00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Nadja Maria Vieira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6037014991094234pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jair Barbosa da-
dc.contributor.referee2Bernardes, Jefferson de Souza-
dc.creatorOliveira, Danielly Caldas de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6901069998449330pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-03T13:48:14Z-
dc.date.available2026-05-27-
dc.date.available2025-06-03T13:48:14Z-
dc.date.issued2024-06-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Danielly Caldas de. Narrativas autobiográficas de mães ouvintes não fluentes em libras: considerações sobre a relação entre comunicação e desenvolvimento de surdos. 2025. 91 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16293-
dc.description.abstractThis master's thesis is composed of two manuscripts. The first is a literature review. We interesse for the topic the communicative relationship between hearing mothers and their deaf children. The objective of the review was to highlight aspects in the production of knowledge about communication in cases of deafness. The bibliographic material was found in different virtual databases. After used different filters, we choose five articles for analysis, that consisted of evaluation two aspects: a) the arguments that ground different conceptions of deafness and b) the arguments that ground the conception of communication and its role in the development of deaf people. In the results linked to the first aspect, we highlight two approaches to the conception of deafness: clinical-therapeutic and b) socio- nthropological. In the results linked to the second aspect, we highlight that the articles referenced a dialogical conception of communication eminently related to the development of deaf people. The second manuscript consists of research's report that aimed to investigate emerging communicative processes in the stories told by hearing mothers who are not fluent in Libras, about their relationship with a deaf child. Our hypothesis was that the absence of Libras mediation harms the development of deaf people. Autobiographical narratives were the theory and method of the present study. Three hearing mothers who are not fluent in Libras they have deaf children, were the participants. These mothers narrated about nowadays, past and future of the communicative experiences with their children. In the results we highlight a) communicative strategies that varied between the use of gestures, oralization, typing and Libras mediation; b) negotiation of mothers' meanings about the role of Libras in the development of their deaf child. We concluded that the hypothesis was confirmed and that mothers recognized the role of Libras in the psychological and social development of their deaf child. In an evaluation of these results, we argue that these recognizing is necessary to implement public policies aimed at facilitating access for hearing mothers of deaf children to training in Libras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectSurdos - Meios de comunicaçãopt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectSurdos - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectSurdos - Desenvolvimento socialpt_BR
dc.subjectDeafnesspt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleNarrativas autobiográficas de mães ouvintes não fluentes em libras: considerações sobre a relação entre comunicação e desenvolvimento de surdospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado é composta por dois manuscritos. O primeiro, trata-se de uma revisão da literatura cujo tópico de discussão foi à relação comunicativa de mães ouvintes com filho surdo. O objetivo da revisão foi destacar aspectos na produção de conhecimento sobre a comunicação nos casos de surdez. O material bibliográfico foi levantado em diferentes bancos de dados virtuais. Após aplicação de diferentes filtros, selecionamos cinco artigos para análise. A análise consistiu na apreciação de dois aspectos: a) acerca dos fundamentos subjacentes às diferentes concepções de surdez e b) acerca dos fundamentos subjacentes à concepção de comunicação e seu papel no desenvolvimento de pessoas surdas. Nos resultados vinculados com o primeiro aspecto, destacamos duas abordagens na concepção de surdez: clínico-terapêutica e socioantropológica. Nos resultados vinculados com o segundo aspecto, observamos que os artigos referenciaram uma concepção dialógica da comunicação eminentemente relacionada com o desenvolvimento de pessoas surdas. O segundo manuscrito consiste no relato de uma pesquisa de campo que teve o objetivo de investigar processos comunicativos emergentes nas histórias contadas por mães ouvintes não fluentes em Libras, sobre sua relação com um filho surdo. Nossa hipótese foi que a ausência da mediação de Libras prejudica o desenvolvimento de Surdos. Narrativas autobiográficas foram teoria e método do presente estudo. Três mães ouvintes não fluentes em Libras de filhos surdos foram as participantes e narraram sobre experiências comunicativas com seus filhos no passado, no presente e suas expectativas para o futuro dessas experiências. Nos resultados destacamos: a) estratégias comunicativas que variaram entre, uso de gestos, oralização, datilologia e mediação da Libras; b) negociação de sentidos das mães acerca do papel da Libras para o desenvolvimento do filho surdo. Concluímos que a hipótese foi confirmada e que as mães reconheceram o papel da Libras para o desenvolvimento psicológico e social do filho surdo. Nas discussões defendemos que na medida em que a Libras é uma língua que atende demandas específicas da existência dos Surdos, por ser visuoespacial, faz-se necessário a implementação de políticas públicas voltadas para facilitar o acesso de mães ouvintes de filhos surdos à formação em Libras.pt_BR
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