00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Guilherme Martins Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2878525857807451pt_BR
dc.contributor.referee1Sampaio, David Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7162548832559566pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Elton Malta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9290548756209369pt_BR
dc.creatorSilva, Daniele Henrique da-
dc.date.accessioned2025-07-08T19:57:15Z-
dc.date.available2024-07-08-
dc.date.available2025-07-08T19:57:15Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationSILVA, Daniele Henrique da. O papel da inteligência artificial no apoio à prática docente: estudos de caso. 2025. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16495-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to analyze the role of Artificial Intelligence (AI) in teaching practices, highlighting ChatGPT as an innovative tool that can facilitate the work of Physics teachers. The research investigates how AI language models can be applied to optimize the preparation of teaching materials, the organization of handouts and lesson plans, and the automated creation and correction of assessments. Through practical simulations, this work will demonstrate the effectiveness of using ChatGPT in pedagogical tasks related to Physics 3 content, with an emphasis on Electromagnetism and Magnetic Fields. Additionally, it will include a comparative analysis of the time spent by teachers on activities with and without the use of AI, as well as a discussion on the limitations and ethical challenges associated with its use in education. Finally, a proposal for AI training for teachers will be presented, aiming to prepare educators to integrate these technologies into their practices. The ultimate goal is to contribute to the modernization of Science and Physics education, promoting a teacher training process that meets the demands of the contemporary world.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectChatGPTpt_BR
dc.subjectCapacitação docentept_BR
dc.subjectAvaliação automatizadapt_BR
dc.subjectArtificial intelligencept_BR
dc.subjectPhysics educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectAutomated assessmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleO papel da inteligência artificial no apoio à prática docente: estudos de casopt_BR
dc.title.alternativeThe role of artificial intelligence in supporting teaching practice: case studiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como propósito analisar o papel da Inteligência Artificial (IA) na prática docente, destacando o ChatGPT como uma ferramenta inovadora que pode facilitar o trabalho dos professores de Física. A pesquisa investiga como os modelos de linguagem de IA podem ser aplicados para otimizar a elaboração de materiais didáticos, a organização de apostilas e planos de aula, e a criação e correção automatizada de avaliações. Através de simulações práticas, este trabalho demonstrará a eficácia do uso do ChatGPT em tarefas pedagógicas relacionadas ao conteúdo de Física 3, com ênfase no Eletromagnetismo e no Campo Magnético. Além disso, incluirá uma análise comparativa do tempo despendido pelos docentes em atividades com e sem a utilização da IA, bem como uma discussão sobre as limitações e desafios éticos associados ao seu uso na educação. Por fim, será apresentada uma proposta de capacitação docente em IA, visando preparar os educadores para integrar essas tecnologias em suas práticas. O objetivo final é contribuir para a modernização do ensino de Ciências e Física, promovendo uma formação docente que atenda às exigências do mundo contemporâneo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel da inteligência artificial no apoio à prática docente_estudos de caso.pdfO papel da inteligência artificial no apoio à prática docente: estudos de caso727.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.