00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16215
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso de imagens como ferramenta narrativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o desenvolvimento da consciência histórica (Atalaia/AL, 2023)
Autor(es): Imbuzeiro, Juliana Tertuliano
Primeiro Orientador: Marques, Danilo Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Ana Paula Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Lucindo, Willian Robson Soares
Resumo: Este trabalho propõe investigar o papel das imagens como ferramenta narrativa na educação de jovens e adultos (EJA) para o desenvolvimento da consciência histórica, com foco no contexto do estado de Alagoas. reconhecendo a importância das imagens como elementos catalisadores de reflexão crítica e compreensão do passado, esta pesquisa busca explorar como sua utilização pode enriquecer o processo de aprendizagem e contribuir para uma compreensão mais profunda da história e sua relevância no presente as reflexões apresentadas abordam a importância da redefinição dos conteúdos e de suas abordagens, no ensino de história no ensino de jovens e adultos, aplicando em suas etapas para a sua conclusão, tendo como finalidade a formação da consciência histórica e sua aprendizagem, articulando os três tempos passado, presente e futuro. fazendo uso de imagens para ajudar esse ensino, pensando uma metodologia voltada para os alunos do EJA.
Abstract: This work proposes to investigate the role of images as a narrative tool in youth and adult education (EJA) for the development of historical awareness, focusing on the context of the state of Alagoas. recognizing the importance of images as catalysts for critical reflection and understanding of the past, this research seeks to explore how their use can enrich the learning process and contribute to a deeper understanding of history and its relevance in the present. the reflections presented address the importance of redefinition of content and its approaches, in the teaching of history in teaching young people and adults, applying it in its stages towards its completion, with the purpose of forming historical awareness and its learning, articulating the three times past, present and future. making use of images to help this teaching, thinking about a methodology aimed at eja students.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos - EJA
Consciência histórica
Imagens - Recursos didáticos
Youth and Adult Education - EJA
Historical consciousness
Images - Teaching resources
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História - Licenciatura
Citação: IMBUZEIRO, Juliana Tertuliano. O uso de imagens como ferramenta narrativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o desenvolvimento da consciência histórica (Atalaia/AL, 2023). 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) – Instituto de Ciências Humanas, Ciências e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16215
Data do documento: 25-mar-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso de imagens como ferramenta narrativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o desenvolvimento da consciência histórica (Atalaia-AL, 2023).pdfO uso de imagens como ferramenta narrativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o desenvolvimento da consciência histórica (Atalaia/AL, 2023)1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.