00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15945
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A divulgação científica como ferramenta para o ensino de biologia no espaço não formal um relato de experiência
Autor(es): Oliveira, Danka Verçosa
Primeiro Orientador: Mota, Maria Danielle Araujo
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Ana Júlia Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Aleilson Da Silva
Resumo: A partir das vivências pessoais, o presente trabalho envolve um relato de experiência voltados para a divulgação científica e museus virtuais no Estágio Supervisionado (ES) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Nesse sentido, o trabalho buscou responder como o Museu Virtual podem ser eficaz na integração da Divulgação Científica no ensino não formal de Biologia? O bjetivo geral buscou explorar como a divulgação científica, por meio do museu virtual em plataformas digitais, pode ser aplicada ao ensino de Biologia em espaço não formal, tendo como específicos: Identificar plataformas digitais viáveis para utilização ou criação de um museu virtual para o ensino de Biologia; a experiência e a estratégia utilizada no Estágio Supervisionado 1, focando na divugação científica; Avaliar os impactos da utilização de cards informativos nas redes sociais para promover a Biologia. Durante o ES fora criada uma atividade para divulgação científica a partir de cards informativos por meio de plataformas digitais; a utilização dos cards pode propiciar uma atração interativa além de auxiliar na aprendizagem. Como resultado, todas as postagens tiveram retorno positivo quanto ao esperado, em que todas as produções possuíram bastante interação entre o público-alvo. Ao final das análises, foi possível observar que o ensino de Biologia está diretamente ligado à divulgação científica atualmente.
Abstract: Based on personal experiences, this work involves a report on previous experiences for scientific dissemination and virtual museums in the Supervised Internship (ES) of the Degree in Biological Sciences. In this sense, the work sought to answer how the Virtual Museum can be effective in integrating Scientific Dissemination into non-formal Biology teaching? The general objective sought to explore how scientific dissemination, through the virtual museum on digital platforms, can be applied to the teaching of Biology in a non-formal space, with specifics: identifying viable digital platforms for use or creation of a virtual museum for the teaching of Biology; Describe the experience and strategies used in the supervised internship 1, focusing on scientific dissemination; Evaluate the impacts of using information cards on social media to promote Biology. During ES, an activity for scientific dissemination was created using information cards through digital platforms; The use of cards can provide an interactive attraction in addition to helping with learning. As a result, all posts had a positive response as expected, with all productions having a lot of interaction among the target audience. At the end of the analyses, it was possible to observe that the teaching of Biology is directly linked to scientific issemination today.
Palavras-chave: Biologia
Ambiente Não Formal
Divulgação Científica
Museu Virtual
Biology
Non-Formal Environment
Scientific divulgation
Virtual Museum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: OLIVEIRA, Danka Verçosa. A divulgação científica como ferramenta para o ensino de biologia no espaço não formal: um relato de experiência. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15945
Data do documento: 1-ago-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.