00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Chegamos, mas permanecemos? Uma análise da política de assistência estudantil para a permanência de estudantes negros/as da Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Autor(es): Rocha, Ana Clara de Almeida
Primeiro Orientador: Huning, Simone Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Mesquita, Marcos Ribeiro
Resumo: Este artigo realiza uma análise das políticas e programas de assistência estudantil da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus A.C Simões, com destaque para a permanência do/as estudantes negros/as. Os objetivos específicos foram analisar os documentos oficiais do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES); discutir os critérios do cadastramento socioeconômico para a concessão da bolsa de permanência e sua continuidade para os/as assistidas/os e por fim, refletir sobre as fragilidades e potencialidades das ações identificadas. A metodologia consistiu na análise documental das instruções normativas e editais dos anos de 2021 a 2024 da UFAL, que competem aos programas e auxílios ofertados pela universidade. Para tanto, discorre sobre o acesso e expansão das universidades impulsionadas pelo Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), Programa de Políticas de Ações Afirmativas (PAAF) e a Lei de cotas de nº 12.711/2012. Os resultados obtidos apontam que o PNAES é um programa essencial para a assistência estudantil da UFAL, mas a falta de atualização no valor das bolsas, ao momento da pesquisa, não havia a possibilidade de acúmulo e os critérios que não garantem um indicador para o acesso da negritude aos programas e auxílios, mostram a necessidade de revisão da política a nível federal e local para que assim, a Universidade Federal de Alagoas possa garantir a permanência dos/as estudantes negros/as por meio da assistência estudantil.
Abstract: This article analyzes the student assistance policies and programs at the Federal University of Alagoas (UFAL), A.C. Simões campus, focusing on the retention of Black students. The specific objectives were to analyze the official documents of the National Student Assistance Program (PNAES); discuss the criteria for socioeconomic registration for granting retention scholarships and their continuity for beneficiaries; and reflect on the strengths and weaknesses of the identified actions. The methodology involved a document analysis of the normative instructions and notices from 2021 to 2024 regarding the programs and assistance offered by the university. The discussion includes access to and expansion of universities driven by the Federal Universities Restructuring and Expansion Program (REUNI), the Affirmative Action Policies Program (PAAF), and Law No. 12,711/2012 on quotas. The results indicate that PNAES is an essential program for student assistance at UFAL; however, the lack of updates in scholarship amounts, the inability to accumulate benefits at the time of the research, and criteria that do not guarantee access indicators for Black students to programs and assistance highlight the need for a review of policies at both the federal and local levels to ensure the retention of Black students through student assistance.
Palavras-chave: Assistência estudantil
Ensino superior
Permanência
Negritude
Student assistance
Higher education
Retention
Negritude
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia- Bacharelado
Citação: ROCHA, Ana Clara de Almeida. Chegamos, mas permanecemos?: uma análise da política de assistência estudantil para a permanência de estudantes negros/as da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. 2025. [27] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16324
Data do documento: 17-out-2024
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