00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Produção científica publicada no período de 2015 a 2020 sobre os desafios da preceptoria no estágio curricular supervisionado para a formação do enfermeiro
Autor(es): Silva, Marcia Andreia Reis
Primeiro Orientador: Lima, Lucy Vieira da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ferreira, Andrea Marques Vanderlei
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Antônio Carlos Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Bomfim, Ana Marlusia
Resumo: Introdução: o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) representa um instrumento integrador entre as instituições de ensino e o campo de prática, além de ser um componente curricular relevante na aproximação dos estudantes com os diferentes cenários de assistência. Sua efetivação requer o envolvimento dos atores que também participam da prática para ampliação das relações humanas, pois é nesse momento que o estudante exerce maior contato com a realidade e com o mundo do trabalho para exercer sua autonomia, possibilitando o desenvolvimento pessoal e profissional favorecendo a relação entre teoria e a prática. O presente trabalho de conclusão de curso do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) é composto por dois artigos, sendo uma revisão integrativa e um estudo bibliométrico sobre o papel da preceptoria e as contribuições do estágio supervisionado para formação do enfermeiro nos diferentes contextos da saúde. Objetivo: a pesquisa teve como objetivo analisar a produção cientifica sobre o papel da preceptoria e as contribuições do estágio supervisionado para a formação do enfermeiro. Metodologia: foi utilizada metodologia descritivo-exploratória, que teve como fonte de busca os artigos publicados entre os anos de 2015 e 2020 nas bases de dados Scielo, BVS, Capes, Pubmed, Science Direct e Wiley Online Library, disponibilizados por meio eletrônico. Para a sistematização dos dados foi utilizada a análise de conteúdo na modalidade temática de acordo com Bardin (2011). A pesquisa identificou 740 artigos, dos quais 44 foram selecionados para leitura completa do texto e 26 atenderam aos critérios de inclusão. Discussão: após a análise desses estudos surgiram três categorias temáticas: Papel da preceptoria no estágio clínico de enfermagem; Aprendizado do estudante de enfermagem como resultado da supervisão clínica; Conhecimento e habilidades do enfermeiro para o programa de preceptoria. Conclusão: os resultados desta pesquisa apontam os desafios enfrentados no processo de ensino-aprendizagem e que interferem diretamente nos cenários de aprendizagem, como a falta de clareza quanto ao papel do enfermeiro no serviço de saúde, a falta da formação pedagógica para os preceptores e, muitas vezes, a inexistência do diálogo da instituição de ensino com as unidades dos cenários de prática, dificultando o processo de ensino-aprendizagem. A produção científica foi 96% em publicações internacionais, sendo publicadas em periódico Qualis A1 (61,5%), onde se observa a relevância do tema nas pesquisas analisadas e a escassez de publicações em território nacional, indicando a necessidade de desenvolver pesquisas sobre o assunto no Brasil e publicá-las em base de dados relevantes para que tenham maior amplitude de divulgação. Considerando os resultados encontrados na pesquisa cientifica, o estudo apresentou como produto um vídeo educativo que visa contribuir para formação profissional do enfermeiro a partir da sensibilização do preceptor.
Abstract: Introduction: The Supervised Curriculum Internship (ECS) represents an integrating instrument between educational institutions and the field of practice, in addition to being a relevant curricular component in bringing students closer to different care scenarios. Its implementation requires the involvement of actors who also participate in the practice to expand human relationships, as it is at this time that the student has greater contact with reality and with the world of work to exercise their autonomy, enabling personal and professional development, favoring the relationship between theory and practice. The present course completion work of the Professional Master's Degree in Health Education (MPES) is composed of two articles, an integrative review and a bibliometric study on the role of preceptorship and the contributions of supervised internship to nursing education in different health contexts. Objective: The research aimed to analyze the scientific production on the role of preceptorship and the contributions of supervised internship to the education of nurses. Methodology: The methodology used was descriptive-exploratory, whose search source was articles published between 2015 and 2020, in the Scielo, BVS, Capes, Pubmed, Science Direct, and Wiley Online Library databases available electronically. For the systematization of the data, content analysis was used in the thematic modality according to Bardin (2011). The search identified 740 articles, 44 were selected for complete reading of the text and 26 met the inclusion criteria. Discussion: After analyzing these studies, three thematic categories emerged: Role of preceptorship in the clinical nursing internship; Nursing student learning as a result of clinical supervision; Nurse's knowledge and skills for the preceptorship program. Conclusion: The results of this research point to the challenges faced in the teaching-learning process that directly interfere in learning scenarios, such as the lack of clarity about the role of the health service nurse, the lack of pedagogical training for preceptors and many sometimes the lack of dialogue between the educational institution and the units of the practice scenarios, thus hindering the teaching-learning process. The scientific production was 96% in international publications being published in Qualis A1 journal (61.5%) where the relevance of the theme in the analyzed research and the scarcity of publications in the national territory is observed, which indicates the need to develop research on the subject in Brazil published in relevant databases so that they have a greater range of dissemination. Considering the results found in this scientific research, the study presented as a product an educational video that aims to contribute to the professional training of nurses based on the awareness of the preceptor.
Palavras-chave: Preceptoria
Estágio clínico
Estudantes de Enfermagem
Enfermeiros - Formação
Produção científica
Preceptorship
Clinical internship
Nursing students
Nurses - Training
Scientific production
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: SILVA, Marcia Andreia Reis. Produção científica publicada no período de 2015 a 2020 sobre os desafios da preceptoria no estágio curricular supervisionado para a formação do enfermeiro. 2025. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16550
Data do documento: 11-ago-2021
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