Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16176
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Anjos, Cleriston Izidro dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7481303031221773 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pito, Juliana Diamente | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7037441862386346 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Tavares, Maria Janailma Barbosa da Silva | - |
dc.creator | Santos, Dayane Barbosa | - |
dc.creator | Lima, Maria Geane Nobre | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-09T22:47:56Z | - |
dc.date.available | 2025-05-08 | - |
dc.date.available | 2025-05-09T22:47:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-04 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Dayane Barbosa; LIMA, Maria Geane Nobre; ANJOS, Cleriston Izidro dos. Brincadeiras na educação infantil: um estudo das produções acadêmicas (2021-2023). 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16176 | - |
dc.description.abstract | This research aimed to investigate the theme of play in early childhood education based on academic productions in the field of education (master's dissertations, doctoral theses and scientific articles) considering the period from January 2021 to December 2023. To carry out this study, a mapping was carried out on the “Oasisbr” database, and fifteen academic productions were selected, including four doctoral theses, ten master's dissertations and one scientific article. The results revealed that in interaction and play, children construct their own development, thus favoring the protagonism of their actions. It was concluded that play provides children with an environment for exchange, socialization, expression and meaning, and that this may justify the heterogeneous understanding of play in the scientific production investigated. In addition to mapping what has been produced on play in early childhood education, the study makes it possible to think about what is common and specific in each of 5 them and makes it possible to see the gaps to be deepened and problematized when it comes to the subject of “play in early childhood education”. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia Ensino a Distância - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject | Jokes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Brincadeiras na educação infantil: um estudo das produções acadêmicas (2021-2023) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve por finalidade investigar sobre o tema das brincadeiras na Educação Infantil a partir das produções acadêmicas da área de educação (dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos científicos) considerando o período de janeiro de 2021 a dezembro de 2023. Para a realização deste estudo, foi realizado um mapeamento na base de dados “Oasisbr”, tendo sido selecionadas quinze produções acadêmicas, sendo quatro teses de doutorado, dez dissertações de mestrado e um artigo científico. Os resultados revelaram que na interação e na brincadeira a criança constrói seu próprio desenvolvimento, privilegiando, portanto, o protagonismo de suas ações. Concluiu-se que as brincadeiras permitem às crianças um ambiente de trocas, de socialização, expressão e significação, e que isso pode justificar a heterogeneidade de compreensão das brincadeiras na produção científica investigada. Além de mapear o que tem sido produzido sobre brincadeira na Educação Infantil, o estudo possibilita pensar naquilo que há em comum e específico em cada uma delas e possibilita a visibilidade de lacunas a serem aprofundadas e problematizadas quando se trata do tema “brincadeiras na educação infantil”. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Brincadeiras na educação infantil_um estudo das produções acadêmicas (2021-2023).pdf | Brincadeiras na educação infantil: um estudo das produções acadêmicas (2021-2023) | 485.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.