Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16637
Tipo: | Dissertação |
Título: | Alfabetização e letramentos: propostas pedagógicas para os anos iniciais no contexto pós-pandemia |
Título(s) alternativo(s): | Literacy and literacies: pedagogical proposals for the early years in the post-pandemic context |
Autor(es): | César, Maria Vânia Soares de Mendonça |
Primeiro Orientador: | Pereira, Andrea da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Silvana Paulina de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lopes, Adna de Almeida |
Resumo: | O presente trabalho discute questões sobre o ensino de língua portuguesa nos Anos Inicias do Ensino Fundamental I (EFI) no contexto da pós-pandemia da COVID 19 em uma escola do município de Maceió situada no bairro de Santa Lúcia na periferia da cidade. Acompanhando uma turma desde seu ingresso no terceiro ano em 2022 até o quarto ano de 2023, o fato de a maior parte dos alunos iniciarem o terceiro ano sem estar alfabetizada chamou a minha atenção como problema de pesquisa. A partir dessa inquietação observada dentro desse tempo de dois anos de convivência e trabalho com a turma em sala de aula, foram estabelecidas as seguintes perguntas de pesquisa: a) as práticas de alfabetização usadas com meus alunos na fase pós pandemia estão ajudando ou dificultando a concretização do processo de aquisição das primeiras letras? b) uma mudança de abordagem pedagógica para o ensino de língua portuguesa nos Anos Iniciais que busque associar as práticas de alfabetização (com foco no domínio do sistema alfabético e ortográfico) das práticas de letramentos (com o foco no uso das práticas sociais em que se usa a escrita) poderia colaborar com o processo de construção da linguagem escrita da turma, em especial, dos alunos que se encontram ainda nos primeiros níveis de saberes da escrita? A partir dessas perguntas, o objetivo geral do presente trabalho foi o de descrever e refletir sobre propostas pedagógicas que concebessem o letramento não dissociando o código linguístico do uso linguístico, aproximando ainda mais o conceito de letramento com o conceito de alfabetização, diante de um cenário de atraso no desenvolvimento educacional como consequência da pandemia de covid-19. Por meio de uma pesquisa interventiva, os resultados mostraram que o ensino de língua portuguesa para os Anos Iniciais transcendeu o trabalho com o sistema linguístico e com as práticas de linguagem propriamente ditas. Também foram fundamentais diversos incrementos, tais como: outras disposições das carteiras, promovendo diferentes composições para trabalhos em grupos; reorganização da sala a partir de textos funcionais, criação de um espaço de leitura, entre outros. Também como parte do resultado, o trabalho com projetos contribuiu para inserir não apenas os alunos, mas também a professora-pesquisadora nas relações comunicativas interindividuais pelas produções realizadas em sala de aula, experiência esta que fez com que todos os participantes vivenciassem a mobilização da língua viva em contexto de uso. E, por fim, o trabalho com os textos contribuiu para a consolidação de aspectos da língua dentro da unidade fundamental de comunicação que é o texto. |
Abstract: | The present work discusses issues about teaching the Portuguese language in the Early Years of Elementary School I (EFI) in the context of the post-COVID 19 pandemic in a school in the municipality of Maceió located in the Santa Lúcia neighborhood on the outskirts of the city. Following a class from its entry into the third year in 2022 until the fourth year in 2023, the fact that the majority of students began the third year without being literate caught my attention as a research problem. Based on this concern observed within the two years of living and working with the group in the classroom, the following research questions were established: a) are the literacy practices used with my students in the post-pandemic phase helping or hindering the completion of the process of acquiring the first letters? b) a change in pedagogical approach to teaching the Portuguese language in the Early Years that seeks to associate literacy practices (with a focus on mastering the alphabetic and orthographic system) with literacy practices (with a focus on the use of social practices in which uses writing) could collaborate with the process of building the written language of the class, especially of students who are still at the first levels of writing knowledge? Based on these questions, the general objective of the present work was to describe and reflect on pedagogical proposals that conceive literacy without dissociating the linguistic code from linguistic use, bringing the concept of literacy even closer to the concept of literacy, in a scenario delay in educational development as a consequence of the covid-19 pandemic. Through interventional research, the results showed that Portuguese language teaching for the Early Years transcended work with the linguistic system and language practices themselves. Several improvements were also essential, such as: other desk arrangements, promoting different compositions for group work; reorganization of the room based on functional texts, creation of a reading space, among others. Also as part of the result, the work with projects contributed to inserting not only the students, but also the teacher researcher into inter-individual communicative relationships through productions carried out in the classroom, an experience that made all participants experience language mobilization live in context of use. And, finally, working with texts contributed to consolidating aspects of the language within the fundamental unit of communication that is the text. |
Palavras-chave: | Alfabetização Letramento Pós-pandemia Textos Projeto educacional Reorganização da sala de aula Literacy Post-pandemic Texts Educational project Classroom reorganization |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras |
Citação: | CÉSAR, Maria Vânia Soares de Mendonça. Alfabetização e letramentos: propostas pedagógicas para os anos iniciais no contexto pós-pandemia. 2025. 113. f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. PROFLETRAS. Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16637 |
Data do documento: | 27-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alfabetização e letramentos propostas pedagógicas para os anos iniciais no contexto pós-pandemia.pdf | 6.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.