00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16239
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Angelina Nunes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061413632710947pt_BR
dc.contributor.referee1Miura, Paula Orchiucci-
dc.contributor.referee2Fernandes, Saulo Luders-
dc.creatorFonseca, Ana Luisa Mota da-
dc.date.accessioned2025-05-15T16:00:33Z-
dc.date.available2026-05-15-
dc.date.available2025-05-15T16:00:33Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationFONSECA, Ana Luisa Mota da. Proteção e violência na visão infantil: um estudo exploratório. 2025. [31] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16239-
dc.description.abstractThe present article seeks to understand the point of view of children and their experiences in the school environment through playful workshops for drawing production. Specifically, it addresses the theme of violence against children. The aim was to comprehend the meanings and emotions attributed by children to situations of protection and violence, especially in the school and family context, as well as to mobilize the place of childhood and cognitivediscursive resources for communication and naming of emotions and experiences. The proposed methodology for analyzing the collected data was through cores of meaning, which involves the stage of raising pre-indicators, indicators, and systematization of cores of meaning, enabling a deeper understanding of the studied reality. As results, the following indicators were presented: Epistemic and symbolic violence in school; Conflicts among peers; Intrafamily violence; Sexual violence; Gender and care; Impacts of gender expectations and masculinity; Neglect of childhood demands; Child development and family; The centrality of play in childhood experience; School and family in the support network; and Child silencing. In conclusion, it is identified that the multiplicity of violence to which these subjects are exposed, along with the fact that school does not constitute their named support network. Thus, there is a need for the creation of spaces for listening and encouragement of child participation; combating epistemic, intrafamily, and sexual violence; and mobilizing adults towards environments that are more welcoming to children's experiences and present in their protection network.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologia- Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectViolência contra criançaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectViolence against childrenpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleProteção e violência na visão infantil um estudo exploratóriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo busca compreender o ponto de vista das crianças e suas vivências no ambiente escolar, através de oficinas lúdicas de produção de desenhos. Aborda-se mais especificamente a temática da violência contra a criança. Objetivou-se compreender os significados e emoções atribuídos pelas crianças sobre situações de proteção e violência, especialmente no contexto escolar e familiar, bem como mobilizar recursos cognitivo-discursivos de comunicação e nomeação de emoções e vivências. A metodologia proposta para análise dos dados coletados foi de núcleos de significação, que envolve etapa de levantamento de pré-indicadores, indicadores e sistematização dos núcleos de significação, que possibilitam a compreensão mais profunda da realidade estudada. Como resultados, apresentou-se os indicadores: Violência epistêmica e simbólica na escola; Conflitos entre pares; Violência intrafamiliar; Violência sexual; Gênero e cuidado; Impactos da expectativa de gênero e masculinidade; Negligência de demandas da infância; Desenvolvimento infantil e família; A centralidade do brincar na experiência infantil; Escola e família na rede de apoio; e Silenciamento infantil. Como conclusão, identifica-se que a multiplicidade de violências às quais esses sujeitos estão expostos. Ressalta-se também que a escola não constitui rede de apoio nomeada pelos participantes. Assim, aponta-se a necessidade de criação de espaços de escuta e incentivo à participação infantil; combater as violências epistêmica, intrafamiliar e sexual; e mobilizar os adultos em prol de ambientes mais acolhedores à vivência infantil e presente na sua rede de proteção.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proteção e violência na visão infantil um estudo exploratório.pdf
  Until 2026-05-14
588.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.