Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15999
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A valorização da diversidade cultural e étnica na construção do conhecimento geográfico: a importância das leis 10.639/03 e 11.645/08 no ensino fundamental II |
Autor(es): | Amorim, Herigleydson Thomás da Silva |
Primeiro Orientador: | Santos Junior, Avelar Araujo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pinto, Kinsey Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Douglas Leoni Rodrigues Melo da |
Resumo: | A pesquisa busca analisar a importância de incluir os temas das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental II, visando promover uma educação mais inclusiva e consciente da diversidade étnico-racial do Brasil. As leis determinam a inclusão da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nos currículos escolares, buscando combater o racismo estrutural e promover a valorização das contribuições desses grupos para a formação da sociedade brasileira. A Geografia, como disciplina que estuda o espaço geográfico e suas relações sociais, tem um papel fundamental nesse contexto, permitindo aos alunos compreenderem a interação entre os aspectos físicos, humanos e culturais do ambiente em que vivem. A pesquisa visa analisar a importância de tratar sobre as leis nas aulas de Geografia, identificando conteúdos específicos, estratégias pedagógicas e desafios para sua implementação, contribuindo para uma reflexão sobre a prática educacional e a promoção da equidade racial na escola. |
Abstract: | The research seeks to analyze the importance of including the themes of laws 10.639/03 and 11.645/08 in Elementary School Geography classes, aiming to promote a more inclusive education and awareness of ethnic-racial diversity in Brazil. The laws determine the inclusion of Afro-Brazilian, African, and indigenous history and culture in school curricula, seeking to combat structural racism and promote the appreciation of the contributions of these groups to the formation of Brazilian society. Geography, as a discipline that studies geographic space and its social relations, plays a fundamental role in this context, allowing students to understand the interaction between the physical, human and cultural aspects of the environment in which they live. The research aims to analyze the importance of dealing with the laws in Geography classes, identifying specific contents, pedagogical strategies and challenges for their implementation, contributing to a reflection on educational practice and the promotion of racial equity in school. |
Palavras-chave: | Ensino Fundamental - 5a a 8a Geografia Ensino Desigualdades sociais Diversidade cultural Elementary School - 5th to 8th grade Geography Education Social inequalities Cultural diversity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura |
Citação: | AMORIM, Herigleydson Thomás da Silva. A valorização da diversidade cultural e étnica na construção do conhecimento geográfico: a importância das leis 10.639/03 e 11.645/08 no ensino fundamental II. 2025. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15999 |
Data do documento: | 19-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A valorização da diversidade cultural e étnica na construção do conhecimento geográfico a importância das leis 10.63903 e 11.64508 no ensino fundamental II.pdf | 841.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.