00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) – Bacharelado – JORNALISMO – ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Raquel do Monte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0435906281028141pt_BR
dc.contributor.referee1Penna, Tiago-
dc.contributor.referee2Santos, Ronaldo Bispo dos-
dc.creatorCruz, Gabriel Pequeno Amorim da-
dc.date.accessioned2025-07-07T18:52:00Z-
dc.date.available2025-07-07-
dc.date.available2025-07-07T18:52:00Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.citationCRUZ, Gabriel Pequeno Amorim da. “Ciclo Sem Fim”: uma análise narratológica musical de “O Rei Leão” (1994). 2025. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Jornalismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16477-
dc.description.abstractThis research aims to understand how the songs of The Lion King (1994) helped to construct the narrative of the animation. Through a historical review of the importance of music in cinema, through the studies of Tony Berchmans (2012) and the writing of André Baptista (2007) about the work La Musique au Cinéma (1995), by Michel Chion, in addition to the contextualization of Walt Disney's legacy and the importance of the animator in consecrating the Disney way of singing and telling stories in the genre of musical animation, with the support of Gabler's record (2006), we identified strategies used in the writing and production of animations by Walt Disney Animation Studios. The methodology used was a bibliographic review, collection of archives about the behind-the-scenes of animation and film analysis, deepened by Christopher Vogler's Hero's Journey (2006) and by the categorization of the types of key songs of the studio, exposed by Jason Surrell (2009). The results found allowed us to better assimilate animated cinema and understand the work of the team responsible for animation, which is, in many ways, the art of the invisible.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Jornalismo - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDisney, Walt, 1901-1966pt_BR
dc.subjectFilme de animaçãopt_BR
dc.subjectO Rei Leão (filme musical)pt_BR
dc.subjectNarratologiapt_BR
dc.subjectTrilha sonorapt_BR
dc.subjectAnimationpt_BR
dc.subjectThe Lion Kingpt_BR
dc.subjectMusicalpt_BR
dc.subjectNarratologypt_BR
dc.subjectSoundtrackpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.title'Ciclo sem Fim': uma análise narratológica musical de 'O Rei Leão' (1994)pt_BR
dc.title.alternative'Circle Of Life': a musical narratological analysis of 'The Lion King' (1994)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende entender como as canções de O Rei Leão (1994) ajudaram a construir a narrativa da animação. Por meio de um resgate histórico da importância da música no cinema, através dos estudos de Tony Berchmans (2012) e da escrita de André Baptista (2007) a respeito da obra La Musique au Cinéma (1995), de Michel Chion, além da contextualização do legado de Walt Disney e da importância do animador em consagrar o jeito Disney de cantar e contar histórias no gênero de animação musical, com apoio do registro de Gabler (2006), identificou-se estratégias utilizadas na escrita e produção de animações da Walt Disney Animation Studios. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, coleta de arquivos sobre os bastidores da animação e análise fílmica, aprofundada pela Jornada do Herói de Christopher Vogler (2006) e pela categorização dos tipos de canções-chave do estúdio, exposto por Jason Surrell (2009). Os resultados encontrados permitiram assimilar melhor o cinema musical e compreender o trabalho da equipe de animação, que é, em muitos modos, a arte do invisível.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) – Bacharelado – JORNALISMO – ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
“Ciclo Sem Fim”_uma análise narratológica musical de “O Rei Leão” (1994).pdf“Ciclo Sem Fim”: uma análise narratológica musical de “O Rei Leão” (1994)7.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.