Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16215
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso de imagens como ferramenta narrativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o desenvolvimento da consciência histórica (Atalaia/AL, 2023) |
Autor(es): | Imbuzeiro, Juliana Tertuliano |
Primeiro Orientador: | Marques, Danilo Luiz |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santana, Ana Paula Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lucindo, Willian Robson Soares |
Resumo: | Este trabalho propõe investigar o papel das imagens como ferramenta narrativa na educação de jovens e adultos (EJA) para o desenvolvimento da consciência histórica, com foco no contexto do estado de Alagoas. reconhecendo a importância das imagens como elementos catalisadores de reflexão crítica e compreensão do passado, esta pesquisa busca explorar como sua utilização pode enriquecer o processo de aprendizagem e contribuir para uma compreensão mais profunda da história e sua relevância no presente as reflexões apresentadas abordam a importância da redefinição dos conteúdos e de suas abordagens, no ensino de história no ensino de jovens e adultos, aplicando em suas etapas para a sua conclusão, tendo como finalidade a formação da consciência histórica e sua aprendizagem, articulando os três tempos passado, presente e futuro. fazendo uso de imagens para ajudar esse ensino, pensando uma metodologia voltada para os alunos do EJA. |
Abstract: | This work proposes to investigate the role of images as a narrative tool in youth and adult education (EJA) for the development of historical awareness, focusing on the context of the state of Alagoas. recognizing the importance of images as catalysts for critical reflection and understanding of the past, this research seeks to explore how their use can enrich the learning process and contribute to a deeper understanding of history and its relevance in the present. the reflections presented address the importance of redefinition of content and its approaches, in the teaching of history in teaching young people and adults, applying it in its stages towards its completion, with the purpose of forming historical awareness and its learning, articulating the three times past, present and future. making use of images to help this teaching, thinking about a methodology aimed at eja students. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos - EJA Consciência histórica Imagens - Recursos didáticos Youth and Adult Education - EJA Historical consciousness Images - Teaching resources |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História - Licenciatura |
Citação: | IMBUZEIRO, Juliana Tertuliano. O uso de imagens como ferramenta narrativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o desenvolvimento da consciência histórica (Atalaia/AL, 2023). 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) – Instituto de Ciências Humanas, Ciências e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16215 |
Data do documento: | 25-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O uso de imagens como ferramenta narrativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o desenvolvimento da consciência histórica (Atalaia-AL, 2023).pdf | O uso de imagens como ferramenta narrativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o desenvolvimento da consciência histórica (Atalaia/AL, 2023) | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.