Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16021
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise quantitativa das provas do ENEM quanto a disciplina de biologia |
Autor(es): | Ribeiro, Ana Luiza Silva |
Primeiro Orientador: | Rosa, Giana Raquel |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Lilian Carmen Lima dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Andrade, Felipe Rodrigues de |
Resumo: | O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é uma avaliação nacional que objetiva diagnosticar a educação básica no Brasil, servindo também como via de acesso ao Ensino Superior no país. Por essas razões, influencia diretamente o currículo escolar no país. O presente estudo buscou identificar as competências e habilidades nas questões de Biologia mais frequentes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), através de um sorteio. Como pesquisa documental e descritiva, de natureza quantitativa, foram analisadas todas as provas de Ciências da Natureza, em especial as questões voltadas para Biologia nos anos de 2009, 2010 e 2018, bem como os microdados das provas, disponibilizados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Após a análise, dados foram criados através de uma tabela e dois gráficos, onde reuniu as competências de cada questão de acordo com o tema abordado nos exames com base nos parâmetros curriculares nacionais (PCNS) destinados ao ensino médio e no que diz respeito à base nacional comum curricular (BNCC), as mesmas foram identificadas as competências e habilidade criteriosamente. |
Abstract: | The National Secondary Education Examination (ENEM) is a national assessment that aims to diagnose basic education in Brazil, also serving as a route to access Higher Education in the country. For these reasons, it directly influences the school curriculum in the country. The present study sought to identify the skills and abilities in the most frequent Biology questions in the National High School Exam (ENEM) tests, through a draw. As documentary and descriptive research, of a quantitative nature, all Natural Sciences tests were analyzed, especially the questions focused on Biology in the years 2009, 2010 and 2018, as well as the microdata from the tests, made available on the website of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). After analysis, data was created through a table and two graphs, which brought together the skills of each question according to the topic covered in the exams based on the national curriculum parameters (PCNS) aimed at secondary education and with regard to the basic national common curriculum (BNCC), the skills and abilities were carefully identified. |
Palavras-chave: | ENEM Biologia Currículo Questões do ENEM National High School Examination Issue analysis Biology Content analysis |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura |
Citação: | RIBEIRO, Ana Luiza Silva. Análise quantitativa das provas do ENEM quanto a disciplina de biologia . 2025. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16021 |
Data do documento: | 23-nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Análise quantitativa das provas do ENEM quanto a disciplina de biologia.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.