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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16193
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Projeto de vida no novo ensino médio: metassíntese de artigos acadêmicos brasileiros |
Autor(es): | Melo, Tamires Oliveira de |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Adélia Augusta Souto de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vasconcelos, Angelina Nunes de |
Resumo: | O presente artigo discute, no campo da Psicologia, a temática do componente curricular Projeto de Vida no Novo Ensino Médio, como tema apropriado pela última reforma educacional. Objetiva realizar estudo exploratório da produção acadêmica de artigos que abordam as repercussões deste componente curricular nas escolas brasileiras. Utiliza como método revisão sistemática de literatura com abordagem qualitativa de pesquisa, do tipo metassíntese. A busca de artigos foi realizada no Portal Periódico Capes com o acesso da Comunidade Acadêmica Federada, entre os anos de 2014 e 2024. A composição da amostra definiu-se pela presença do termo “Projeto de vida” no título, resumo ou palavras-chave. Foram analisados 14 artigos no estudo, que, após a leitura, foram organizados em dois eixos: (1) O projeto de vida no campo da Psicologia e (2) O Projeto de Vida como um componente curricular do Novo Ensino Médio. Os resultados indicam as limitações: o termo projeto de vida, fundado na Psicologia, apresenta importantes divergências conceituais, o que pode gerar concessões para a atribuição de múltiplos sentidos a ele, inclusive, na apropriação do termo pela política educacional brasileira; a instituição da disciplina Projeto de Vida não foi acompanhada por orientações teórico metodológicas consistentes e por uma devida preparação docente, o que denota a precariedade de sua implementação; a disciplina Projeto de Vida, apoiada no discurso de uma educação integral, pactua com os interesses de mercado, corroborando com a racionalidade neoliberal, que adentra no sistema educativo. Por outro lado, identificou-se as potencialidades da disciplina, que se configura como um componente que fomenta o diálogo e cria um ambiente propício para a escuta e a reflexão crítica, podendo contribuir para que os estudantes se conectem aos seus projetos pessoais. Conclui-se que a prática do Projeto de Vida nas escolas apresenta grandes desafios, no entanto, pode oferecer importantes espaços de construção e desenvolvimento pessoal para os jovens estudantes. Superar essas dificuldades requer investimento em formação de professores, infraestrutura e estratégias pedagógicas que considerem a realidade social e integrem experiências significativas para os estudantes no Novo Ensino Médio. |
Abstract: | não tem |
Palavras-chave: | Metassíntese Novo Ensino Médio Projeto de Vida Metasynthesis New High School Life Project |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Psicologia- Bacharelado |
Citação: | MELO, Tamires Oliveira de. Projeto de vida no novo ensino médio: metassíntese de artigos acadêmicos brasileiros. 2025. [25] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16193 |
Data do documento: | 14-ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP |
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