00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16124
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0539797377298563pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Simone Freire Castello Branco-
dc.contributor.referee2Fernandes, Saulo Luders-
dc.creatorFerreira, Beatriz Alves-
dc.date.accessioned2025-05-06T15:26:44Z-
dc.date.available2026-04-28-
dc.date.available2025-05-06T15:26:44Z-
dc.date.issued2023-10-25-
dc.identifier.citationFERREIRA, Beatriz Alves. Potencialidades e dificuldades na clínica psicanalítica on-line com crianças. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16124-
dc.description.abstractWith the Covid-19 pandemic, clinical sessions with children shifted from in-person to remote, a practice considered nearly unprecedented, requiring professionals' effort to theoretically reflect on the possibilities of adapting the setting and technique. Therefore, a comprehensive critical review of literature is conducted to examine contributions to this clinical practice. It fosters reflections rooted in psychoanalytic concepts about the online modality, highlighting the process by which it becomes imperative during quarantine and subsequently emerges as a possibility beyond this period. Challenges, hindrances, benefits, and potentials are discussed, aiming to contribute to the theoretical and methodological discourse supporting this practice. Lastly, considerations regarding the mentioned clinical approach are explored without aiming for exhaustiveness or providing factual answers about its effectiveness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologia- Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectClínica On-linept_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectPsychoanalysispt_BR
dc.subjectOnline Clinicpt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titlePotencialidades e dificuldades na clínica psicanalítica on-line com criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoCom a pandemia de Covid-19, os atendimentos clínicos com crianças migraram do presencial para o remoto, uma prática considerada quase inédita, que exigiu esforço dos profissionais para refletir teoricamente sobre as possibilidades de flexibilização do setting e da técnica. Portanto, utiliza-se da pesquisa bibliográfica para realizar uma revisão crítica abrangente de trabalhos que apresentem contribuições a essa clínica. São fomentadas reflexões amparadas em conceitos psicanalíticos sobre a modalidade on-line, destacando o processo pelo qual ela torna-se imperativa durante a quarentena e por sua vez passa a se apresentar também como possibilidade após esse período. São discutidos desafios, empecilhos, benefícios e potencialidades, buscando contribuir com a discussão teórico-metodológica que sustenta essa prática. Por fim, busca-se tecer considerações a respeito da referida clínica, todavia sem objetivar o esgotamento ou elaborar respostas factuais sobre a sua eficácia.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Potencialidades e dificuldades na clínica psicanalítica on-line com crianças.pdf
  Until 2026-04-28
544.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.