt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectInclusion. Exclusion.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleNarrativas surdas sobre o processo inclusivo no ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeDeaf narratives about the inclusive process in higher educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apreender as significações - os sentidos e significados - produzidas por universitários surdos, discentes de um curso de Letras-Libras (Licenciatura), de uma instituição pública de ensino superior localizada no Estado de Alagoas, acerca do processo da inclusão educacional. Para alcançá-lo, nos ancoramos nos pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica que, fundamentada nos estudos de Vigotski e no Materialismo Histórico e Dialético, nos orienta que, para apreender os sentidos e significados, é essencial compreender, principalmente, os seguintes aspectos: o ser humano é constituído por inúmeras determinações sócio-culturais que o atravessam em seu processo de formação humana, sendo este processo dialético; e, para se aproximar da gênese do fenômeno estudado, faz-se necessário superar a sua imediaticidade. Os dados foram produzidos a partir das narrativas de quatro discentes surdos matriculados nesta instituição de ensino superior. Para as análises dos dados, utilizamos os Núcleos de Significação. Os resultados demonstram que os universitários com surdez vivenciam um cenário negligente e que apesar dos marcos legais, a determinação sócio-histórica que constituem os universitários, é marcada pela exclusão e desrespeito a identidade e cultura surda.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Narrativas Surdas Sobre o Processo Inclusivo no Ensino Superior.pdf384.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.