00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16582
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A educação inclusiva e o ensino de ciências e biologia na formação docente de um licenciando da Universidade Federal de Alagoas: relato de experiência
Autor(es): Santos, Salmo Súllyvan Avelino dos
Primeiro Orientador: Andrade, Müller Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Aleilson da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos, Leonora Tavares
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo relatar a experiência de um licenciando em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em relação à abordagem da Educação Inclusiva no Ensino de Ciências e Biologia ao longo de sua formação docente. Diante das dificuldades enfrentadas por professores após a graduação, torna-se essencial discutir essa temática para compreender como futuros docentes estão desenvolvendo atividades e metodologias voltadas ao ensino de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O relato de experiência proporciona uma análise prática e acessível, explorando o papel da Educação Inclusiva no contexto da formação docente. O trabalho apresenta essa perspectiva a partir da vivência de um discente da Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS UFAL, articulando suas experiências com a literatura que destaca a importância da inclusão no ensino de Ciências e Biologia. Também discute como as disciplinas específicas de conhecimento científico abordam a inclusão, promovendo reflexões sobre o tema. Além disso, o estudo analisa a relação entre as disciplinas práticas e as políticas públicas voltadas à educação inclusiva, exemplificando situações vivenciadas durante a formação acadêmica. Por fim, o trabalho enfatiza a importância de experiências formativas que permitem aprofundar o entendimento sobre os desafios de implementar práticas inclusivas no ambiente escolar. Ressalta-se a responsabilidade dos profissionais que atuam na formação de futuros professores, destacando a necessidade de prepará-los para lidar com as dificuldades que surgirão ao longo de sua trajetória docente.
Abstract: The aim of this Final Paper is to report on the experience of a Biological Sciences undergraduate student at the Federal University of Alagoas (UFAL) in relation to the approach to Inclusive Education in Science and Biology Teaching during his teacher training. Given the difficulties faced by teachers after graduation, it is essential to discuss this issue in order to understand how future teachers are developing activities and methodologies aimed at teaching students with Special Educational Needs (SEN). The experience report provides a practical and accessible analysis, exploring the role of Inclusive Education in the context of teacher training. The paper presents this perspective based on the experience of a Biological Sciences undergraduate student at ICBS-UFAL, articulating his experiences with the literature that highlights the importance of inclusion in the teaching of Science and Biology. It also discusses how specific disciplines of scientific knowledge approach inclusion, promoting reflections on the subject. In addition, the study analyzes the relationship between practical subjects and public policies aimed at inclusive education, exemplifying situations experienced during academic training. Finally, the paper emphasizes the importance of training experiences that enable a deeper understanding of the challenges of implementing inclusive practices in the school environment. It emphasizes the responsibility of professionals who work in the training of future teachers, highlighting the need to prepare them to deal with the difficulties that will arise throughout their teaching career.
Palavras-chave: Educação Inclusiva - Políticas públicas
Necessidades educacionais
Ensino de ciências
Ensino de biologia
Prática pedagógica
Formação docente
Professores - Formação
Inclusive dducation - Public policies
Educational needs
Science teaching
Biology teaching
Pedagogical Practices
Teacher training
Teachers -Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: SANTOS, Salmo Súllyvan Avelino dos. A educação inclusiva e o ensino de ciências e biologia na formação docente de um licenciando da Universidade Federal de Alagoas: relato de experiência . 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16582
Data do documento: 8-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.