00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16680
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bellini, Elyrouse Cavalcante de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2523512608621919pt_BR
dc.contributor.referee1Cabral, Alexandra Maria Rios-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8055489201436300pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Marcio Nunes da-
dc.creatorFeitosa, Chuan Igor Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2404258820688847pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-04T17:00:12Z-
dc.date.available2025-08-04-
dc.date.available2025-08-04T17:00:12Z-
dc.date.issued2024-11-26-
dc.identifier.citationFEITOSA, Chuan Igor Ferreira. Desafios contemporâneos: a (in)capacidade das instituições de ensino na formação do profissional da contabilidade 4.0. 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16680-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze whether Accounting courses are adequately incorporating technological innovations from Accounting 4.0 and preparing their graduates to meet the demands of the current job market. The research utilized a quantitative approach, collecting data via Google Forms and applying structured questionnaires using a 1 to 5-point Likert scale. The instrument assessed four dimensions: skills and competencies, teaching methodologies, adequacy of infrastructure, and institutional practices, as well as the profile of respondents. Data analysis was based on means and standard deviations, supplemented by documentary analysis of the pedagogical project and course syllabi. The results revealed that only 5% of the total workload (144 hours of 3,005) is dedicated to technological disciplines, concentrated in the last 4 semesters. The analysis of means identified a significant divergence between faculty and students regarding the effectiveness of technological training: professors indicated a greater incorporation of emerging technologies, while students reported a low perception of this impact. Both groups pointed to insufficient technological infrastructure and limited access to modern software. It was concluded that the course needs curricular modernization to meet the demands of Accounting 4.0. It is recommended to increase and distribute the technological workload throughout the course, integrate technologies into traditional disciplines, and implement more practical methodologies, aiming to train professionals capable of operating in a digital and dataoriented accounting environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Contábeis - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContabilidade 4.0pt_BR
dc.subjectCiências contábeis - formaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias emergentespt_BR
dc.subjectAccounting 4.0pt_BR
dc.subjectEducation in accountingpt_BR
dc.subjectEmerging technologiespt_BR
dc.subjectSkills and competenciespt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleDesafios contemporâneos: a (in)capacidade das instituições de ensino na formação do profissional da contabilidade 4.0pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetivou analisar se os cursos de Ciências Contábeis estão incorporando adequadamente as inovações tecnológicas da Contabilidade 4.0 e preparando seus egressos para atender às demandas do mercado de trabalho atual. A pesquisa utilizou abordagem quantitativa, com coleta de dados via Google Forms, aplicando questionários estruturados em escala Likert de 1 a 5 pontos. O instrumento avaliou quatro dimensões: habilidades e competências, metodologias de ensino, adequação da infraestrutura e práticas institucionais, além do perfil dos respondentes. A análise dos dados baseou-se em médias e desvios-padrão, complementada por análise documental do projeto pedagógico e das ementas do curso. Os resultados revelaram que apenas 5% da carga horária total (144 horas de 3.005) é dedicada a disciplinas tecnológicas, concentradas nos últimos semestres. A análise das médias identificou divergência significativa entre docentes e discentes quanto à eficácia da formação tecnológica: professores indicaram maior inserção de tecnologias emergentes, enquanto alunos reportaram baixa percepção deste impacto. Ambos os grupos apontaram insuficiência na infraestrutura tecnológica e acesso limitado a softwares modernos. Concluiu-se que o curso necessita de modernização curricular para atender às demandas da Contabilidade 4.0. Recomenda-se ampliar e distribuir a carga horária tecnológica ao longo do curso, integrar tecnologias às disciplinas tradicionais e implementar metodologias mais práticas, visando formar profissionais capacitados para um ambiente contábil digital e orientado por dados.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desafios contemporâneos_a (in)capacidade das instituições de ensino na formação do profissional da contabilidade 4.0.pdfDesafios contemporâneos: a (in)capacidade das instituições de ensino na formação do profissional da contabilidade 4.01.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.