Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16288
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Jôvania Marques Oliveira e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4406703628249834 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Juliana Bento de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7527693023163435 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sanches, Maria Elisangela Torres de Lima | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6518472142484738 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Isadora Ribeiro dos Santos da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8853884539066917 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-02T17:35:50Z | - |
dc.date.available | 2026-05-30 | - |
dc.date.available | 2025-06-02T17:35:50Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Isadora Ribeiro dos Santos da. A enfermagem na educação em saúde de gestantes na atenção primária. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16288 | - |
dc.description.abstract | Health education has emerged as one of the fundamental tools for strengthening the autonomy of individuals, promoting self-care and reducing health risks and problems, especially during the pregnancy-puerperium cycle. In the context of primary care, nursing professionals play a central role in conducting educational activities aimed at pregnant women. The aim of this integrative review was to analyze the relevance of nursing's role in health education for pregnant women in the context of primary care. The methodology adopted in this work consists of an integrative literature review, carried out between November 2024 and December 2025, which allows for the synthesis and critical analysis of relevant studies on the subject. The guiding question used was: “How does nursing contribute to health education for pregnant women in primary care?” Of the studies identified, 150 articles were selected after applying the inclusion criteria. In the first stage, by reading the titles, 33 were chosen. The interpretation was conducted in detail, seeking to identify recurring patterns, gaps in the literature and possible practical implications, resulting in the selection of 16 articles to use as a basis for the research, the study was analyzed based on King's theory. The PRISMA method was used to collect the data. The analysis of the study resulted in a health education process from the perspective of health education and women's autonomy in the gestational process, the importance of nursing in promoting maternal health, as well as challenges in health education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Enfermagem - Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Atenção primária à saúde | pt_BR |
dc.subject | Gravidez | pt_BR |
dc.subject | Cuidado pré-natal | pt_BR |
dc.subject | Health education | pt_BR |
dc.subject | Nursing | pt_BR |
dc.subject | Primary health care | pt_BR |
dc.subject | Pregnancy | pt_BR |
dc.subject | Prenatal care | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM OBSTETRICA | pt_BR |
dc.title | A enfermagem na educação em saúde de gestantes na atenção primária | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação em saúde emerge como uma das ferramentas fundamentais para o fortalecimento da autonomia dos indivíduos, a promoção do autocuidado e a redução de riscos e agravos à saúde, especialmente durante o ciclo gravídico-puerperal. No contexto da atenção primária, os profissionais de enfermagem desempenham um papel central na condução de ações educativas voltadas às gestantes. A presente revisão integrativa teve como objetivo analisar a relevância da atuação da enfermagem na educação em saúde de gestantes no contexto da atenção primária. A metodologia adotada neste trabalho consiste em uma revisão integrativa da literatura, realizada nos meses de novembro de 2024 a dezembro de 2025, onde permite a síntese e análise crítica de estudos relevantes sobre o tema. Foi utilizada a pergunta norteadora: “Como a enfermagem contribui para a educação em saúde de gestantes na atenção primária?” Dos estudos identificados, 150 artigos foram selecionados após a aplicação dos critérios de inclusão. Na primeira etapa, com a leitura dos títulos, 33 foram escolhidos. Em seguida, na segunda etapa, que envolveu a leitura completa dos textos, A interpretação foi conduzida de forma detalhada, buscando identificar padrões recorrentes, lacunas na literatura e possíveis implicações práticas, resultando na seleção de 16 artigos selecionados para usar como base na pesquisa, o estudo foi analisado com base na teoria de King.Para fazer a coleta de dados foi utilizada o método PRISMA. A análise do estudo resiltou em um processo de educação em saúde na perspectiva de educação em saúde e a autonomia da mulher no processo gestacional, na importância da enfermagem na promoção da saúde materna, bem como em desafios na educação em saúde. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A enfermagem na educação em saúde de gestantes na atenção primária.pdf Until 2026-05-30 | 446.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.