00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16570
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Mariana Petrovana Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6816884145409974pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Layane Nascimento de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7385950163464096pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Janaina Freitas Silva de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393149118658302pt_BR
dc.creatorTeixeira, Maria Izabel Brandão-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4851898031731642pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-17T14:33:14Z-
dc.date.available2025-07-11-
dc.date.available2025-07-17T14:33:14Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Maria Izabel Brandão. O design gráfico e a comunicação nas redes sociais durante as eleições brasileiras: um estudo sobre os dois principais candidatos ao cargo de presidente da República de 2022. 2025. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16570-
dc.description.abstractThis work's main objective is to analyze, from a Design perspective, the graphic pieces produced in the electoral campaigns of the main candidates for the presidency of Brazil in the year 2022. The analysis focuses on content published on the social network Facebook, considering aesthetic, communicational, and strategic aspects. The aim is to understand how visual elements were used to transmit political messages, engage the public, and build campaign identities, highlighting the relevance of Graphic Design in the contemporary electoral scenario. The work was structured into two complementary macro-phases: the bibliographic review and the analysis of selected images. In the first macro-phase, preliminary research was carried out to understand the context of the 2022 presidential elections, focusing on the campaigns of the two main candidates, Jair Messias Bolsonaro (PL) and Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Through documentary research, theoretical foundations and relevant content were analyzed, considering the recent nature of the chosen time frame. The second macro-phase involved the analysis of the campaigns' graphic pieces, paying attention to elements such as color palettes, shapes, and symbols.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Design - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectPropaganda políticapt_BR
dc.subjectEleições presidenciais - Brasilpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectComunicação política - redes sociaispt_BR
dc.subjectMarketing políticopt_BR
dc.subjectGraphic designpt_BR
dc.subjectVisual communicationpt_BR
dc.subjectPolitical propagandapt_BR
dc.subjectPresidential elections - Brazilpt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectPolitical communication - social networkspt_BR
dc.subjectPolitical marketingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTOpt_BR
dc.titleO design gráfico e a comunicação nas redes sociais durante as eleições brasileiras: um estudo sobre os dois principais candidatos ao cargo de presidente da República de 2022pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal analisar, sob a perspectiva do Design, as peças gráficas produzidas nas campanhas eleitorais dos principais candidatos à presidência do Brasil no ano de 2022. A análise concentra-se em conteúdos publicados na rede social Facebook, considerando aspectos estéticos, comunicacionais e estratégicos. Busca-se compreender como os elementos visuais foram utilizados para transmitir mensagens políticas, engajar o público e construir a identidade das campanhas, evidenciando a relevância do Design Gráfico no cenário eleitoral contemporâneo. O trabalho foi estruturado em duas macrofases complementares: a revisão bibliográfica e a análise das imagens selecionadas. Na primeira macrofase, foi realizada uma pesquisa preliminar para compreender o contexto das eleições presidenciais de 2022, com foco nas campanhas dos dois principais candidatos, Jair Messias Bolsonaro (PL) e Lula da Silva (PT). Por meio de pesquisa documental, buscou-se embasamento teórico e análise de conteúdos relevantes para o tema, considerando o caráter recente do recorte temporal. A segunda macrofase envolveu a análise das peças gráficas das campanhas, com atenção a elementos como paleta de cores, formas e símbolos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O design gráfico e a comunicação nas redes sociais durante as eleições brasileiras_um estudo sobre os dois principais candidatos ao cargo de presidente da República de 2022.pdfO design gráfico e a comunicação nas redes sociais durante as eleições brasileiras: um estudo sobre os dois principais candidatos ao cargo de presidente da República de 202215.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.