Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15949
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Modalidades de justiça em Emmanuel Levinas: a ética da responsabilidade no direito contemporâneo |
Autor(es): | Silva Júnior, Francisco Manoel da |
Primeiro Orientador: | Viana, Cristina Amaro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gallucci, Natacha Muriel López |
metadata.dc.contributor.referee2: | Flores, Alberto Vivar |
Resumo: | O Trabalho buscou investigar a ética levinasiana como alternativa ao fazer jurídico fundado na ontologia, esta última uma característica da Ciência do Direito, instrumentalizada pela Política, e que tem, sobretudo após o liberalismo, servido para categorizar humanos em estruturas sociais hierárquicas, negando, em alguns aspectos legislativos, a alteridade desses vulneráveis. No curso da Filosofia e do Direito, a questão da justiça sempre esteve presente. É trabalho árduo estabelecer a “linha” o critério que evidencia a distinção entre a justiça e a injustiça, independentemente do tipo de pensamento proposto. É difícil pelo fato de a justiça não ser um dado em si mesma. A certeza da justiça ou injustiça emerge do exame do ato, que se envolve contextualmente em valores/princípios e aspectos finalísticos que compõem o conteúdo da dita “linha”. O entendimento da justiça em Levinas passa pela evidência de uma desigualdade em gênese, uma dissimetria intersubjetiva que acaba por notabilizar a necessidade de ser previamente responsável pelo outro, havendo nessa postura a indispensabilidade da justiça. Logo, a noção de justiça em Levinas é fundada a partir da noção de responsabilidade. Em Levinas, não é a justiça uma questão de eficácia funcional da cidade, ou de justa medida das virtudes; não é problema eminentemente prático do fazer jurisdicional, mas sim um fazer ético-moral devido em qualquer sistema de pensamento, cuja base é a alteridade insubmissa à ontologia e essa insubmissão se funda na noção de Infinito e do Rosto, trilha segura para responsabilidade na relação de alteridade, como contraponto à dissimetria intersubjetiva. Contrariamente segue a dita modernidade na qual o humano e sua capacidade de conhecimento são os critérios de determinação do outro e dos Outros, o que engloba o entendimento do justo, expresso nas normas jurídicas, como uma vontade soberana posta na lei do Ser e do Dever. |
Abstract: | The Work sought to investigate Levinsian ethics as an alternative to legal practice based on ontology, the latter a characteristic of the Science of Law, instrumentalized by Politics, and which has, especially after liberalism, served to categorize humans in hierarchical social structures, denying, in some legislative aspects, the otherness of these vulnerable. In the course of Philosophy and Law, the issue of justice has always been present. It is hard work to establish the "line" the criterion that highlights the distinction between justice and injustice, regardless of the type of thought proposed. It is difficult because justice is not a given in itself. The certainty of justice or injustice emerges from the examination of the act, which is contextually involved in values/principles and finalistic aspects that make up the content of the said "line". The understanding of justice in Levinas goes through the evidence of an inequality in genesis, an intersubjective dyssymmetry that ends up noting the need to be previously responsible for the other, with this posture being the indispensability of justice. Therefore, the notion of justice in Levinas is founded from the notion of responsibility. In Levinas, justice is not a matter of functional effectiveness of the city, or of just measure of virtues; it is not an eminently practical problem of jurisdictional doing, but rather an ethical-moral doing due in any system of thought, whose basis is the unsubmissive otherness to ontology and this insubmission is based on the notion of Infinite and the Face, a safe path for responsibility in the relationship of otherness, as a counterpoint to intersubjective dissymmetry. In contrast, it follows the so-called modernity in which the human and his capacity for knowledge are the criteria of determination of the other and the Others, which encompasses the understanding of the just, expressed in legal norms, as a sovereign will placed in the law of Being and Duty. |
Palavras-chave: | Levinas Justiça Ética Alteridade Direito Levinas Justice Ethics Otherness Law |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Filosofia- Licenciatura |
Citação: | SILVA JÚNIOR, Francisco Manoel da. Modalidades de justiça em Emmanuel Levinas: a ética da responsabilidade no direito contemporâneo. 2025. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15949 |
Data do documento: | 7-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FILOSOFIA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Modalidades de justiça em Emmanuel Levinas a ética da responsabilidade no direito contemporâneo.pdf | 901.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.