00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16502
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Explorando o potencial terapêutico dos videogames
Autor(es): Firmino, Bruno Chrystian do Nascimento
Primeiro Orientador: Santos, Carine Valéria Mendes dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, João Lucas Porto Lins da
Resumo: Os videogames são uma das formas de entretenimento mais populares do mundo atual. Além disso, eles também desempenham papel na educação escolar e no treinamento de profissionais diversos, desde o médico cirurgião até os pilotos militares. Ressaltando outras possibilidades de utilização dos videogames, este artigo tem o objetivo de analisar as evidências disponíveis na literatura científica que destacam o potencial dos videogames de promoverem saúde mental e bem-estar. Com esta finalidade, realizou-se uma revisão bibliográfica exploratória e narrativa. Para isso, os artigos para análise foram buscados nas bases de dados: Portal de Periódicos da Capes, Web of Science e BVS (Biblioteca Virtual de Saúde) + Lilac Plus. Na discussão foram identificados benefícios do videogame correlacionados à promoção de bem-estar e redução dos sintomas de diversos transtornos mentais, como a depressão, ansiedade e estresse. De fato, os benefícios são reais, desde que certas condições contextuais sejam satisfeitas. No entanto, para complementar o conhecimento teórico acerca do fenômeno, é preciso que novas pesquisas sejam realizadas no intuito de verificar, demonstrar e problematizar a eficácia dos videogames como ferramenta terapêutica de forma mais abrangente.
Abstract: Video games are one of the most popular forms of entertainment in today's world. Additionally, they also play a role in school education and the training of various professionals, ranging from surgeons to military pilots. Highlighting other possibilities for the use of video games, this article aims to analyze the available scientific literature that underscores the potential of video games to promote mental health and well-being. To this end, an exploratory and narrative literature review was conducted. Articles for analysis were retrieved from the databases: Portal de Periódicos da Capes, Web of Science, and BVS (Virtual Health Library) + Lilac Plus. The discussion identified benefits of video games related to the promotion of well-being and the reduction of symptoms of various mental disorders, such as depression, anxiety, and stress. Indeed, the benefits are real, provided that certain contextual conditions are met. However, to complement the theoretical understanding of the phenomenon, further research is needed to verify, demonstrate, and criticallly examine the efficacy of video games as a therapeutic tool more comprehensively.
Palavras-chave: Videogame
Saúde mental
Bem-estar
Benefícios
Videogame
Mental health
Well-being
Benefits
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia- Bacharelado
Citação: FIRMINO, Bruno Chrystian do Nascimento. Explorando o potencial terapêutico dos videogames. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16502
Data do documento: 6-dez-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Explorando o potencial terapêutico dos videogames.pdf461.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.