00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16504
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desempenho econômico das empresas líderes do setor varejistas no Brasil: uma análise empírica
Autor(es): Xavier, Emerson Júnior de Souza
Primeiro Orientador: Silva, Edilson dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Anderson Moreira Aristides dos
metadata.dc.contributor.referee2: Amorim, Lucas Silva de
Resumo: O objetivo principal desse trabalho é fazer uma análise empírica dos resultados e dos desempenhos econômico-financeiros das maiores empresas varejistas brasileiras no ano de 2023, mas tendo como referência os dados desde 2018. O Estudo foca precisamente nos grupos institucionais Carrefour, Assaí Atacadista, Magazine Luiza, Casas Bahia e Raia Drogasil, cujas empresas possuem notoriedade no mercado varejista brasileiro. O estudo foi realizado com base em dados relevantes e representativos, como os indicadores de valuation, endividamento, rentabilidade, desempenho econômico e lucro. A análise busca mensurar circunstâncias como fatores macroeconômicos, efeitos da pandemia de COVID-19, oscilações na taxa de inflação e as alternâncias no modelo comportamental do mercado consumidor, que refletiram especificamente no desempenho financeiro dessas empresas. A metodologia usada foi de característica predominante quantitativa. O levantamento dos dados financeiros das companhias, foram captados através de relatórios divulgados por instituição e por sites de dados com extrema relevância e credibilidade no mercado, além também de referências retiradas de livros, revistas e fontes renomadas na área econômica. Ademais, esse estudo também busca identificar quais são os principais desafios e como que as empresas se posicionam adotando estratégias para manter sua liderança e domínio em seu segmento, contribuindo para a estabilidade e compreensão do mercado varejista brasileiro.
Abstract: The main objective of this work is to carry out an empirical analysis of the results and economic-financial performances of the largest Brazilian retail companies in the year 2023, but using data since 2018 as a reference. The Study focuses precisely on the institutional groups Carrefour, Assaí Atacadista, Magazine Luiza, Casas Bahia and Raia Drogasil, whose companies are well-known in the Brazilian retail market. The study was carried out based on relevant and representative data, such as valuation indicators, debt, profitability, economic performance, and profit. The analysis seeks to measure circumstances such as macroeconomic factors, effects of the COVID-19 pandemic, fluctuations in the inflation rate and changes in the behavioral model of the consumer market, which specifically reflected in the financial performance of these companies. The methodology used was predominantly quantitative. The survey of companies' financial data was captured through reports published by institutions and data websites with extreme relevance and credibility in the market, as well as references taken from books, magazines and renowned sources in the economic area. Furthermore, this study also seeks to identify the main challenges and how companies position themselves by adopting strategies to maintain their leadership and dominance in their segment, contributing to the stability and understanding of the Brazilian retail market
Palavras-chave: Economia
Lucros
Inflação
Comportamento do consumidor
Economic-financial performance
Valuation indicators
Debt
Profitability
Profit
Inflation
Consumer behavior
Financial reports
Business strategies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Econômicas - Bacharelado
Citação: XAVIER, Emerson Júnior de Souza. Desempenho econômico das empresas líderes do setor varejistas no Brasil: uma análise empírica. 2025. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16504
Data do documento: 25-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desempenho econômico das empresas líderes do setor varejistas no Brasil_uma análise empírica.pdfDesempenho econômico das empresas líderes do setor varejistas no Brasil: uma análise empírica878.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.