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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16253
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Estratégias de Coping dos estudantes da graduação em enfermagem no processo morte e morrer |
Autor(es): | Santos, Marília Lira Figueiredo |
Primeiro Orientador: | Comassetto, Isabel |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Lima, Deborah Karine de Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Andrade, Carla Andreia Alves de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gonçalves, Andrelina Melo de Lima |
Resumo: | Introdução: As atitudes frente aos fatores estressores caracterizam determinadas maneiras de enfrentar e transpor situações de sofrimento, as estratégias utilizadas para este enfrentamento são denominadas coping. Esta proposta de pesquisa terá como objeto de estudo as Estratégias de Coping relatadas pelos estudantes da graduação em enfermagem diante do processo de morte e morrer. Propondo a seguinte questão norteadora: Quais as Estratégias de Coping relatadas pelos estudantes da graduação em enfermagem diante do processo de morte e morrer? Objetivo: Conhecer as Estratégias de Coping relatadas pelos estudantes da graduação em enfermagem diante do processo de morte e morrer. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Foi realizada com estudantes do curso de enfermagem de uma universidade federal do nordeste do Brasil, que estavam no décimo período do curso de graduação em enfermagem. As informações foram coletadas no mês de janeiro de 2025, através de uma entrevista semiestruturada, após a aprovação deste projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A análise e interpretação dos dados contou com o auxílio do software Iramuteq e, posteriormente, foi realizada a análise de conteúdo segundo Bardin, associada à Adaptação do Inventário de Estratégias de Coping de Folkman e Lazarus. Resultados: O relato das Estratégias de Coping estavam direcionadas ao afastamento e repressão emocional para priorizar o suporte ao outro e justificar a morte, reduzindo a culpa, à necessidade de resolução dos problemas por meio do conhecimento teórico e espiritual, à aceitação do processo de morte como evento inevitável e, principalmente, à relação com experiências pessoais passadas. Conclusão: Diante do exposto fica explícito a influência das percepções pessoais, culturais e espirituais, podendo contribuir ou não com a conduta assistencial, sendo elas preditoras do modo como será enfrentado o processo de morte e morrer por cada indivíduo de forma particular. No entanto, a lacuna na formação acadêmica não colabora com o desenvolvimento profissional e até mesmo pessoal, uma vez que há a superficialidade na abordagem do tema. |
Abstract: | Introduction: Attitudes towards stressors characterize certain ways of facing and overcoming situations of suffering. The strategies used for this confrontation are called coping. This research proposal will have as its object of study the Coping Strategies reported by undergraduate nursing students when facing the process of death and dying. Proposing the following guiding question: What are the Coping Strategies reported by undergraduate nursing students when facing the process of death and dying? Objective: To know the Coping Strategies reported by undergraduate nursing students when facing the process of death and dying. Methodology: This is a qualitative, descriptive and exploratory research. It was carried out with nursing students from a federal university in northeastern Brazil, who were in the tenth period of the undergraduate nursing course. The information was collected in January 2025, through a semi-structured interview, after the approval of this project by the Research Ethics Committee. Data analysis and interpretation were supported by the Iramuteq software, and content analysis was subsequently performed according to Bardin, associated with the Adaptation of the Folkman and Lazarus Coping Strategies Inventory. Results: Coping strategies were reported to be directed toward distancing and emotional repression in order to prioritize support for others and justify death, reducing guilt, the need to solve problems through theoretical and spiritual knowledge, the acceptance of the death process as an inevitable event, and, mainly, the relationship with past personal experiences. Conclusion: Given the above, the influence of personal, cultural, and spiritual perceptions is clear, and may or may not contribute to care conduct, as they are predictors of how each individual will face the process of death and dying in a particular way. However, the gap in academic training does not contribute to professional and even personal development, since there is a superficial approach to the topic. |
Palavras-chave: | Habilidades de enfrentamento Estudantes de enfermagem Morte Enfermagem Coping skills Nursing students Death Nursing |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Enfermagem - Bacharelado |
Citação: | SANTOS, Marília Lira Figueiredo. Estratégias de Coping dos estudantes da graduação em enfermagem no processo morte e morrer. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16253 |
Data do documento: | 17-abr-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF |
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