00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16021
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise quantitativa das provas do ENEM quanto a disciplina de biologia
Autor(es): Ribeiro, Ana Luiza Silva
Primeiro Orientador: Rosa, Giana Raquel
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Lilian Carmen Lima dos
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Felipe Rodrigues de
Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é uma avaliação nacional que objetiva diagnosticar a educação básica no Brasil, servindo também como via de acesso ao Ensino Superior no país. Por essas razões, influencia diretamente o currículo escolar no país. O presente estudo buscou identificar as competências e habilidades nas questões de Biologia mais frequentes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), através de um sorteio. Como pesquisa documental e descritiva, de natureza quantitativa, foram analisadas todas as provas de Ciências da Natureza, em especial as questões voltadas para Biologia nos anos de 2009, 2010 e 2018, bem como os microdados das provas, disponibilizados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Após a análise, dados foram criados através de uma tabela e dois gráficos, onde reuniu as competências de cada questão de acordo com o tema abordado nos exames com base nos parâmetros curriculares nacionais (PCNS) destinados ao ensino médio e no que diz respeito à base nacional comum curricular (BNCC), as mesmas foram identificadas as competências e habilidade criteriosamente.
Abstract: The National Secondary Education Examination (ENEM) is a national assessment that aims to diagnose basic education in Brazil, also serving as a route to access Higher Education in the country. For these reasons, it directly influences the school curriculum in the country. The present study sought to identify the skills and abilities in the most frequent Biology questions in the National High School Exam (ENEM) tests, through a draw. As documentary and descriptive research, of a quantitative nature, all Natural Sciences tests were analyzed, especially the questions focused on Biology in the years 2009, 2010 and 2018, as well as the microdata from the tests, made available on the website of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). After analysis, data was created through a table and two graphs, which brought together the skills of each question according to the topic covered in the exams based on the national curriculum parameters (PCNS) aimed at secondary education and with regard to the basic national common curriculum (BNCC), the skills and abilities were carefully identified.
Palavras-chave: ENEM
Biologia
Currículo
Questões do ENEM
National High School Examination
Issue analysis
Biology
Content analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: RIBEIRO, Ana Luiza Silva. Análise quantitativa das provas do ENEM quanto a disciplina de biologia . 2025. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16021
Data do documento: 23-nov-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise quantitativa das provas do ENEM quanto a disciplina de biologia.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.