00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Anjos, Cleriston Izidro dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7481303031221773pt_BR
dc.contributor.referee1Pito, Juliana Diamente-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7037441862386346pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares, Maria Janailma Barbosa da Silva-
dc.creatorSantos, Dayane Barbosa-
dc.creatorLima, Maria Geane Nobre-
dc.date.accessioned2025-05-09T22:47:56Z-
dc.date.available2025-05-08-
dc.date.available2025-05-09T22:47:56Z-
dc.date.issued2024-09-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Dayane Barbosa; LIMA, Maria Geane Nobre; ANJOS, Cleriston Izidro dos. Brincadeiras na educação infantil: um estudo das produções acadêmicas (2021-2023). 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16176-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the theme of play in early childhood education based on academic productions in the field of education (master's dissertations, doctoral theses and scientific articles) considering the period from January 2021 to December 2023. To carry out this study, a mapping was carried out on the “Oasisbr” database, and fifteen academic productions were selected, including four doctoral theses, ten master's dissertations and one scientific article. The results revealed that in interaction and play, children construct their own development, thus favoring the protagonism of their actions. It was concluded that play provides children with an environment for exchange, socialization, expression and meaning, and that this may justify the heterogeneous understanding of play in the scientific production investigated. In addition to mapping what has been produced on play in early childhood education, the study makes it possible to think about what is common and specific in each of 5 them and makes it possible to see the gaps to be deepened and problematized when it comes to the subject of “play in early childhood education”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distância - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectJokespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleBrincadeiras na educação infantil: um estudo das produções acadêmicas (2021-2023)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por finalidade investigar sobre o tema das brincadeiras na Educação Infantil a partir das produções acadêmicas da área de educação (dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos científicos) considerando o período de janeiro de 2021 a dezembro de 2023. Para a realização deste estudo, foi realizado um mapeamento na base de dados “Oasisbr”, tendo sido selecionadas quinze produções acadêmicas, sendo quatro teses de doutorado, dez dissertações de mestrado e um artigo científico. Os resultados revelaram que na interação e na brincadeira a criança constrói seu próprio desenvolvimento, privilegiando, portanto, o protagonismo de suas ações. Concluiu-se que as brincadeiras permitem às crianças um ambiente de trocas, de socialização, expressão e significação, e que isso pode justificar a heterogeneidade de compreensão das brincadeiras na produção científica investigada. Além de mapear o que tem sido produzido sobre brincadeira na Educação Infantil, o estudo possibilita pensar naquilo que há em comum e específico em cada uma delas e possibilita a visibilidade de lacunas a serem aprofundadas e problematizadas quando se trata do tema “brincadeiras na educação infantil”.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brincadeiras na educação infantil_um estudo das produções acadêmicas (2021-2023).pdfBrincadeiras na educação infantil: um estudo das produções acadêmicas (2021-2023)485.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.