00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16043
Tipo: Dissertação
Título: Senso prático e ensino das relações étnico-raciais na sociologia escolar: uma análise de correspondência múltipla
Autor(es): Moraes, Fabio Monteiro de
Primeiro Orientador: Bodart, Cristiano das Neves
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Ivan Fontes
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Welkson Pires da
Resumo: O século XX no Brasil foi marcado pelas disputas por direitos entre a população negra, indígena e pelos brancos que se aliaram em oposição às ideologias eugenistas, ao mito da democracia racial e às políticas de branqueamento implantadas por cientistas, cientistas sociais, educadores/as e políticos de uma elite brasileira, após a abolição legal da escravidão em 1888, sobretudo na primeira metade do século XX. Tais concepções endossavam a ideia da degradação racial, social e cultural, que empurraram para as margens da sociedade a população negra e indígena. Somente com o término da ditadura militar brasileira, no final do século XX, essas populações passaram a ver alguns resultados de suas lutas materializados no campo educacional. Importantes resoluções e leis foram aprovadas nas últimas décadas, incluindo a lei das cotas raciais para os/as estudantes negros/as e indígenas das universidades públicas, bem como a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira (2003) e indígena (2008) ne educação básica. A presente pesquisa se insere no contexto do campo do ensino de Sociologia, principalmente, por meio dos conceitos de Campo, habitus (Bourdieu, 1994; 1996; 2009, 2021) e senso prático (Bourdieu, 2009), buscando ir além das condicionantes puramente escolares, uma vez que visa compreender de quais formas e impulsionados por quais fatores (objetivos e subjetivos) os/as docentes respondem aos desafios cotidianos do ensino das relações étnico-raciais no âmbito da Sociologia Escolar. Para tanto, parte-se de duas hipóteses. Em suma, a primeira fundamenta-se na noção de que as sociabilidades dos/as docentes influenciam suas práticas educativas. A segunda diz respeito à presença e ao modo de abordagem da temática étnico-racial no âmbito da Sociologia escolar, pois nesse contexto, nem sempre essa temática é incluída como conteúdo programático, conforme determinam as Leis 10.639/03 e 11.645/08, e quando ela é incluída, seu ensino pode assumir um caráter tangencial, essencialista e/ou discriminatório. A perspectiva teórico-metodológica adotada foi a Sociologia disposicionalista de Bourdieu, a partir da qual foi possível analisar as disposições dos/as docentes, bem como as estruturas do campo do ensino da Sociologia Escolar, que operam no sentido de constranger a prática dos docentes, “forçando-os/as” a atuarem de uma maneira determinada. Quer dizer, levando-os/as a “jogarem” conforme as regras do “jogo” ou de modo a transgredi-las. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de (i) entrevistas em profundidade com dez docentes que atualmente lecionam no ensino de Sociologia, dentre eles homens e mulheres; análise dos planos de disciplina de cada docente; e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas em que lecionam. Como método de análise principal, utilizamos Análise de Correspondências Múltiplas, por meio da qual foi possível mapear as posições dos/as docentes, em uma dada configuração relacional, correlacionando-as às variáveis suplementares, associadas às práticas docentes e às variáveis ativas, associadas às propriedades sociais oriundas das sociabilidades dos/as docentes. Os resultados revelaram, dentre outras coisas, que aqueles/as docentes com maior volume de capital cultural específico (conhecimentos relacionados à temática étnico-racial), também são aqueles/as que tendem a ter as maiores titulações acadêmicas; a estarem envolvidos/as com grupos sociais, políticos e culturais; e a abordarem a temática com uma frequência mediana. Já os/as docentes com maiores índices de engajamento com a temática étnico-racial são aqueles/as que se declaram como pessoas negras ou pretas; que afirmam que já sofreram racismo; e tendem a abordar a temática muito frequentemente. Em outra chave de análise dos resultados, ficou evidente que os/as docentes tendem a responder às situações do cotidiano escolar em que estão inseridos/as de quatro maneiras. São elas: por meio daquilo que nomeamos como: (i) Efeito reflexivo do tipo habitus → campo; (ii) Efeito coercivo do tipo campo → habitus; (iii) Efeito tendencial do tipo campo ⟷ habitus; e (iv) Efeito situacional do tipo campo ⟷ habitus.
