00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) – Bacharelado – JORNALISMO – ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16146
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A consolidação jornalística nos esportes eletrônicos: uma análise da cobertura da janela de transferência do cblol 2023.1
Autor(es): Nascimento, Luiz Antonio Caldas do
Primeiro Orientador: Santos, Anderson David Gomes dos
metadata.dc.contributor.referee1: Bernardi, Guilherme
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Vitor José Braga Mota
Resumo: A indústria de games cresceu e se consolidou como uma das mais rentáveis do século XXI. Os esportes eletrônicos são destaque em competições desde os anos 1970, no entanto, somente no início dos anos 2000 que a modalidade passou a ser considerada como esporte oficialmente. Diversas áreas se aproveitaram da indústria gamer então em ascensão, entre elas o Jornalismo. Este trabalho surge com a intenção de analisar o conteúdo de sites especializados em esportes eletrônicos, o Mais Esports e a editoria de esports do ge. O momento selecionado para a análise foi a primeira janela de transferências do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) em 2023. Trata-se de pesquisa qualiquantitativa, que discute o jornalismo em sites e utiliza-se da análise de conteúdo como ferramental principal de investigação. O trabalho expõe um cenário de jornalismo esportivo especializado em esports pouco criativo, com raras exceções, em que o conteúdo consiste, na maioria das vezes, em ser factual e pouco atraente para o público.
Abstract: The games industry has grown and established itself as one of the most profitable of the 21st century. Electronic sports have been featured in competitions since the 1970s, but it wasn't until the early 2000s that it was officially considered a sport. Several areas took advantage of the then burgeoning gamer industry, including journalism. This paper aims to analyze the content of websites specializing in electronic sports, Mais Esports and ge's esports section. The moment selected for analysis was the first transfer window of the Brazilian League of Legends Championship (CBLOL) in 2023. This is qualitative and quantitative research, which discusses journalism on websites and uses content analysis as its main research tool. The work exposes a scenario of uncreative sports journalism specialized in esports, with rare exceptions, in which the content consists mostly of being factual and unattractive to the public.
Palavras-chave: Games
Esportes eletrônicos
Jornalismo esportivo
Games
Electronic sports
Sports journalism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Jornalismo - Bacharelado
Citação: NASCIMENTO, Luiz Antonio Caldas do. A consolidação jornalística nos esportes eletrônicos: uma análise da cobertura da janela de transferência do cblol 2023.1. 2025. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16146
Data do documento: 25-out-2024
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