00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16628
Tipo: Tese
Título: Mediação dialógica implicada e a constituição identitária do/a professor/a em formação inicial docente na modalidade a distância: um estudo interpretativo das práticas linguístico-discursivas em ambientes virtuais de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Implied dialogic mediation and the identity formation of teachers in initial teacher training in distance learning: an interpretative study of linguistic-discursive practices in virtual learning environments
Autor(es): Luz, Lilian Soares de Figueiredo
Primeiro Orientador: Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
metadata.dc.contributor.referee1: Fabricio, Branca Falabella
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Antônio Carlos dos Santos de
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho, Matilde Alves Gonçalves de
metadata.dc.contributor.referee4: Massmann, Débora Raquel Hettwer
metadata.dc.contributor.referee5: Pimenta, Rosângela Oliveira Cruz
Resumo: É inegável a importância da formação inicial docente em EaD por ter como foco a preparação para atender às demandas da prática profissional responsiva-ativa (Bakhtin, 2011) dos/as discentes em formação acerca do ensino aprendizagem (Geraldi, 2014; Zozzoli, 2016) na modalidade a distância (Moore, 2002; Maia, 2007; Belloni, 2008), num contexto educacional da contemporaneidade, caracterizado pela fragmentação (Hall, 2006, 2014) complexidade e fluidez (Bauman, 2001). Baseando-nos no campo da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006; Fabrício, 2006, 2017; Souto Maior, 2022), nesta pesquisa, visamos refletir sobre a constituição identitária do/a professor/a de Língua Portuguesa em formação inicial na modalidade de Ensino a Distância do curso de Letras/Português do Instituto Federal de Alagoas para atuação nessa modalidade. Para este estudo, trabalhamos em uma sala de aula virtual com o intuito de mediar experiências numa perspectiva dialógica (Souto Maior et. all, 2020; Zozzoli, 2012), a partir da concepção dialógica de linguagem (Bakhtin, 2011; Bakhtin/Volóchinov, 2014) que propiciassem uma reflexão sobre práticas pedagógicas, que estimulam os saberes docentes (Tardif, 2014; Pimenta, 2006, 2012) na EaD, contribuindo assim para uma construção identitária docente mais crítica. Como pressupostos metodológicos, assumimos a perspectiva qualitativa de natureza etnográfica de cunho interpretativista (Triviños, 1987; Flick, 2009; Oliveira, 2008), utilizando o método da pesquisa-ação (Flick, 2009; Barbier, 2004; André, 1995). A construção de dados se deu através de aplicação de questionários, fóruns, chats individuais do Moodle e de Whatsapp. Desse modo, as práticas linguístico-discursivas dos ambientes educacionais, no caso, especificamente, dos chats individuais, dos fóruns, do gênero consígnia (Luz, 2017; Luz, Souto Maior, 2019) e do questionário nos permitiram analisar a construção das identidades docentes, já que o enunciado é um produto da interação social e reflete/refrata as mudanças sócio-históricas (Bakhtin, 2014). Nessa perspectiva, defendemos a mediação, que denominamos de dialógica implicada entre professor/a e aluno/a, desenvolvida durante o estudo, que se caracteriza pelo viés participativo, integrador e responsivo-ativo, por se constituir como práticas linguístico-discursivas construídas nas interações entre docentes e discentes as quais instigam a reflexão sobre as implicações de sentidos dos sujeitos envolvidos sobre o processo de ensino e aprendizagem que vise à construção de uma educação crítica e reflexiva, bem como de uma ética profissional. Essas reflexões e práticas contribuem para a constituição identitária docente e propiciam um repensar sobre a formação, sobre os saberes docentes e sobre a prática pedagógica no ensino de línguas, em especial, sobre o trabalho com os gêneros discursivos na modalidade a distância.
Abstract: The undeniable importance of initial teacher training in Distance Education (DE) lies in its focus on preparing educators to meet the demands of responsive-active professional practice (Bakhtin, 2011) of students undergoing training in teaching and learning (Geraldi, 2014; Zozzoli, 2016) in the distance learning modality (Moore, 2002; Maia, 2007; Belloni, 2008). This occurs within the contemporary educational context characterized by fragmentation (Hall, 2006, 2014), complexity, and fluidity (Bauman, 2001). Drawing from the field of Applied Linguistics(Moita Lopes, 2006; Fabrício, 2006; 2017; Souto Maior, 2022), this research aims to reflect on the construction of the identity of the Portuguese Language teacher in initial training in the Distance Education mode of the Letters/Portuguese course at the Federal Institute of Alagoas, for engagement in this modality. For this study, we operated within a virtual classroom with the objective of mediating experiences from a dialogical standpoint (Souto Maior et al., 2020; Zozzoli, 2012), guided by the dialogical conception of language (Bakhtin, 2011; Bakhtin/Volóchinov, 2014), providing a reflection on pedagogical practices that stimulate teaching knowledge (Tardif, 2014; Pimenta, 2006, 2012) in distance learning, thereby contributing to a more critically constructed teaching identity. Methodologically, we embrace a qualitative perspective of an ethnographic nature with interpretative elements (Triviños, 1987; Flick, 2009; Oliveira, 2008), utilizing the action research method (Flick, 2009; Barbier, 2004; André, 1995). Data construction occurred through the administration of questionnaires, forums, individual Moodle, and WhatsApp chats. In this manner, the linguistic-discursive practices of educational environments, particularly individual chats, forums, the consignment genre (Luz, 2017; Luz, Souto Maior, 2019), and the questionnaire, enable us to analyze the construction of teaching identities, as the utterance is a product of social interaction reflecting/refracting socio-historical changes (Bakhtin, 2014). From this perspective, we defend mediation, which we call implied dialogic between teacher and student, developed during the study, which is characterized by a participatory, integrative and responsive-active bias, as it constitutes linguistic discursive practices constructed in interactions between teachers and students which instigate reflection on the implications of the meanings of the subjects involved in the teaching and learning process aimed at building a critical and reflective education, as well as professional ethics. These reflections and practices contribute to the constitution of teaching identity and encourage a rethinking of training, teaching knowledge and pedagogical practice in language teaching, especially work with discursive genres in distance learning.
Palavras-chave: Educação
Ensino a distância
Professores- Formação
Docente- Construção Identitária
Education
Distance learning
Teachers - Training
Teacher- Identity Construction
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: LUZ, Lilian Soares de Figueiredo. Mediação dialógica implicada e a constituição identitária do/a professor/a em formação inicial docente na modalidade a distância: um estudo interpretativo das práticas linguístico-discursivas em ambientes virtuais de aprendizagem. 2024. 287 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16628
Data do documento: 28-fev-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.