00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Angelina Nunes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061413632710947pt_BR
dc.contributor.referee1Miura, Paula Orchiucci-
dc.creatorLopes, Marcella Cavalcanti-
dc.creatorCarvalho Júnior, Stelio Novais de-
dc.date.accessioned2025-05-15T15:07:35Z-
dc.date.available2026-05-15-
dc.date.available2025-05-15T15:07:35Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.identifier.citationLOPES, Marcella Cavalcanti; CARVALHO JÚNIOR, Stelio Novais de. Análise de plataformas de dados educacionais: o debate da equidade e a influência na compreensão e tomada de decisões dos usuários. 2025. [32] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16231-
dc.description.abstractThis article presents a qualitative analysis of platforms that map educational data, with an emphasis on equity, usability, and decision-making. The overall objective is to investigate how these platforms address equity and influence users understanding and decision-making, while specific objectives include describing the platforms interface, analyzing the impact of visual elements on understanding and decision-making, and identifying obstacles faced by users during interaction. Three platforms were selected for analysis - QEdu, Education Observatory, and IDeA - through a descriptive documentary research using books, articles, and websites as research sources. The results revealed that the platforms share the common goal of providing educational data to improve the education landscape, although they address this in different ways, with varied themes of analysis. Furthermore, a concern for equity was observed across all platforms, but areas for improvement in usability and decision-making assistance were also identified. It is concluded that the existence of these platforms is crucial for taking action regarding the educational context, highlighting the challenge of balancing content organization with the vast amount of content available for analysis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologia- Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectDados educacionaispt_BR
dc.subjectEquidadept_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectEducational datapt_BR
dc.subjectEquitypt_BR
dc.subjectUsabilitypt_BR
dc.subjectDecision-makingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleAnálise de plataformas de dados educacionais o debate da equidade e a influência na compreensão e tomada de decisões dos usuáriospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma análise qualitativa de plataformas que mapeiam dados educacionais, com ênfase em equidade, usabilidade e tomada de decisão. O objetivo geral é investigar como essas plataformas abordam a equidade e influenciam a compreensão e tomada de decisões dos usuários, enquanto os objetivos específicos incluem descrever a interface das plataformas, analisar o impacto dos elementos visuais na compreensão e tomada de decisão, e identificar obstáculos enfrentados pelos usuários durante a interação. Três plataformas foram selecionadas para análise - QEdu, Observatório de Educação e IDeA - por meio de uma pesquisa documental descritiva que utilizou livros, artigos e sites como fontes de pesquisa. Os resultados revelaram que as plataformas compartilham o objetivo comum de disponibilizar dados educacionais para melhorar o cenário da educação, embora abordem isso de maneiras diferentes, com variados temas de análise. Além disso, foi observada uma preocupação com a equidade em todas as plataformas, mas também foram identificados pontos de melhoria na usabilidade e na assistência à tomada de decisões. Conclui-se que a existência dessas plataformas é crucial para tomar medidas em relação ao contexto educacional, destacando-se o desafio de equilibrar a organização do conteúdo com a quantidade vasta desse conteúdo disponível para análise.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.