00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carloney Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9900433024242592pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Carloney Alves de-
dc.contributor.referee2Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.referee3Vasconcelos, Carlos Alberto de-
dc.creatorAlmeida, Deborah Layanna Eloi de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8832111215298841pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-01T02:15:07Z-
dc.date.available2025-04-30-
dc.date.available2025-05-01T02:15:07Z-
dc.date.issued2025-02-25-
dc.identifier.citationALMEIDA, Deborah Layanna Eloi de. Rede social digital e o ensino de frações. 2025. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós - Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16107-
dc.description.abstractThis dissertation, entitled “Instagram as an enhancer for the teaching of fractions”, is based on our current social and digital context in which social networks have evolved as society's global, personal and collective goals have changed and have now reached many classrooms. The general objective of the research was to analyze how the Digital Social Network, Instagram, connects individuals to each other, in order to enhance pedagogical practices for teaching Fractions to students in a 5th grade class at a public school in Maceió. To this end, we specifically sought to analyze students' prior knowledge about the content of fractions and the social network Instagram; map didactic proposals involving pedagogical practices on Instagram for learning Fractions; discuss the possibilities of using Instagram as a space for learning Fractions and identify the possible limitations of using Instagram to teach Fractions. The research is qualitative in nature (Creswell, 2010), of the pedagogical intervention research type (Damiani, 2013), and with the participation of 17 regularly enrolled 5th grade students, collecting data with the support of activities proposed during Mathematics classes, conversation circles and semi-structured interviews, which were analyzed using the thematic analysis method (Braun; Clarke, 2006). Based on the data obtained, it is considered that Instagram has a number of resources that, with the right planning and guidance from teachers, can contribute to innovative teaching practices that help students learn fractions, especially as it is not limited to geographical spaces; however, it has considerable limitations in terms of internet connection and access for some students and school spaces.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectRede social digitalpt_BR
dc.subjectFirst yearspt_BR
dc.subjectMath teachingpt_BR
dc.subjectFractionspt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleRede social digital e o ensino de fraçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação intitulada “Rede Social Digital e o Ensino de Frações”, parte de nosso atual contexto no qual tais ambientes têm evoluído à medida em que os objetivos globais, pessoais e coletivos da sociedade tem-se modificando e chegando atualmente em muitas das salas de aula. O objetivo geral da pesquisa foi analisar de que forma a Rede Social Digital, Instagram, interliga os indivíduos uns aos outros, de modo a potencializar as práticas pedagógicas para o ensino de Frações com alunos de uma turma do 5º ano em uma escola pública de Maceió. Para tanto, buscou-se de forma específica, analisar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo de frações e a rede social Instagram; mapear proposições didáticas que envolvam práticas pedagógicas no Instagram para a aprendizagem de Frações; discutir as possibilidades do uso do Instagram como espaço para a aprendizagem de Frações e identificar as possíveis limitações do uso do Instagram para o ensino de Frações. A pesquisa configura-se de natureza qualitativa (Creswell, 2010), do tipo pesquisa de intervenção pedagógica (Damiani, 2013), e contou com a participação de 17 alunos do 5º ano regularmente matriculados, coletando os dados com o apoio de atividades propostas durante as aulas de Matemática, rodas de conversas e entrevistas semiestruturadas, que foram analisados, utilizando-se do método da análise temática (Braun; Clarke, 2006). A partir dos dados obtidos, considera-se que o Instagram possui diversas funcionalidades que com planejamento e orientação correta por parte docente, podem contribuir com práticas pedagógicas inovadoras que auxiliam os alunos no aprendizado de frações, principalmente por não estar limitado a espaços geográficos, entretanto, possui limitações consideráveis no que se diz respeito à conexão, e acesso de internet para alguns alunos e espaços escolares.pt_BR
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