00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16362
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Danielly Amatte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4848182363467970pt_BR
dc.contributor.referee1Cantalice, Juliana Donato de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2951056442406718pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Layane Nascimento de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7385950163464096pt_BR
dc.creatorSantos, Victória Jéssica Silva dos-
dc.date.accessioned2025-06-11T12:55:50Z-
dc.date.available2025-06-11-
dc.date.available2025-06-11T12:55:50Z-
dc.date.issued2024-11-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Victória Jéssica Silva dos. Expografia e UX design: a experiência do visitante no ambiente imersivo da exposição temporária Van Gogh Live 8K. 2025. 197 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16362-
dc.description.abstractThis document presents the theoretical work aimed at completing the Design course, which focuses on the development of a case study on the experience of visitors to the immersive exhibition “Van Gogh Live 8K” located in the external parking lot of the RioMar Recife Shopping Mall, located between the north and south zones of the city of Recife, Pernambuco. The component parts of this production sought to analyze how the public felt in the selected environment, since the exhibition consists of expographic elements and technological resources that, together, aim to generate an immersive space capable of promoting social and cultural interaction, stimulating cognition and emotionally affecting the public, thus relating to the areas of service design, emotional design and user experience (UX Design). The case study presented here was designed using a mixed and linear approach, whose methods and techniques for data collection consisted of unsystematic observation, interviews, focus groups and documentary analysis, both textual and visual and sound, together with the consultation of spontaneous comments from visitors to the exhibition on the Instagram social network profile, a virtual environment intended for the digital dissemination of the exhibition, resulting in reflections on the experience of visitors in the immersive exhibition. Therefore, this research establishes alternative ways of conducting studies and evaluative research on reception in museums/exhibitions, also considering the statements available in digital environments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Design - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectExposiçõespt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectStudypt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectExhibitionpt_BR
dc.subjectEmotionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.titleExpografia e UX design: a experiência do visitante no ambiente imersivo da exposição temporária Van Gogh Live 8Kpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste documento apresenta em sua extensão o trabalho de modalidade teórica voltado à conclusão do curso em Design, que possui como foco a elaboração de um estudo de caso sobre a experiência dos visitantes na exposição imersiva “Van Gogh Live 8K” situada no estacionamento externo do Shopping RioMar Recife, localizado entre as zonas norte e sul da cidade do Recife, Pernambuco. As partes componentes desta produção buscou analisar como o público se sentiu no ambiente selecionado, visto que a exposição consiste em elementos expográficos e recursos tecnológicos que, juntos, têm como proposta gerar um espaço imersivo capaz de promover a interação social e cultural, estimular a cognição e afetar emocionalmente o público, se relacionando desta maneira com as áreas de design de serviço, design emocional e experiência do usuário (UX Design). O estudo de caso apresentado foi concebido por meio de uma abordagem mista e linear, cujos métodos e técnicas empregados para a coleta de dados consistiram na observação assistemática, entrevistas, grupo focal e análise documental, tanto textual quanto imagética e sonora, juntamente com a consulta de comentários espontâneos de visitantes da exposição no perfil da rede social Instagram, ambiente virtual destinado à divulgação digital da exposição, obtendo como consequência a reflexão acerca da experiência dos visitantes na exposição imersiva. Portanto, esta pesquisa estabelece formas alternativas de condução de estudos e pesquisas avaliativas sobre recepção em museus/exposições, ao considerar também as declarações disponíveis em ambientes digitais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Expografia e UX design_a experiência do visitante no ambiente imersivo da exposição temporária Van Gogh Live 8K.pdfExpografia e UX design: a experiência do visitante no ambiente imersivo da exposição temporária Van Gogh Live 8K6.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.