00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16099
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Jacqueline Praxedes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079389802609076pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Cirlene Jeane Santos e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0895494310671478pt_BR
dc.contributor.referee2Calazans, Denis Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2551443152410199pt_BR
dc.creatorVasconcelos, Dayane Santos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2976476753966876pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-28T15:19:15Z-
dc.date.available2025-04-28-
dc.date.available2025-04-28T15:19:15Z-
dc.date.issued2024-08-05-
dc.identifier.citationVANCONCELOS, Dayane Santos de. A interdisciplinaridade nas aulas de geografia durante o ensino remoto: uma experiência do PIBID. 2025. [17] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16099-
dc.description.abstractThe first reports of debates related to interdisciplinarity emerged in the 20th century, in Europe, as a result of movements that called for teaching that broke with the fragmentation of knowledge, promoting the contextualization of knowledge. For school Geography, the use of interdisciplinary methods makes it possible to bring the content taught closer to the daily lives of students. As a result of the Covid-19 pandemic in 2020, Emergency Remote Education (ERE) was implemented at IFAL, a PIBID Geography field school in the 2018-2020 cycle, making education move to the virtual system. In this panorama, this article aims to present the interdisciplinary project that was developed at IFAL and which involved the participation of teachers from the disciplines of history, philosophy, sociology and agrarian geography. The activity that was carried out had as its theme the socioeconomic and political aspects of Brazil and was carried out in three 3rd year classes of Integrated Technical High School. To find out what the students' impression of the project was, a questionnaire consisting of 4 questions was administered. As a result, it was possible to show that students were more interested and participative in classes, which reinforces the importance of interdisciplinarity as a motivating element for learning. The data indicate that interdisciplinary actions need to become common and routine, not just a project that, even if successful, is punctual; contributing to the dynamism of classes, the development of criticality, reflection and the expansion of knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino da Geografiapt_BR
dc.subjectProjeto Educativopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectEducational Projectpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleA interdisciplinaridade nas aulas de geografia durante o ensino remoto: uma experiência do PIBIDpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoOs primeiros relatos de debates relacionados à interdisciplinaridade, surgiram no século XX, na Europa, fruto de movimentos que reivindicavam um ensino que rompesse com a fragmentação do saber, promovendo a contextualização do conhecimento. Para a Geografia escolar, o uso de métodos interdisciplinares possibilita a aproximação dos conteúdos ministrados com a vida cotidiana dos alunos. Por consequência da pandemia de Covid-19 em 2020, foi implantado no IFAL, escola campo do PIBID Geografia no ciclo 2018-2020, o Ensino Remoto Emergencial (ERE), fazendo com que a educação passasse para o sistema virtual. Nesse panorama, o presente artigo objetiva apresentar o projeto interdisciplinar que foi desenvolvido no IFAL e que envolveu a participação de professores das disciplinas história, filosofia, sociologia e geografia agrária. A atividade que foi realizada, teve como tema os aspectos socioeconômicos e políticos do Brasil sendo realizado em três turmas de 3º ano do Ensino Médio Técnico Integrado. Para saber qual foi a impressão dos alunos sobre o projeto desenvolvido foi aplicado um questionário composto de 4 perguntas. Como resultado foi possível evidenciar que os alunos se mostraram mais interessados e participativos nas aulas, o que reforça a importância da interdisciplinaridade como elemento motivador da aprendizagem. Os dados indicam que é preciso que as ações interdisciplinares se tornem comuns e rotineiras, não apenas um projeto que, mesmo exitoso, seja pontual; contribuindo com a dinamização das aulas, o desenvolvimento da criticidade, a reflexão e a ampliação de saberes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A interdisciplinaridade nas aulas de geografia durante o ensino remoto- uma experiencia do PIBID.pdf240.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.