00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: As dimensões de acessibilidade a luz do pensar da complexidade: vozes dos professores de educação especial em Alagoas
Autor(es): Souza, Rosane Batista de
Primeiro Orientador: Alves, Maria Dolores Fortes
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Elisangela Leal de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Pinho, Maria José
Resumo: A presente pesquisa “As Dimensões de Acessibilidade a Luz Complexidade: vozes dos professores de educação especial em alagoas” parte do contexto da acessibilidade das escolas estaduais de Alagoas, especificamente as escolas que abrangem a Segunda Gerência Especial de Ensino (2° GEE). Neste contexto, surgiu a seguinte pergunta de pesquisa: dentre as ações formativas desenvolvida com os professores da educação especial da rede estadual de educação de Alagoas, como ocorre a discussão acerca das dimensões de acessibilidade e como essas são incorporadas em suas atividades pedagógicas diárias? O objetivo geral foi compreender, a luz da complexidade, como ocorre a discussão acerca das dimensões de acessibilidade e como essas são incorporadas em suas atividades pedagógicas diárias. Para conseguir nossos objetivos, optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa de natureza exploratória. Os procedimentos utilizados foram: pesquisa bibliográfica com foco nos estudos da base teórica relacionada a educação especial e sobre a epistemologia da complexidade e pesquisa de campo, que pretendeu levantar informações acerca da acessibilidade das escolas estaduais a partir das percepções dos professores de educação especial. Para analisar os dados usamos como aporte teórico, análise de conteúdo de Bardin (1977). Nessa perspectiva, o olhar de forma mais atenta e sistematizada permitiu a descoberta do “propósito das mensagens, ou pelo esclarecimento de elementos de significações suscetíveis de conduzir a uma descrição de mecanismos de que a priori não detínhamos a compreensão” (Bardin, 1977. p. 29). Consideramos que essa abordagem traz as definições das categorias colaboram e, se faz de fundamental importância para as análises à luz da complexidade em Morin (2000, 2003). Para o autor busca-se retirar o pesquisador/conceituador do lugar de observação privilegiado onde ele foi colocado pela ciência clássica e introduzi-lo dentro do sistema observado, onde ele próprio faz parte de suas observações/conceituações. A análise dos dados nos mostrou que estamos diante de um desafio na educação especial alagoana: os desafios relacionados a acessibilidade pedagógica existente nas escolas e a implantação de novas perspectivas emergentes da educação como a transdisciplinaridade. Compreendemos a importância do arcabouço teórico metodológico para uma nova visão na perspectiva da realização do atendimento educacional especializado (AEE) e na efetivação da política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva. Nenhum conhecimento é passível de erro, por tanto todo o conhecimento pode e deve ser questionado, posto à prova diversas vezes para o refinamento constante das concepções. Entendemos que concepções que alargam a visão do professor de educação especial alagoano para a realização de um AEE mais humanitário e livre de barreiras se faz necessária para o dia a dia nas escolas. Aprender constantemente sobre as incertezas do conhecimento, essas incertezas são essenciais, pois favorecem a construção de planejamentos flexíveis passíveis de mudança diante das demandas que surgem. Buscamos compreender em que extensão os professores de educação especial estão familiarizados com as dimensões de acessibilidade e as incorporam em suas atividades pedagógicas diárias. Diante dos dados, consideramos que os participantes da pesquisa apontam dimensões de acessibilidade como sendo um meio para incluir estudantes público-alvo da educação especial por meio da quebra de barreiras de acessibilidade nas suas diversas formas que se apresentam na escola.
Abstract: The present research "The Dimensions of Accessibility in Light of Complexity: Voices of Special Education Teachers in Alagoas" emerged from the context of accessibility in Alagoas state schools, specifically those within the Second Special Education Management (2nd GEE). The following research question arose: among the formative actions developed with special education teachers in the state education network of Alagoas, how is the discussion about accessibility dimensions carried out, and how are these dimensions incorporated into their daily pedagogical activities? The general objective was to understand how the discussion about accessibility dimensions occurs and how these are incorporated into their daily pedagogical activities. To achieve our objectives, we opted for a qualitative exploratory approach, using bibliographic research focused on theoretical studies related to special education and the epistemology of complexity, as well as field research aiming to gather information about the accessibility of state schools based on the perceptions of special education teachers. For data analysis, we used content analysis by Bardin (1977), where a more attentive and systematic approach allows the discovery of "the purpose of messages, or the clarification of elements of meanings likely to lead to a description of mechanisms of which we did not initially have understanding" (p. 29). We consider this approach and the definition of categories to be of fundamental importance for our analyses considering complexity, as proposed by Morin (2000, 2003), where the aim is to remove the researcher/conceptor from the privileged observation position imposed by classical science and to place them within the observed system, where they themselves are part of their observations/conceptions. Data analysis revealed that we are facing a challenge in Alagoas' special education: challenges related to existing pedagogical accessibility in schools and the implementation of new emerging perspectives such as transdisciplinarity in education. The methodological theoretical framework aims for a new perspective in the provision of Specialized Educational Assistance (SEA) and in the implementation of the national policy of special education from an inclusive perspective. No knowledge is immune to error; therefore, all knowledge can and should be questioned, tested repeatedly for constant refinement of conceptions. We understand that conceptions that broaden the view of special education teachers in Alagoas towards the realization of a more humanitarian and barrier-free SEA are necessary for daily life in schools. Constant learning about the uncertainties of knowledge is essential, as these uncertainties facilitate the construction of flexible plans capable of change in response to emerging demands. We sought to understand to what extent special education teachers are familiar with the dimensions of accessibility and incorporate them into their daily pedagogical activities. Based on the data, we consider that the research participants identify accessibility dimensions to include students with special educational needs by breaking down accessibility barriers in their various forms present in schools.
Palavras-chave: Educação Especial
Acessibilidade
Dimensões de Acessibilidade
Complexidade
Special Education
Accessibility
Dimensions of Accessibility
Complexity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Rosane Batista de. As dimensões de acessibilidade a luz do pensar da complexidade: vozes dos professores de educação especial em Alagoas. 2025. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16272
Data do documento: 6-fev-2024
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