Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16087
Tipo: | Dissertação |
Título: | Wordwall: a plataforma digital como método educacional no ensino de ecologia |
Autor(es): | Silva, Jadielson Anderson da |
Primeiro Orientador: | Santos, Givaldo Oliveira dos |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Mota, Maria Danielle Araújo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fireman, Elton Casado |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bastos, Ana Paula Solino |
Resumo: | O Wordwall é uma plataforma online que permite aos professores criar e compartilhar jogos didáticos interativos para seus estudantes. A plataforma possibilita a criação de diversas atividades, como jogos de palavras, palavras cruzadas, cartões, exercícios de múltipla escolha, entre outros. Os estudantes podem acessar essas atividades em seus dispositivos e participar de forma interativa. O Wordwall também oferece ferramentas para acompanhamento e avaliação, permitindo aos professores monitorar o progresso dos discentes. Sendo assim, esta pesquisa tem como objeto estudar as possibilidades para o desenvolvimento de jogos didáticos digitais na Plataforma Wordwall, focando no conteúdo de Ecologia e seu impacto no processo de aprendizagem dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio. A coleta de dados foi feita através da explanação de um conteúdo da área de Ecologia e da aplicação de um questionário com perguntas objetivas e dissertativas sobre a avaliação de cada participante em relação à interface do jogo utilizado durante o processo de ensino. Os resultados mostraram que os estudantes estão muito interessados e motivados ao usar a plataforma Wordwall como ferramenta educacional. Eles demostraram que gostam de participar de atividades dinâmicas e interativas, o que indica que os jogos digitais podem ser um meio eficaz de incentivar um ensino com recursos gamificados e a aprendizagem ativa. De acordo com o estudo, a plataforma Wordwall ofereceu uma ampla gama de atividades interativas que podem ser personalizadas para atender às necessidades específicas dos alunos. Isso tuso destacou o quanto é importante que os recursos educacionais digitais sejam adaptáveis e flexíveis para facilitar um ensino personalizado de acordo com cada processo de escolarização de ensino médio. |
Abstract: | Wordwall is na online platform that allows teachers to create and share interactive teaching games for their students. The platform allows the creation of various activities, such as word games, crosswords, cards, multiple choice exercises, among others. Students can access these activities on their devices and participate interactively. Wordwall also offers monitoring and assessment tools, allowing teachers to monitor students' progress. Therefore, this research aims to study the possibilities for developing digital didactic games on the Wordwall Platform, focusing on Ecology content and its impact on the learning process of students in the 3rd year of high school. Data collection was done through the explanation of content in the area of Ecology and the application of a questionnaire with objective and essay questions about the evaluation of each participant in relation to the game interface used during the teaching process. The results showed that students are very interested and motivated when using the Wordwall platform as an educational tool. They demonstrated that they enjoy participating in dynamic and interactive activities, which indicates that digital games can be an effective way of encouraging teaching with gamified resources and active learning. According to the study, the Wordwall platform offered a wide range of interactive activities that could be customized to meet students' specific needs. This highlighted how important it is for digital educational resources to be adaptable and flexible to facilitate personalized teaching according to each secondary education process. |
Palavras-chave: | Wordwall (Plataforma online) Ensino de Ecologia Aprendizagem - ensino médio Learning Platform Ecology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | SILVA, Jadielson Anderson da. Wordwall: a plataforma digital como método educacional no ensino de ecologia. 2025. 216 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. [Acompanha produto educacional]. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16087 |
Data do documento: | 17-set-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Wordwall_a plataforma digital como método educacional no ensino de ecologia.pdf | Wordwall: a plataforma digital como método educacional no ensino de ecologia | 11.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.