00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16038
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gewehr, Rodrigo Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5323826204760051pt_BR
dc.contributor.referee1Henriques, Fernando Meireles Monegalha-
dc.creatorSilva, Francisco Jafet Monteiro Teles-
dc.creatorSarmento, Everaldo Cândido-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5814805476955836pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3180409832935904pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-17T14:14:10Z-
dc.date.available2025-04-17-
dc.date.available2025-04-17T14:14:10Z-
dc.date.issued2024-09-23-
dc.identifier.citationSILVA, Francisco Jafet Monteiro Teles; SARMENTO, Everaldo Cândido. Schelling e Camus: ecos do inconsciente na atividade estética. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16038-
dc.description.abstractThe present text aims to discuss an alignment of Schelling's postulates regarding an emergent idea of the unconscious within what might be considered aesthetic activity in an existential context. To this end, Schelling's thought on the unconscious as the creative ground of being and reality is articulated with Albert Camus's ethics, which posits a stylization of existence arising from the experience of the absurd. It is observed that the convergence between these authors occurs in how art becomes a bridge between the conscious and the unconscious, allowing the subject to engage with the deeper realities of their subjective experience through aesthetic creation. Albert Camus's stylized being dialogues with Schelling’s conception of the unconscious through the elements that define aesthetic activity as articulated by both authors, i.e., passion, revolt, thought, consciousness, and the absurd in Camus’s thought works analogously to the elements of ground, unconscious, consciousness, and the self in artistic creation according to Schelling. In this sense, both authors converge on the primacy of aesthetic activity. Schelling and Camus advocate for aesthetic activity as a consciously consciousunconscious activity wherein the self-conscious being experiences a contradiction between unconscious and conscious aspects, which, in turn, leads to a sensitivity to contradiction and, from this sensitivity, the intentional and spontaneous production of something new. Thus, in both authors, the activity that leads to fulfillment lies in the equation of the joint activity between the unconscious (passion and the ground/nature) and conscious (reason, thought, the self, revolt), as revolt brings to light what passion longs, just as the self and its qualities bring forth its will from the ground.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologia- Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSchelling, Friedrich Wilhelm Joseph von, 1775 - 1884pt_BR
dc.subjectCamus, Albert, 1913- 1960pt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectFilosofia da artept_BR
dc.subjectInconscientept_BR
dc.subjectArtistapt_BR
dc.subjectSchellingpt_BR
dc.subjectCamuspt_BR
dc.subjectUnconsciouspt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectArtistpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleSchelling e Camus: ecos do inconsciente na atividade estéticapt_BR
dc.title.alternativeSchelling and Camus: echoes of the unconscious in aesthetic activitypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente texto tem por objetivo discutir uma aproximação dos postulados de Schelling acerca de uma ideia emergente do inconsciente no que seria a atividade estética em um campo existencial. Para tanto, articulou-se o pensamento de Schelling acerca do inconsciente enquanto fundo criativo de um ser e da realidade ao pensamento de Albert Camus em sua ética enquanto uma estilização da existência decorrente da experiência do sentimento absurdo. Observa-se que a convergência entre os autores se dá na maneira como a arte se torna uma ponte entre o consciente e o inconsciente, permitindo que o sujeito, por meio da criação estética, dialogue com as realidades mais profundas de sua experiência subjetiva: o ser estilizado de Albert Camus dialoga com a concepção de um inconsciente schellingniano a partir dos elementos que envolvem a atividade estética nos termos que ambos os autores estabelecem em seus pensamentos, isto é, a paixão, a revolta, o pensamento, a consciência e o absurdo no pensamento de Camus funcionam de maneira análoga aos elementos de fundo, inconsciente, consciência e Eu na criação artística segundo Schelling, nesse sentido, em ambos os autores, encontra-se o ponto de convergência na primazia da atividade estética. Tanto Schelling quanto Camus defendem a atividade estética nos termos de uma atividade inconsciente-consciente conscientemente na qual o ser consciente de si experiencia uma contradição entre aspectos inconscientes e conscientes que, por sua vez, decorre na sensibilidade da contradição e, a partir dessa sensibilidade, produz-se intencionada e espontaneamente algo. Assim, em ambos os autores, a atividade que leva à felicidade está na equação da atividade conjunta entre o inconsciente (paixão e o fundo/natureza) e a consciência (razão, pensamento, Eu, revolta), visto que a revolta faz ascender da escuridão aquilo pelo que a paixão anseia, assim como o Eu e suas qualidades faz ascender do fundo sua vontade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Schelling e Camus_ecos do inconsciente na atividade estética.pdfSchelling e Camus: ecos do inconsciente na atividade estética431.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.