Abstract: The 20th century in Brazil was marked by the struggles for rights among Black, Indigenous, and white populations who aligned themselves against eugenic ideologies, the myth of racial democracy, and the whitening policies implemented by scientists, social scientists, educators, and politicians from a Brazilian elite after the legal abolition of slavery in 1888, especially during the first half of the 20th century. These beliefs endorsed ideas of racial, social, and cultural degradation, pushing Black and Indigenous populations to the margins of society. It was only with the end of the Brazilian military dictatorship in the late 20th century that these populations began to see some results of their struggles materialize in the educational field. Important resolutions and laws have been passed in recent decades, including the law on racial quotas for Black and Indigenous students in public universities, as well as the mandate to teach Afro-Brazilian (2003) and Indigenous (2008) history and culture in primary and secondary education. The present research is situated within the context of teaching Sociology, primarily through the concepts of Field, habitus (Bourdieu, 1994; 1996; 2009; 2021), and practical sense (Bourdieu, 2009), aiming to go beyond purely schoolrelated conditions as it seeks to understand how and driven by what factors (both objective and subjective) teachers respond to the everyday challenges of teaching ethnic-racial relations in the context of school Sociology. To this end, two hypotheses are proposed. In summary, the first is based on the notion that teachers' social networks influence their educational practices. The second pertains to the presence and approach to the ethnic-racial theme in the context of school Sociology, as this theme is not always included as a programmatic content as required by Laws 10.639/03 and 11.645/08, and when it is included, its teaching may take on a tangential, essentialist, and/or discriminatory character. The theoretical-methodological perspective adopted was Bourdieu's dispositionalist Sociology, through which it was possible to analyze the dispositions of teachers as well as the structures of the field of school Sociology teaching, which operate in a way that constrains teachers' practice, "forcing" them to act in a determined manner. In other words, leading them to "play" according to the "rules of the game" or in a way that transgresses them. The research data was collected through (i) in-depth interviews with ten teachers currently teaching Sociology, including both men and women; analysis of each teacher's course syllabi; and analysis of the Pedagogical Political Projects (PPPs) of the schools where they teach. As the main analysis method, we used Multiple Correspondence Analysis, through which it was possible to map the positions of teachers in a given relational configuration, correlating them with supplementary variables associated with teaching practices and active variables associated with the social properties derived from teachers' social networks. The results revealed, among other things, that those teachers with the highest volume of specific cultural capital (knowledge related to the ethnic-racial theme) also tend to have the highest academic qualifications; be involved with social, political, and cultural groups; and approach the theme with moderate frequency. On the other hand, teachers with the highest levels of engagement with the ethnic-racial theme are those who identify as Black; who have experienced racism; and tend to approach the theme very frequently. In another analysis of the results, it became clear that teachers tend to respond to the situations of everyday school life they are immersed in in four ways. These are through what we named as: (i) Reflexive effect of habitus → field; (ii) Coercive effect of field → habitus; (iii) Tendency effect of field ⟷ habitus; and (iv) Situational effect of field ⟷ habitus.
Palavras-chave: Ensino de sociologia
Relações étnico-raciais
Sociologia escolar
Senso prático
Habitus
Campo
Teaching Sociology
Practical sense
Field
Ethnic-racial relations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citação: MORAES, Fabio Monteiro de. Senso prático e ensino das relações étnico-raciais na sociologia escolar: uma análise de correspondência múltipla. 2025. 169 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16043
Data do documento: 7-mai-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Senso prático e ensino das relações étnico-raciais na sociologia escolar_uma análise de correspondência múltipla.pdfSenso prático e ensino das relações étnico-raciais na sociologia escolar: uma análise de correspondência múltipla3.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.