00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16160
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Grupos de apoio à adoção: revisão sistemática
Autor(es): Vidal, Lívia Guimarães Santos
Primeiro Orientador: Miura, Paula Orchiucci
metadata.dc.contributor.referee1: Junqueira, Telma Low Silva
Resumo: A adoção é a inserção de crianças e adolescentes em famílias substitutas que não foram criados(as) pela família de origem devido a questões como abandono, negligência, entre outras. Considera-se Grupo de Apoio à Adoção (GAA) a associação civil sem fins lucrativos, formada, na maioria das vezes, por iniciativa de mães e pais adotivos(as). A participação nos grupos não é obrigatória, entretanto, serve como ferramenta significativa nos trabalhos relacionados à adoção. O objetivo da presente pesquisa foi analisar as produções acadêmicas nacionais acerca dos grupos de apoio à adoção. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura do tipo metassíntese. A amostra final foi composta por dez artigos, sendo identificadas quatro categorias temáticas para as discussões: motivações para adoção; a escolha do perfil das crianças; o suporte encontrado nos grupos de apoio à adoção; e a atuação do grupo de apoio durante o processo adotivo. Os(as) autores(as) pontuam ser importante discutir sobre: as motivações que levaram optar pela adoção, devido a sua influência no processo adotivo e na formação do vínculo; e a escolha das características do perfil da criança pelos(as) pretendentes para poderem refletir acerca de preconceitos e crenças que interferem nas escolhas, sendo importante aproximá-los da realidade do perfil das crianças e adolescentes institucionalizados(as) no Brasil. Pôde-se observar que os(as) pretendentes buscam os grupos de apoio à adoção para o suporte durante a espera da adoção, além de buscar auxílio no processo de adaptação após inserção da criança ou adolescente na família. Pode-se considerar que as categorias temáticas se unem sobre a questão da necessidade de problematizar e refletir acerca do processo de adoção e apontam para a importância dos grupos de apoio à adoção durante o processo adotivo, servindo como espaço para discussões de temáticas importantes que contribuem para o sucesso das adoções.
Abstract: não tem
Palavras-chave: Grupos de apoio à adoção - GAA
Adoção
Família Substitutiva
Adoption Support Groups - GAA
Adoption
Surrogate Family
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia- Bacharelado
Citação: VIDAL, Lívia Guimarães Santos. Grupos de apoio à adoção: revisão sistemática. 2025. [26] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16160
Data do documento: 19-dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Grupos de apoio à adoção revisão sistemática.pdf
  Until 2026-05-07
683.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.