00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: O ensino de química nos anos iniciais : uma proposta de ensino investigativo envolvendo a propriedade dos materiais
Autor(es): Costa, Biânca Luiz dos Santos
Primeiro Orientador: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee1: Amaral, Edenia Maria Ribeiro do
metadata.dc.contributor.referee2: Francisco Junior, Wilmo Ernesto
Resumo: Ao tratarmos sobre o Ensino de Ciências com caráter investigativo, partimos da ideia de um Ensino de Ciências que ofereça ao aluno condições e encaminhamentos que proporcione a interação deste com os conhecimentos científicos, considerando as interações com o mundo e suas transformações, elemento de grande interesse para área do Ensino de Ciências. Ao pensarmos no planejamento das aulas de Ciências é importante refletirmos no objetivo maior que é a promoção da AC dos estudantes. Desse modo, a investigação consistiu na elaboração de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI), intitulada “Invenções Para Todos os Lados: Objetos e Materiais”, desenvolvida para uma turma de 2º ano do Fundamental da rede municipal de Igaci-AL. O objetivo se constitui em analisar as contribuições de uma sequência de ensino investigativo, envolvendo a propriedade dos materiais, para a promoção da Alfabetização Científica dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental. No sentido de conduzir a pesquisa, partiu-se da seguinte problemática: quais as contribuições de uma SEI, envolvendo a propriedade dos materiais, para a promoção da Alfabetização Científica dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental? Desse modo, por meio da abordagem qualitativa, foram trazidos os pressupostos metodológicos que direcionavam para pesquisa de aplicação. Sendo o desenvolvimento dessa sequência didática o elemento principal da coleta de dados. Os dados foram analisados considerando-se os Indicadores de Alfabetização Científica: Articular ideias; Investigar; Argumentar; Ler em Ciências; Escrever em Ciências; Problematizar; Criar e Atuar, (Pizarro, 2014), seguindo como norte a categorização proposta por (Bardin, 2011). Podemos inferir a partir dos resultados obtidos que a utilização na Literatura infantil como recurso pedagógico no ensino, promove a inclusão dos estudantes na cultura cientifica. A intenção de se utilizar um episódio da obra de Monteiro Lobato “História das Invenções”, se deu pelo contexto em que é apresentado ao público, com a finalidade de expressar e apresentar a relevância da evolução de alguns objetos ao longo do tempo, por meio desse recurso pedagógico. Essa temática é pontuada pela BNCC (Brasil, 2018) por meio da componente curricular Ciências da Natureza, onde é contemplada a unidade temática: Matéria e Energia. É possível observar que, algumas das habilidades pontuadas para essa área estão diretamente relacionadas a conteúdos de Química que encontram-se embutidos dentro dos objetos de conhecimento dessa ciência e apresentam-se diretamente ligados a propriedades e usos dos materiais, que podem ser apresentados desde os anos iniciais do ensino fundamental. Partindo dos resultados alcançados no desenvolver da SEI (Carvalho, 2013) é importante pontuar que alfabetizar cientificamente nos anos iniciais não implica, nem deve implicar, no avanço em níveis conceituais em detrimento do elemento essencial dessa fase escolar. É fundamental experiências planejadas que possam efetivamente alcançar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, ao mesmo tempo que respeitam os direitos de aprendizagem das crianças, integrando-os às perspectivas da AC. As atividades investigativas, como a exploração de objetos e materiais, confecção de bonecos, apresentação do vídeo ‘produção do vidro’ e a fabricação da slime desempenham um papel significativo na aprendizagem científica e no desenvolvimento das crianças. Através dessas atividades, os estudantes tiveram a oportunidade de buscar explicações para problemas específicos, formular hipóteses e orientações em linha com os princípios da Ciência. Isso fortalece o processo de aquisição de conhecimento e amplia o desenvolvimento da compreensão, ao mesmo tempo em que aprimora suas habilidades cognitivas, argumentativas e aquelas relacionadas a AC com direcionamentos ao conhecimento químico já nas Ciências da Natureza.
Abstract: When dealing with Science Teaching with an investigative nature, we start from the idea of a Science Teaching that offers the student conditions and directions that provide their interaction with scientific knowledge, considering interactions with the world and its transformations, an element of great interest for the area of Science Teaching. When thinking about planning Science classes, it is important to reflect on the greater objective of promoting students' CA. Thus, the investigation consisted of the elaboration of an Investigative Teaching Sequence (SEI), entitled “Inventions for All Sides: Objects and Materials”, developed for a 2nd year elementary class in the municipal network of Igaci-AL. The objective is to analyze the contributions of an investigative teaching sequence, involving the ownership of materials, to promote Scientific Literacy among students in the 2nd year of elementary school. In order to conduct the research, we started with the following problem: what are the contributions of an SEI, involving the ownership of materials, to the promotion of Scientific Literacy among students in the 2nd year of elementary school? In this way, through the qualitative approach, the methodological assumptions that guided application research were brought forward. The development of this didactic sequence is the main element of data collection. The data were analyzed considering the Scientific Literacy Indicators: Articulating ideas; Investigate; To argue; Read in Science; Writing in Science; Problematize; Create and Act, (Pizarro, 2014), following as a guide the categorization proposed by (Bardin, 2011). We can infer from the results obtained that the use of children's literature as a pedagogical resource in teaching promotes the inclusion of students in scientific culture. The intention of using an episode from Monteiro Lobato's work “History of Inventions” was due to the context in which it is presented to the public, with the purpose of expressing and presenting the relevance of the evolution of some objects over time, through of this pedagogical resource. This theme is punctuated by the BNCC (Brazil, 2018) through the component curricular Natural Sciences, which includes the thematic unit: Matter and Energy. It is possible to observe that some of the skills scored for this area are directly related to Chemistry contents that are embedded within the objects of knowledge of this science and are directly linked to properties and uses of materials, which can be presented from the initial years of elementary school. Based on the results achieved in developing SEI (Carvalho, 2013), it is important to point out that scientific literacy in the early years does not imply, nor should it imply, advancement in conceptual levels to the detriment of the essential element of this school phase. Planned experiences that can effectively achieve learning and development objectives are essential, while respecting children's learning rights and integrating them with CA perspectives. Investigative activities, such as exploring objects and materials, making dolls, showing the video 'glass production' and making slime play a significant role in scientific learning and children's development. Through these activities, students had the opportunity to seek explanations for specific problems, formulate hypotheses and guidelines in line with the principles of Science. This strengthens the process of acquiring knowledge and expands the development of understanding, at the same time as it improves your cognitive, argumentative skills and those related to CA with directions to chemical knowledge already in Natural Sciences.
Palavras-chave: Anos iniciais
Sequência de ensino investigativo
Ensino de química
Propriedade dos materiais
Early Years
Investigative Teaching Sequence
Chemistry Teaching
Ownership of materials
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: COSTA, Biânca Luiz dos Santos. O ensino de química nos anos iniciais : uma proposta de ensino investigativo envolvendo a propriedade dos materiais.2025. 257 f. Dissertação (Mestrado em ensino de ciências e da matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16138
Data do documento: 10-out-2023
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