Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15970
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma análise correlacional da capacidade de autorregulação e o desempenho de estudantes da educação online |
Autor(es): | Santos, Augusto Verçosa Lima, Rosana Alves de |
Primeiro Orientador: | Paiva, Ranilson Oscar Araújo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Matos, Diego Dermeval Medeiros da Cunha |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pinho Júnior, Dalgoberto Miguilino |
Resumo: | No presente trabalho, abordamos o tema autorregulação da aprendizagem no ensino superior na modalidade a distância. Este trabalho tem como objetivo avaliar a capacidade de autorregulação de estudantes de cursos à distância, identificar os impactos socioeconômicos e culturais na capacidade de autorregulação da aprendizagem, bem como avaliar a correlação com o resultado acadêmico. Um total de 26 estudantes responderam a um questionário constituído de três partes: na primeira, solicitamos dados pessoais do estudante para uma análise socioeconômica demográfica; a segunda parte foi composta por 21 questões, onde obtivemos informações a respeito da sua experiência com cursos EaD e; Na terceira parte, utilizamos o questionário QIAR (Questionário de Instrumentalidade da Autorregulação da Aprendizagem) para avaliar a capacidade de autorregulação dos participantes. A coleta de dados foi realizada on-line, por meio de um Formulário do Google. Os resultados comprovaram que há uma correlação moderada entre a capacidade de autorregular sua aprendizagem e o desempenho dos estudantes nos seus respectivos cursos. Isso evidencia uma influência entre a capacidade de se autorregular e o coeficiente (nota global do estudante no curso, ou seja, seu desempenho acadêmico no curso). Dentro do contexto desta pesquisa, os resultados nos permitem afirmar que autorregular contribui para o desempenho do estudante no curso. A partir dos resultados apresentados, espera-se contribuir para aprofundar o conhecimento sobre a autorregulação da aprendizagem no ensino a distância e que as universidades promovam e motivem os alunos a desenvolver estratégias para autorregular a sua própria aprendizagem. |
Abstract: | In the present work, we approach the topic of self-regulation of learning in higher education in the distance modality. This work aims to evaluate the selfregulation capacity of students in distance learning courses, to identify the socioeconomic and cultural impacts on the self- regulation capacity of learning, as well as to assess the correlation with academic results. A total of 26 students responded to a questionnaire consisting of three parts: in the first, we requested personal data from the student for a demographic socioeconomic analysis; the second part consisted of 21 questions, where we obtained information about their experience with distance education courses and; In the third part, we used the QIAR questionnaire (Questionnaire of Instrumentality of Self-Regulation of Learning) to assess the self-regulation capacity of the participants. Data collection was performed online, using a Google Form. The results showed that there is a moderate correlation between the ability to self-regulate their learning and students' performance in their respective courses. This shows an influence between the ability to self-regulate and the coefficient (student's overall grade in the course, that is, their academic performance in the course). Within the context of this research, the results allow us to affirm that self-regulation contributes to student performance in the course. Based on the results presented, it is expected to contribute to deepening knowledge about the self-regulation of learning in distance learning and that universities promote and motivate students to develop strategies to self-regulate their own learning. |
Palavras-chave: | Autoregulação da aprendizagem Ensino superior Educação à distância Desempenho estudantil Educação Online Estratégias de Autorregulação Online Education Higher Education Self-Regulation of Learning SelfRegulation Strategies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Sistema de Informação - Bacharelado |
Citação: | SANTOS, Augusto Verçosa; LIMA, Rosana Alves de. Uma análise correlacional da capacidade de autorregulação e o desempenho de estudantes da educação online. 2025. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15970 |
Data do documento: | 19-ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma análise correlacional da capacidade de autorregulação e o desempenho de estudantes da educação online.pdf | Uma análise correlacional da capacidade de autorregulação e o desempenho de estudantes da educação online | 1.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.