00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16623
Tipo: Dissertação
Título: Performance voco-musical na obra de Luiz Gonzaga e a construção da identidade cultural nordestina
Título(s) alternativo(s): Vocal-musical performance in the work of Luiz Gonzaga and the construction of the northeastern cultural identity
Autor(es): Medeiros, Gabriella Andreza Vilela de
Primeiro Orientador: Silva, Susana Souto da
metadata.dc.contributor.referee1: Cortez, Márcia Felix da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Sales , Kall Lyws Barroso
Resumo: Este trabalho trata de questões que envolvem a imagem identitária cultural do Nordeste brasileiro, no que concerne a uma visão pluralizada de símbolos culturais, estabelecidos dentro da obra musical do artista pernambucano Luiz Gonzaga, observando os acontecimentos socioculturais que circundaram o momento de ascensão midiática de Luiz Gonzaga e, também, as imposições teóricas que apresentam a identidade cultural com o intuito de perceber como esta identidade cultural se faz perceptível através da obra de Luiz Gonzaga. Para isso, faremos uma visitação pela bibliografia de Luiz Gonzaga e, logo em seguida, faremos uma breve observação nas capas de LPs da obra do artista enquanto analisamos os elementos que compõem a imagem de Luiz Gonzaga nas capas dos discos. Abordaremos a teoria de Paul Zumthor (2005) que demarca os estudos sobre performance vocal e as contribuições de Ruth Finnegan (2008) que trata da performance ligada à canção, sob as considerações de Luiz Tatit (2012). Nos voltaremos para questões sobre identidade Cultural através dos estudos de Bhabha (2013), Canclini (2000) e numa abordagem mais voltada para o povo nordestino de acordo com Albuquerque (2011), afim de melhor entendimento da obra musical de Luiz Gonzaga, discorreremos o percurso desde o movimento modernista – especificamente tratando da antropofagia - até a abertura para que seja possível uma visão do Nordeste Brasileiro (povo e cultura) mediada por Luiz Gonzaga e pelos que criaram junto com ele essa imagética identitária nordestina – neste trabalho sendo representado pelo compositor Zé Dantas – e os que reverenciam ele em suas canções aqui dialogando a partir dos estudos de Favaretto (2021) sobre compositores criadores do movimento Tropicália.
Abstract: This work addresses the issues surrounding the cultural identity image of the Brazilian Northeast, focusing on a pluralized view of cultural symbols established within the musical work of the ernambucan artist Luiz Gonzaga. It observes the sociocultural events that accompanied Luiz Gonzaga's rise in the media, as well as the theoretical impositions that present cultural identity, aiming to understand how this cultural identity is perceptible through Luiz Gonzaga's work. To this end, we will review the bibliography of Luiz Gonzaga and briefly examine the album covers of the artist's works, analyzing the elements that compose Luiz Gonzaga's image on the record covers. We will approach Paul Zumthor's theory (2005) on vocal performance studies and the contributions of Ruth Finnegan (2008) regarding performance related to song, under the considerations of Luiz Tatit (2012). We will explore issues of cultural identity through the studies of Bhabha (2013), Canclini (2000), and a more focused approach on the ortheastern people according to Albuquerque (2011), to better understand Luiz Gonzaga's musical work. We will discuss the trajectory from the modernist movement—specifically addressing anthropophagy—to the opening for a view of the Brazilian Northeast (people and culture) mediated by Luiz Gonzaga and those who created this Northeastern identity imagery with him, represented in this work by the composer Zé Dantas, and those who revere him in their songs, dialoguing from the studies of Favaretto (2021) on the composers of the Tropicália movement.
Palavras-chave: Gonzaga, Luiz, 1912-1989
Identidade cultural
Prática interpretativa (Música)
Música vocal
Nordestinidade
Gonzaga, Luiz, 1912-1989
Cultural identity
Interpretative practice (Music)
Vocal music
Northeasternness
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: MEDEIROS, Gabriella Andreza Vilela de. Performance voco-musical na obra de Luiz Gonzaga e a construção da identidade cultural nordestina 110 f. 2025. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16623
Data do documento: 3-set-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Performance voco-musical na obra de Luiz Gonzaga e a construção da identidade cultural nordestina.pdf4.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.