00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As brincadeiras e a cultura tradicional brincante: reflexões sobre uma experiência de estágio supervisionado na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Games and traditional playful culture: reflections on a supervised internship experience in early childhood education
Autor(es): Oliveira, Marília dos Santos
Ferreira, Niedja Mendonça
Primeiro Orientador: Silva, Andreza Fabricia Pinheiro da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elza Maria da
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Ana Cristina de Oliveira de
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, desenvolvida a partir das vivências do Estágio Supervisionado II, realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Albene Clarindo Duarte, com uma turma do 2º período da Educação Infantil. A proposta surgiu a partir da escuta sensível à fala espontânea de uma criança que expressou o desejo de construir uma pipa. Esse pequeno gesto despertou a ideia central da pesquisa: resgatar brincadeiras tradicionais e promover a construção de brinquedos como pipas, balangandãs e móbiles, articulando ludicidade, criatividade e cultura infantil. O objetivo geral desta investigação foi compreender de que maneira o resgate de brincadeiras tradicionais pode contribuir para a valorização da cultura da infância, o desenvolvimento da criatividade e a promoção de práticas pedagógicas significativas e contextualizadas no cotidiano da Educação Infantil. A metodologia adotada baseou-se em observações sistemáticas, registros escritos e reflexões pedagógicas sobre as interações das crianças com o ambiente e os materiais. O referencial teórico que sustenta este estudo inclui autores como Kishimoto (2007), que destaca o brincar como eixo central no desenvolvimento da criança; Vygotsky (1991), ao abordar a mediação cultural como base da aprendizagem; Oliveira (2002), que valoriza as brincadeiras tradicionais como expressão cultural; e Barbosa (2008), cuja contribuição enfatiza a relação entre infância, natureza e sustentabilidade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) também fundamenta este trabalho, ao reconhecer o brincar como um dos eixos estruturantes da Educação Infantil. Os resultados obtidos demonstram que o resgate de brincadeiras tradicionais favorece momentos ricos de socialização, expressão simbólica, imaginação e pertencimento cultural. As atividades propostas permitiram que as crianças fossem protagonistas no processo de criação, fortalecendo o vínculo com sua própria cultura e com os colegas por meio do brincar. Conclui-se que integrar ludicidade, cultura e práticas sustentáveis na Educação Infantil é uma estratégia pedagógica potente e necessária, que respeita os direitos das crianças, valoriza seus saberes e potencializa o processo de ensino-aprendizagem de forma sensível, inclusiva e significativa.
Abstract: This Final Project presents qualitative, descriptive, and exploratory research, developed from the experiences of Supervised Internship II, conducted at the Professora Albene Clarindo Duarte Municipal Early Childhood Education Center, with a second-year Early Childhood Education class. The proposal arose from sensitive listening to the spontaneous speech of a child who expressed a desire to build a kite. This small gesture sparked the central idea of the research: reviving traditional games and promoting the construction of toys such as kites, trinkets, and mobiles, combining playfulness, creativity, and children's culture. The overall objective of this research was to understand how reviving traditional games can contribute to the appreciation of childhood culture, the development of creativity, and the promotion of meaningful and contextualized pedagogical practices in the daily life of Early Childhood Education. The methodology adopted was based on systematic observations, written records, and pedagogical reflections on children's interactions with the environment and materials. The theoretical framework supporting this study includes authors such as Kishimoto (2007), who emphasizes play as a central axis in child development; Vygotsky (1991), who addresses cultural mediation as the basis for learning; Oliveira (2002), who values traditional games as a cultural expression; and Barbosa (2008), whose contribution emphasizes the relationship between childhood, nature, and sustainability. The National Common Curricular Base (BNCC, 2017) also supports this work, recognizing play as one of the structuring axes of Early Childhood Education. The results demonstrate that reviving traditional games fosters rich moments of socialization, symbolic expression, imagination, and cultural belonging. The proposed activities allowed children to be protagonists in the creative process, strengthening their bond with their own culture and with their peers through play. It is concluded that integrating playfulness, culture, and sustainable practices into early childhood education is a powerful and necessary pedagogical strategy that respects children's rights, values their knowledge, and enhances the teaching-learning process in a sensitive, inclusive, and meaningful way.
Palavras-chave: Brincadeiras antigas
Desenvolvimento infantil
Tradições culturais
Educação infantil
Ludicidade
Ancient games
Child development
Cultural traditions
Early childhood education
Playfulness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância - Licenciatura
Citação: OLIVEIRA, Marília dos Santos; FERREIRA, Niedja Mendonça. As brincadeiras e a cultura tradicional brincante: reflexões sobre uma experiência de estágio supervisionado na educação infantil. 2025. 66 f. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia EAD) - Centro de Educação, Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16596
Data do documento: 25-mar-2025
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