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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16296
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma proposta de sequência ativa de ensino e aprendizagem utilizando a estratégia de ensino Phillips 66 para compreensão das leis de Newton no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | A proposal for an active teaching-learning sequence using the Phillips 66 strategy to enhance high school students' understanding of Newton's laws |
Autor(es): | Costa, José Carlos da |
Primeiro Orientador: | Santos, Pedro Valentim dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Camiletti, Giuseppi Gava |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pereira, Maria Socorro Seixas |
Resumo: | A falta de motivação dos alunos em relação às aulas de Física é uma preocupação crescente, frequentemente causada pelo ensino tradicional, que impõe o aprendizado de forma passiva e desconectada da realidade dos estudantes. Esse método limita a criatividade e a participação ativa, resultando em uma aprendizagem superficial e pouco envolvente. Para superar essas limitações, é essencial implementar abordagens inovadoras que promovam o aprendizado ativo e contextualizado. Este estudo teve como objetivo elaborar e analisar uma sequência ativa de ensino aplicando a Estratégia de Ensino Phillips 66 (EEP66) para melhorar a compreensão das leis de Newton no Ensino Médio. Foram comparadas uma Turma Experimental (TE), submetida à EEP66, e uma Turma Controle (TC), que utilizou a Estratégia de Ensino Expositiva Dialogada (EEED). Na TC, a experimentação foi conduzida pelo professor-pesquisador, enquanto na TE, os grupos de alunos realizavam os experimentos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa interpretativa, complementada por dados quantitativos, coletados através de avaliações pré e pós-teste, relatórios de verificação operacional, observação sistemática e entrevistas semiestruturadas com os alunos da TE. Os resultados indicaram que a EEP66 foi extremamente eficaz em estimular um ambiente de aprendizado ativo e participativo. A TE registrou um aumento significativo nas médias das notas no pós-teste em comparação ao pré-teste, sugerindo uma melhora no desempenho acadêmico. Embora a TC tenha apresentado uma média de notas mais alta, a TE demonstrou um desempenho mais consistente, indicando que a intervenção pedagógica mediada pela EEP66 foi eficaz em melhorar a compreensão do conteúdo de forma mais uniforme entre os alunos da TE. A análise dos relatórios de verificação operacional mostrou que a TE manteve um desempenho consistente, com médias elevadas e baixos desvios padrão, indicando uma sólida compreensão dos conceitos. A EEP66 promoveu um aumento significativo na interatividade e participação dos alunos, incentivando o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, comunicação eficaz e pensamento crítico. A metodologia foi vista como mais dinâmica e envolvente, aumentando o interesse dos alunos pelos fenômenos físicos. A aplicação prática dos conceitos teóricos foi um dos aspectos mais apreciados, facilitando a compreensão dos conteúdos estudados. Apesar dos benefícios, a implementação da EEP66 revelou alguns desafios, como a necessidade de maior intervenção do professor para assegurar a clareza dos conceitos. As descobertas desta pesquisa têm implicações significativas para a prática educacional e futuras pesquisas no ensino de Física. A eficácia da EEP66 em promover um aprendizado ativo e colaborativo sugere que metodologias que incentivam a participação e a autoavaliação podem ser altamente benéficas. No entanto, é crucial equilibrar essas abordagens com o suporte direto do professor para garantir que todos os alunos compreendam plenamente o material, contribuindo assim para um ensino de Física mais eficaz e significativo. |
Abstract: | The lack of student motivation in Physics classes is a growing concern, often caused by traditional teaching methods that enforce passive learning disconnected from students' realities. This approach limits creativity and active participation, leading to superficial and unengaging learning experiences. To overcome these limitations, it is essential to implement innovative approaches that promote active and contextualized learning. This study aimed to develop and analyze an active learning sequence using the Phillips 66 Teaching Strategy (EEP66) to improve the understanding of Newton's laws in high school. The study compared an Experimental Group (TE), subjected to EEP66, with a Control Group (TC), which used the Dialogic Expository Teaching Strategy (EEED). In the TC, experiments were conducted by the teacher-researcher, while in the TE, student groups conducted the experiments. The research adopted a qualitative interpretative approach, supplemented by quantitative data collected through pre- and post-test evaluations, operational verification reports, systematic observation, and semi-structured interviews with TE students. The results indicated that EEP66 was highly effective in fostering an active and participatory learning environment. The TE showed a significant increase in post-test scores compared to pre-test scores, suggesting an improvement in academic performance. Although the TC had a higher average score, the TE demonstrated more consistent performance, indicating that the EEP66 intervention effectively improved content comprehension more uniformly among TE students. The analysis of operational verification reports showed that the TE maintained consistent performance with high averages and low standard deviations, indicating a solid understanding of concepts. EEP66 significantly increased student interactivity and participation, encouraging the development of skills such as teamwork, effective communication, and critical thinking. The methodology was perceived as more dynamic and engaging, increasing student interest in physical phenomena. The practical application of theoretical concepts was one of the most appreciated aspects, facilitating the understanding of the studied content. Despite the benefits, implementing EEP66 revealed some challenges, such as the need for greater teacher intervention to ensure concept clarity. The findings of this research have significant implications for educational practice and future research in Physics teaching. The effectiveness of EEP66 in promoting active and collaborative learning suggests that methodologies encouraging participation and self-assessment can be highly beneficial. However, it is crucial to balance these approaches with direct teacher support to ensure all students fully understand the material, contributing to a more effective and meaningful Physics education. |
Palavras-chave: | Ensino - física Estratégia Ensino Phillips 66 Experimentação Metodologia Ativa Physics Teaching Phillips 66 Teaching Strategy Experimentation Active Methodology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional |
Citação: | COSTA, José Carlos da. Uma proposta de sequência ativa de ensino e aprendizagem utilizando a estratégia de ensino Phillips 66 para compreensão das leis de Newton no ensino médio. 2025. [413] f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto de Física, Programa de Pós Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. [Acompanha produto educacional]. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16296 |
Data do documento: | 30-ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF |
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