00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15963
Tipo: Tese
Título: Linguagem e discurso: a constituição de autoria pela contrapalavra
Autor(es): Santos, Wilton Petrus dos
Primeiro Orientador: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Valéria Campos
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Yana Liss Soares
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Jânio Nunes dos
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Nádson Araújo dos
Resumo: A presente investigação objetivou analisar a constituição de autoria do discurso escrito pela contrapalavra em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, problematizou-se: qual o papel da palavra outra para a constituição da palavra própria? Qual o papel do outro e da escrita situada na formação do sujeito autor? Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa (BAUER; GASKEL, 2002), de base analítico-discursiva (BAKHTIN, 2011). Para realização da referida investigação, utilizou-se diferentes estratégias e instrumentos para o levantamento dos dados: 1) Auto-observação; 2) observações e participações nas aulas; 3) gravações e transcrições das eventicidades discursivas entre alunos, como também, entre alunos e professor pesquisador; e 4) anotações sobre intervenções em práticas de produção textual. Buscou-se ancoragem na teoria dialógica de Mikhail Bakhtin e do Círculo para análise dos dados. E, fundamentando-se nessa ideia, procurou-se teorizar ideias outras, a partir da perspectiva dialógica da linguagem na construção do ser em evento. Essa interação de vozes dialógicas trouxe como resultado o enriquecimento teórico para abordagem das categorias de análise: inacabamento discursivo; emolduramento; contrapalavra; o terceiro sujeito do discurso; exotopia e formação do sujeito (BAKHTIN, 2011). Em tese o inacabamento e o emolduramento da discursividade geram a contrapalavra, através da qual, o sujeito compreende o enunciado e responde ativamente, desenvolvendo autoria. O outro assume um lugar significativo na reelaboração dos sentidos através da prática da tomada e devolução da palavra, que permitem a reorganização das ideias do autor. Em visão excedente, o outro possui papel relevante e determina a cadeia ininterrupta do discurso alheio.
Abstract: The present investigation aimed to analyze the constitution of authorship of the discourse written by the counterword in a 5th grade class of Elementary School. Thus, it was problematized: what is the role of the word other for the constitution of the word itself? What is the role of the other and of writing in the formation of the author? This is a qualitative research (BAUER; GASKEL 2002), with an analytical-discursive basis (BAKHTIN, 2011). Different strategies and instruments were used to collect the data: 1) Self-observation; 2) observations and participation in classes; 3) recordings and transcriptions of discursive eventicities between students, as well as between students and the research teacher; and 4) notes on interventions in textual production practices. We sought to anchor it in the dialogic theory of Mikhail Bakhtin and the Circle for data analysis. And, based on this idea, we tried to theorize other ideas, from the dialogical perspective of language in the construction of being in an event. This interaction of dialogical voices resulted in theoretical enrichment to approach the categories of analysis: discursive incompleteness; framing; counterword; the third subject of the discourse; exotopia and the formation of the subject (BAKHTIN, 2011). In theory, the incompleteness and framing of the discursivity generate the counterword, through which the subject understands the utterance and responds actively, developing authorship. The other assumes a significant place in the re-elaboration of meanings through the practice of taking and returning the word, which allows the reorganization of the author's ideas. In an excess view, the other has a relevant role and determines the uninterrupted chain of other people's discourse.
Palavras-chave: Escrita
Discurso
Contrapalavra
Autoria
Writing
Speech
Counterword
Authorship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Wilton Petrus dos. Linguagem e discurso: a constituição de autoria pela contrapalavra. 2024. 101f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15963
Data do documento: 30-abr-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Linguagem e discurso a constituição de autoria pela contrapalavra.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.