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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16126
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Silva, Mariana Petrovana Ferreira da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6816884145409974 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Layane Nascimento de | - |
dc.contributor.referee2 | França, Giulia Francesca Carvalho Oliveira | - |
dc.creator | Ferreira, Amanda Georgevich | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1412078615833380 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-06T15:37:01Z | - |
dc.date.available | 2025-05-06 | - |
dc.date.available | 2025-05-06T15:37:01Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-10 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Amanda Georgevich. Design gráfico e a sexualização de personagens femininas em jogos eletrônicos: uma análise visual do design de personagem de Caitlyn, do jogo League of Legends. 2025. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16126 | - |
dc.description.abstract | This study investigates the sexualization of female characters in video games through an analysis of the character design of Caitlyn, from the game League of Legends, character which was released in 2011 and redesigned in 2021. This research is based on the assumption that the post-redesign version of the mentioned character presents a lower level of sexualization compared to her 2011 launch version. The methodology employed was qualitative in nature, with an exploratory and inductive approach, supported by content analysis as proposed by Bardin (1977). A total of 16 official images of the character were selected, 8 from before and 8 from after the redesign, evaluated based on 13 criteria of visual sexualization developed from principles of Graphic Design and previous studies on the sexualization of female characters. The results indicate that Caitlyn's redesign led to a reduction in the levels of sexualization due to changes in the visual hierarchy in the character's presentation and, primarily, in her clothing and behavior. This research contributes to the ongoing debate on gender representation in video games and utilized a methodology that can be adapted for future analyses of female character sexualization from the perspective of Graphic Design. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Design - Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sexualização | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos - personagens femininos | pt_BR |
dc.subject | Design gráfico | pt_BR |
dc.subject | League of Legends | pt_BR |
dc.subject | Sexualization | pt_BR |
dc.subject | Video games | pt_BR |
dc.subject | Graphic design | pt_BR |
dc.subject | Female characters | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.title | Design gráfico e a sexualização de personagens femininas em jogos eletrônicos: uma análise visual do design de personagem de Caitlyn, do jogo League of Legends | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga a sexualização de personagens femininas em jogos eletrônicos por meio de uma análise do design de personagem de Caitlyn, do jogo League of Legends, a qual foi lançada em 2011 e reformulada em 2021. Esta pesquisa partiu do pressuposto de que a versão pós reformulação visual da personagem mencionada apresenta um nível de sexualização menor em relação à sua versão de lançamento de 2011. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, com abordagem exploratória e indutiva, apoiada na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Foram selecionadas 16 imagens oficiais da personagem, sendo 8 anteriores e 8 posteriores à reformulação, avaliadas com base em 13 critérios de sexualização visual desenvolvidos a partir de fundamentos do Design Gráfico e estudos prévios sobre a sexualização de personagens femininas. Os resultados alcançados indicam que a reformulação de Caitlyn trouxe redução nos níveis de sexualização devido a mudanças na hierarquia visual na apresentação da personagem e, principalmente, mudanças em sua vestimenta e comportamento. A pesquisa tem a contribuir para o debate sobre a representação de gênero nos jogos eletrônicos e se utilizou de uma metodologia passível de ser adaptada para futuras análises sobre sexualização de personagens femininas a partir da perspectiva do Design Gráfico. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Design gráfico e a sexualização de personagens femininas em jogos eletrônicos_uma análise visual do design de personagem de Caitlyn, do jogo League of Legends.pdf | Design gráfico e a sexualização de personagens femininas em jogos eletrônicos: uma análise visual do design de personagem de Caitlyn, do jogo League of Legends | 4.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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