00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Tese
Título: Crime e arquivo: um estudo comparado sobre Coivara da Memória, de FranciscoDantas, e Angústia, de Graciliano
Título(s) alternativo(s): Crime and archive: a comparative study on Coivara da Memória, by Francisco Dantas, and Angústia, by Graciliano
Autor(es): Silva, Auda Ribeiro
Primeiro Orientador: Silva, Susana Souto
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Adriana de Fátima Alexandrino Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes , Carlos Magno Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Ribeiro, Rosaria Cristina Costa
metadata.dc.contributor.referee4: Medeiros , Ana Clara Magalhaes de
Resumo: Esta pesquisa realiza um estudo comparado entre as obras Angústia (1936) e Coivara da memória (1991) dos escritores Graciliano Ramos e Francisco Dantas, respectivamente. A finalidade é verificar as estratégias da configuração ficcional do crime, partindo da hipótese de que a transgressão presentificada nas referidas obras, é entendida como “mal de arquivo”. Esse, traduzido no “lembrar” intrinsecamente entrelaçado com uma “pulsão” para “esquecer” ou “destruir”. Nesse sentido, em ambas as obras, os rumores e as ameaças vão ganhando contextos diferentes e a violência surge em diversas faces. As histórias são rememoradas, e, portanto, são contadas a partir do ponto de vista dos narradores e de suas relações com a brutalidade. Logo, a tese do presente trabalho focaliza o crime em várias nuances,desde os delitos dos assassinatos, para simbolizar um drama que não é pessoal, mas coletivo, até o jogo linguístico presentificado no processo de materialização da memória através da escrita. Para tanto, o processo de pesquisa terá como norte o conceito que Jacques Derrida traz sobre o “mal de arquivo”. Tal conceito ganha corpo a partir da obra Mal de arquivo: uma impressão freudiana (2001), em que o filósofo faz uma crítica à concepção clássica de arquivo. Essa, deixa de ter uma visão ontológica, que registra um início e data uma história, para movimentar-se por uma pulsão “arquiviolítica”, força destrutiva interna dos próprios arquivos. O processo investigativo também estará voltado para a figura do narrador-protagonista, que ora atua como sujeito, ora como objeto de suas memórias, visto ter no tempo uma linha tênue entre passado e presente. Esse diálago é orientado pelas teorias de Barthes (2011), D’Onófrio (2007), Friedman (2002), Genette (1995), Mieke Bal (1990), dentre outras. Enfim, essa pesquisa está na esteira do pensamento da tradição literária crítico-interpretativa e alguns aspectos psicanálíticos, sociológicos e filosóficos.
Abstract: This research conducts a comparative study of the works Angústia (1936) by Graciliano Ramos and Coivara da memória (1991) by Francisco Dantas. The aim is to examine the strategies employed to configure fictional the crime operating under the hypothesis that the transgressions depicted in these works are construed as "archival evil”. This is translated as “remembering” intrinsically intertwined with a “impulse” to “forget” or “destroy”. In both narratives, rumors and threats assume varied contexts, and violence manifests in diverse forms. The stories are recalled and are therefore told from the point of view of the narrators and their relationship with brutality. Consequently, this thesis delves into crime across multiple dimensions, ranging from acts of murder to symbolize a drama that transcends the personal realm and becomes collective, to the linguistic nuances inherent in the process of materializing memory through writing. To this end, the research process will be guided by Jacques Derrida's concept of the “archival evil”. This concept takes shape in Archive fever: a freudian impression, in which the philosopher criticizes the classical archive concept. Here, the archive is no longer viewed ontologically, as merely recording a beginning and delineating a history; rather, it is propelled by an “archivolitical” impulse, an inherent self-destructive force. The investigation also centers on the figure of the narrator protagonist, who oscillates between being the subject and object of their memories, navigating a tenuous temporal boundary between past and present. This dialog is guided by the theories of Barthes (2011), D'Onófrio (2007), Friedman (2002), Genette (1995), Mieke Bal (1990), among others. In short, this research aligns with critical interpretive literary traditions and some psychoanalytic, sociological and philosophical aspects.
Palavras-chave: Dantas, Francisco J. C. (Francisco José Costa), 1941-. Coivara
Ramos, Graciliano, 1892-1953
Angústia
Literatura comparada
Crime
Arquivo
Narrador
Processo de escrita
Dantas, Francisco J. C. (Francisco Jose Costa), 1941-.
Ramos, Graciliano, 1892-1953
Anguish
Comparative literature
Crime
File
Narrator
Writing process
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: SILVA, Auda Ribeiro. Crime e arquivo : um estudo comparado sobre Coivara da Memória, de FranciscoDantas, e Angústia, de Graciliano. 2025. 158 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16626
Data do documento: 28-jun-2024
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