00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16193
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Projeto de vida no novo ensino médio: metassíntese de artigos acadêmicos brasileiros
Autor(es): Melo, Tamires Oliveira de
Primeiro Orientador: Oliveira, Adélia Augusta Souto de
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Angelina Nunes de
Resumo: O presente artigo discute, no campo da Psicologia, a temática do componente curricular Projeto de Vida no Novo Ensino Médio, como tema apropriado pela última reforma educacional. Objetiva realizar estudo exploratório da produção acadêmica de artigos que abordam as repercussões deste componente curricular nas escolas brasileiras. Utiliza como método revisão sistemática de literatura com abordagem qualitativa de pesquisa, do tipo metassíntese. A busca de artigos foi realizada no Portal Periódico Capes com o acesso da Comunidade Acadêmica Federada, entre os anos de 2014 e 2024. A composição da amostra definiu-se pela presença do termo “Projeto de vida” no título, resumo ou palavras-chave. Foram analisados 14 artigos no estudo, que, após a leitura, foram organizados em dois eixos: (1) O projeto de vida no campo da Psicologia e (2) O Projeto de Vida como um componente curricular do Novo Ensino Médio. Os resultados indicam as limitações: o termo projeto de vida, fundado na Psicologia, apresenta importantes divergências conceituais, o que pode gerar concessões para a atribuição de múltiplos sentidos a ele, inclusive, na apropriação do termo pela política educacional brasileira; a instituição da disciplina Projeto de Vida não foi acompanhada por orientações teórico metodológicas consistentes e por uma devida preparação docente, o que denota a precariedade de sua implementação; a disciplina Projeto de Vida, apoiada no discurso de uma educação integral, pactua com os interesses de mercado, corroborando com a racionalidade neoliberal, que adentra no sistema educativo. Por outro lado, identificou-se as potencialidades da disciplina, que se configura como um componente que fomenta o diálogo e cria um ambiente propício para a escuta e a reflexão crítica, podendo contribuir para que os estudantes se conectem aos seus projetos pessoais. Conclui-se que a prática do Projeto de Vida nas escolas apresenta grandes desafios, no entanto, pode oferecer importantes espaços de construção e desenvolvimento pessoal para os jovens estudantes. Superar essas dificuldades requer investimento em formação de professores, infraestrutura e estratégias pedagógicas que considerem a realidade social e integrem experiências significativas para os estudantes no Novo Ensino Médio.
Abstract: não tem
Palavras-chave: Metassíntese
Novo Ensino Médio
Projeto de Vida
Metasynthesis
New High School
Life Project
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia- Bacharelado
Citação: MELO, Tamires Oliveira de. Projeto de vida no novo ensino médio: metassíntese de artigos acadêmicos brasileiros. 2025. [25] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16193
Data do documento: 14-ago-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto de vida no novo ensino médio metassíntese de artigos acadêmicos brasileiros.pdf
  Until 2026-05-09
363.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.