00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16603
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Janayna Paula Lima de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1756972365624957pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pereira Filho, Adalberto Duarte-
dc.contributor.referee1Correia, Nickson Deyvis da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4375220031510388pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Valci Melo Silva dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1658899224874430pt_BR
dc.creatorFarias, Joás da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8677055158110899pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-23T15:16:35Z-
dc.date.available2025-07-23-
dc.date.available2025-07-23T15:16:35Z-
dc.date.issued2024-10-19-
dc.identifier.citationFARIAS, Joás da Silva. Impasses no cotidiano do ensino de matemática: os possíveis fatores que podem afetar os estudantes na aprendizagem da matemática. 2025. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16603-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinarpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscalculiapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleImpasses no cotidiano do ensino de matemática: os possíveis fatores que podem afetar os estudantes na aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo visa a oferecer apoio aos professores em busca de conhecimento e de reconhecimento dos impasses encontrados para o ensino da matemática e as dificuldades, ou transtornos específicos, dos alunos no processo da aprendizagem da matemática. Como metodologia, utilizamos da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Ao longo do trabalho, discorremos as ideias e definições de ansiedade matemática, autoimagem, dificuldade de aprendizagem e distúrbio ou transtorno de aprendizagem. Nos últimos itens foram identificados e “classificadas” as dificuldades na esfera biopsicossocial, demonstrando cada particularidade, ou seja, as dificuldades na esfera bio, psico e social. Este artigo foi embasado em Kosc (1974), Almeida e Trevisan (2017), Avila (2018), Bastos (2016), Demo (1996), Dante (2005), Campos (2022) entre outros. Como resultado, buscamos possíveis e aplicáveis soluções para superar as barreiras postas, ou construídas, na vida dos alunos com dificuldade em matemática. Trabalhar a autoimagem do aluno, trabalhar com outros profissionais a ansiedade com a matemática e o uso de materiais manipuláveis para tornar-se um conceito ou ideia matemática que seja abstrata em algo concreto e que está no cotidiano do aluno, estas foram as intervenções trabalhadas neste artigo. Fica claro que o objetivo não é esgotar o tema ou as possíveis soluções, mas sim, ser um apoio tanto para o professor, quanto para o aluno.pt_BR
Aparece nas coleções:ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Impasses no cotidiano do ensino de matemática_os possíveis fatores que podem afetar os estudantes na aprendizagem da matemática.pdfImpasses no cotidiano do ensino de matemática: os possíveis fatores que podem afetar os estudantes na aprendizagem da matemática341.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.