00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15998
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O smartphone no ensino de geografia: propostas para o estudo da paisagem
Autor(es): Oliveira, Hiago Mateus Neves de
Primeiro Orientador: Silva, Simone Affonso da
metadata.dc.contributor.referee1: Melo Filho, Dirceu Rogério Cadena de
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Kinsey Santos
Resumo: As novas tecnologias, principalmente o smartphone, fazem parte da rotina diária das pessoas e podem se tornar um instrumento para o ensino-aprendizagem. O docente pode aproveitar as novas tecnologias como aliadas para alcançar os seus objetivos, utilizando diversos aplicativos para engajar os alunos na aula e enriquecer alguns conteúdos ou atividades. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar como as novas tecnologias podem ajudar no ensino-aprendizagem do conceito de paisagem nas aulas de Geografia do ensino básico utilizando o smartphone. Na metodologia, temos uma pesquisa bibliográfica e documental, pautada, dentre outros procedimentos de investigação, na proposição de sequências didáticas. Como resultados da investigação, ressaltamos: a concepção de paisagem na escola alemã, que trabalhou as características naturais da paisagem através do empirismo; a escola francesa desenvolveu o conceito de “gênero de vida” e como ele forma a paisagem; a escola russa inicialmente desenvolveu a Teoria dos Geossistemas; e a escola anglo-saxônica estudou a paisagem cultural, formada a partir da ação dos seres humanos. No Brasil, alguns autores tiveram influência da escola francesa para desenvolver o conceito de paisagem, analisando o espaço geográfico de acordo com as transformações do uso e ocupação nas cidades e nas áreas costeira, juntamente com as outras escolas do pensamento geográfico, que a paisagem vai deixar de ser algo que apenas a vista alcança e passa a abranger os outros sentidos. No ensino de Geografia, a abordagem do conceito de paisagem segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), buscando estabelecer a relação do aluno com a sociedade e com o mundo, desenvolvendo identidade sociocultural e transformações da paisagem natural e antrópica. A BNCC respalda o uso de novas tecnologias, chamadas de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), o que vem alterando a forma de se comunicar, relacionar e trabalhar. Com isso, o smartphone vem se destacando no ambiente escolar. Porém, não cabe apenas utilizar as novas tecnologias como meio ou suporte para promover aprendizagens e despertar o interesse dos alunos, mas sim utilizá-las para que os alunos desenvolvam o letramento digital. Utilizando as Metodologias Ativas, que busca formar alunos autônomos e participativos, através da gamificação. Alguns aplicativos vão além do simples uso da fotografia: o Chatterpix permite criar e animar imagens, tornando mais dinâmica a descrição do trajeto que o aluno faz de casa para a escola e quais mudanças ocorreram na paisagem; o GeoGuessr permite a navegação entre imagens de diversas partes do mundo, desafiando o aluno a encontrar no mapa-mundi em qual país cada imagem foi tirada, uma atividade que pode ser realizada em grupo na escola. Concluímos que a partir de tais atividades, é possível promover a reflexão sobre o uso das TDIC’s bem como explicar o conceito de paisagem e sua importância na Geografia.
Abstract: New technologies, especially smartphones, are part of people's daily routines and can become a tool for teaching and learning. Teachers can take advantage of new technologies as allies to achieve their goals, using various apps to engage students in class and enrich some content or activities. The aim of this research is to analyze how new technologies can help in the teaching and learning of the concept of landscape in elementary school geography classes using smartphones. The methodology is bibliographical and documentary research, based, among other research procedures, on the proposition of didactic sequences. As a result of the research, we highlight: the concept of landscape in the German school, which worked on the natural characteristics of the landscape through empiricism; the French school developed the concept of “genre of life” and how it forms the landscape; the Russian school initially developed the Theory of Geosystems; and the Anglo-Saxon school studied the cultural landscape, formed from the action of human beings. In Brazil, some authors were influenced by the French school to develop the concept of landscape, analyzing the geographical space according to the transformations of use and occupation in cities and coastal areas, together with the other schools of geographical thought, that landscape will cease to be something that only the eye can see and will come to encompass the other senses. In Geography teaching, the approach to the concept of landscape follows the National Common Curriculum Base (BNCC), seeking to establish the student's relationship with society and the world, developing socio-cultural identity and transformations of the natural and man-made landscape. The BNCC supports the use of new technologies, called Digital Information and Communication Technologies (DICTs), which has changed the way people communicate, relate and work. As a result, the smartphone has come to the fore in the school environment. However, it's not just a matter of using new technologies as a means or support to promote learning and arouse students' interest, but of using them so that students develop digital literacy. Using Active Methodologies, which seek to form autonomous and participative students through gamification. Some apps go beyond the simple use of photography: Chatterpix allows you to narrate and animate images, making it more dynamic to describe the journey the student makes from home to school and what changes have occurred in the landscape; GeoGuessr allows you to navigate between images from different parts of the world, challenging the student to find on the world map which country each image was taken in, an activity that can be carried out in groups at school. We conclude that these activities can be used to promote reflection on the use of DICTs, as well as explaining the concept of landscape and its importance in Geography.
Palavras-chave: Tecnologias digitais
Ensino- aprendizagem
Paisagem
Ensino de geografia
Metodologias ativas de ensino
Digital technologies
Teaching-learning
Landscape
Geography teaching
Active teaching methodologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: OLIVEIRA, Hiago Mateus Neves de. O smartphone no ensino de geografia: propostas para o estudo da paisagem. 2025. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15998
Data do documento: 28-ago-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O smartphone no ensino de geografia- propostas para o estudo da paisagem.pdf5.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.