00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CIED - COORDENADORIA INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CIED Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - CIED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15939
Tipo: Especialização
Título: (Re)pensando a diversidade no ambiente escolar: desmistificando ideias conservadoras
Título(s) alternativo(s): (Re)thinking diversity in school environment: demystifying conservative ideas
Autor(es): Oliveira, Rafaela Calaça de
Primeiro Orientador: Barretto, Elvira Simões
Resumo: Este artigo, recorte de um projeto de intervenção nomeado “Tolerar o Diferente Não Ajuda na Aceitação das Diferenças”, desenvolvido no período de 17 à 26 de fevereiro de 2016, que teve por objetivo conscientizar a comunidade escolar em relação ao respeito à diversidade e às diferenças, desmistificando ideias preconceituosas e discriminatórias propagadas pela sociedade. A pesquisa é de natureza qualitativa que consistiu em uma formação para a comunidade escolar da instituição de ensino Escola Municipal de Educação Básica Maria da Glória Duarte de Omena, localizada na cidade de Messias/AL, através de encontros, que foram realizadas rodas de conversas, entrega de questionários, além de trocas de experiências por meio de relatos vivenciados pelos educadores no exercício de sua profissão. Diante disso, partiu-se dos seguintes questionamentos: de que forma a diversidade é trabalhada pelo corpo docente? Essa questão central de pesquisa, desdobra-se em outros questionamentos secundários, tais como: qual o posicionamento dos (as) professores (as) diante das atitudes de preconceito e discriminação? Os (as) professores (as) obtém êxito em suas intervenções quando se trata de atos discriminatórios? Para fundamentar o trabalho nos valemos de autores como, Deschatzky e Skliar (2000), Junqueira (2009), Araújo e Santos (2001), Barreto (2015), entre outros que nos ajudam a refletir sobre discussões acerca da diversidade e o papel que a escola exerce frente a estas problemáticas. Portanto, nas rodas de conversas os professores relataram que encontram dificuldades para lhe dar com situações de preconceito em sala de aula. Concluímos que é necessário que os(as) professores(as) busquem maneiras e práticas pedagógicas, através de diálogos com seus alunos(as), que o(a) levem a refletir sobre as situações de preconceito, no qual, todos consigam ter um olhar de respeito diante das particularidades de cada indivíduo. Assim, a escola deve garantir uma educação não discriminatória e democrática, lutando para prover um ambiente de respeito, igualdade, cidadania, liberdade e justiça, desmistificando ideias e visões conservadoras.
Abstract: This article, a cutout from an intervention project named “Tolerating the Different Does not Help Acceptance of Differences”, developed from 17th to 26th february 2016, which aimed to educate the school community about respect for diversity and differences., demistifying prejudiced and discriminatory ideas propagated by society. The research has a qualitative nature that consisted of a training for the school community of the Municipal School of Basic Education Maria da Glória Duarte de Omena, located in Messias City/AL, through meetings where conversations wheels were made, delivery of questionnaires, as well as exchange of experiences through reports by experienced educators in the exercise of their profession. Therefore, it started with the following questions: How diversity is worked out by the teachers? This central question of research, unfolds in other secondary questions, such as: what is the position of teachers in the face of prejudice and discrimination? In order to justify the work, we use authors as Deschatzky e Skliar (2000), Junqueira (2009), Araújo e Santos (2001), Barreto (2015), among others authors that help us reflect on discussions about diversity and the role that school plays in addressing these issues. So, on the wheels of conversations teachers reported that they find it difficult to deal with situations of prejudice in the classroom. We conclude that it is necessary for teachers to seek pedagogical ways and practices, through dialogues with their students, that let them reflect on situations of prejudice, in which everyone can have respect each individual particularities. Thus, the school must guarantee a non-discriminatory and democratic education, fighting to provide na environment of respect, equality, citizenship, freedom and justice, demystifying conservative ideas and visions.
Palavras-chave: Preconceitos
Ambiente escolar
Diversidade
Respeito
Direitos humanos
Prejudices
School environment
Diversity
Respect
Human rights
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Citação: OLIVEIRA, Rafaela Calaça de. (Re)pensando a diversidade no ambiente escolar: desmistificando ideias conservadoras. 2025. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Coordenadoria Institucional de Educação a Distância - CIED, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15939
Data do documento: 10-dez-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - CIED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
(Re)pensando a diversidade no ambiente escolar desmistificando ideias conservadoras.pdf550.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.