Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16615
Tipo: | Dissertação |
Título: | Experiência didática com multiletramentos: Vídeorresenhas literárias no youtube por alunos do Ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Teaching experience with multiliteracies: Literary video reviews on YouTube by elementary school students |
Autor(es): | Silva, Verinalda Maria de Lima |
Primeiro Orientador: | Gomes, Luiz Fernando |
metadata.dc.contributor.referee1: | Hissa , Debora Liberato Arruda |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva Junior, Silvio Nunes da |
Resumo: | Esta dissertação desenvolveu-se a partir de uma pesquisa sobre como a dificuldade em se trabalhar a leitura literária em sala de aula e a falta de interesse dos alunos pela leitura de fruição, podem ser trabalhadas com o uso didático da internet e de canais de divulgacão de resenhas literárias do Youtube. O objetivo principal do trabalho é entender como os canais de resenha e divulgação de livros pelo YouTube, os chamados booktubes, podem contribuir para o gosto e desenvolvimento do aluno leitor do 7º ano. As questões que norteiam esta pesquisa são: (1) Como a utilização das resenhas e divulgações literárias feitas pelos booktubers contribue para que os alunos do 7º ano desenvolvam algum tipo de autonomia na escolha de suas listas de livros e de autores? (2) Como a inserção de uma didática de ensino de Literatura utilizando os canais de resenha e divugação de leitura do Youtube pode contribuir para aumentar o interesse pela leitura literária em alunos do 7º ano? Os principais referenciais teóricos estão centrados nos conceitos dos Multiletramentos GNL (1996), Mey (2017) Rojo (2009; 2012; 2013) referenciais sobre Letramento e Araújo (2001) sobre videorresenha, entre outros. A abordagem metodológica foi de cunho etnográfico qualitativo através da produção de videorresenhas literárias e de uma canal de booktuber criado pelos alunos, Foram utilizados os seguintes instrumentos para geração e coleta de dados: diário de pesquisadora; registros de gravação em áudio, fotografias e vídeos das aulas e entrevistas. Os resultados dessa pesquisa investigativa mostraram que a utilização didática de canais de divulgação de resenhas literária contribuiu para despertar o interesse nos alunos de 7º ano que participaram da pesquisa pela leitura literária e que os booktubers acabam incentivando a leitura de livros de maneira mais espontânea. Assistir a várias resenhas literárias favoreceu as escolhas individuais das obras a serem lidas e inspirou alguns alunos a criar seus canais de resenhas literárias. O uso moderado da tecnologia como recurso didático e a inserção da linguagem audiovisual na sala de aula auxiliaram na motivação e interesse dos alunos, conquanto as dificuldades de acesso de uso e de acesso aos recursos digitais tenham sido contornadas pela professora, como parte de sua proposta didática. |
Abstract: | This dissertation was developed from research on how the difficulty in working on literary reading in the classroom and the lack of interest among students in reading for enjoyment can be addressed through the didactic use of the internet and publicity channels. of literary reviews on Youtube. The main objective of the work is to understand how book review and promotion channels on YouTube, known as ooktubes, can contribute to the taste and development of 7th grade student readers. The questions that guide this research are: (1) How does the use of literary reviews and promotions made by booktubers help 7th year students develop some type of autonomy in choosing their lists of books and authors? (2) How can the insertion of Literature teaching using the YouTube reading review and sharing channels contribute to increasing interest in literary reading among 7th grade students? The main theoretical references are centered on the concepts of Multiletramentos GNL (1996), Mey (2017) Rojo (2009; 2012; 2013) references on Literacy and Araújo (2001) on video review, among others. The methodological approach was of a qualitative ethnographic nature through the production of literary video reviews and a booktuber channel created by the students. The following instruments were used to generate and collect data: researcher's diary; audio recordings, photographs and videos of classes and interviews. The results of this investigative research showed that the didactic use of channels for publishing literary reviews contributed to arousing interest in 7th grade students who participated in the research in literary reading and that booktubers end up encouraging the reading of books in a more spontaneous way. Watching several literary reviews encouraged individual choices of works to be read and inspired some students to create their own literary review channels. The moderate use of technology as a teaching resource and the inclusion of audiovisual language in the classroom helped to motivate and interest students, although difficulties in using and accessing digital resources were overcome by the teacher, as part of her didactics proposal. |
Palavras-chave: | Multimodalidade Multiletramentos Videorresenhas Leitura literária Multimodality Multiliteracies Video reviews Literary reading |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras |
Citação: | SILVA, Verinalda Maria de Lima. Experiência didática com multiletramentos: Vídeorresenhas literárias no youtube por alunos do Ensino fundamental. 2025. 74 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. PROFLETRAS. Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16615 |
Data do documento: | 20-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Experiência didática com multiletramentos Vídeorresenhas literárias no youtube por alunos do Ensino fundamental.pdf | 4.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.