00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CIED - COORDENADORIA INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CIED Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - CIED
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barretto, Elvira Simões-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8938462538963163pt_BR
dc.creatorSilva, César Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3026944671649078pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-03T18:09:10Z-
dc.date.available2025-04-01-
dc.date.available2025-04-03T18:09:10Z-
dc.date.issued2016-12-10-
dc.identifier.citationSILVA, César Pereira da. O bullying homofóbico a partir da percepção dos/as professores/as da EJA de duas escolas de Arapiraca. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Coordenadoria Institucional de Educação a Distância - CIED, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15899-
dc.description.abstractThe identification of the teacher´s perception about homophobic bullying assists in developing effective strategies for implementation of Sexual Education. The present study aimed to investigate the perception thats students of EJA two municipal public education institutions have Arapiraca on homophobic bullying, starting from a basic tool, the interview. lectures were held for bid submission of study for managers and teachers from each school, followed by applying a semi-structured questionnaire in each of them, to verify the perception that el @ s have on the said topic. It was observed that alls teacher @ s of the two schools, said they would engage if your school decided to implement gender identity on projects, sexual orientation and combating homophobic bullying in the school environment, based on that availability is important that the study schools possibilities for ongoing activities of sex education enjoying the engagement of the whole school community, noting that not only educate in the classroom, we need actions that promote changes in society as regards the deconstruction of rigid standards of identity, gender and sexuality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultos - Arapiraca (AL)pt_BR
dc.subjectProfessores - Percepçãopt_BR
dc.subjectAssédios nas escolaspt_BR
dc.subjectHomofobiapt_BR
dc.subjectHomofobia nas escolaspt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectYouth and adult education - Arapiraca (AL)pt_BR
dc.subjectTeachers - Perceptionpt_BR
dc.subjectHarassment in schoolspt_BR
dc.subjectHomophobiapt_BR
dc.subjectHomophobia in schoolspt_BR
dc.subjectGender identitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO bullying homofóbico a partir da percepção dos/as professores/as da EJA de duas escolas de Arapiracapt_BR
dc.title.alternativeThe homophobic bullying from the perception of teachers of EJA in two Arapiraca’s schoolspt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoA identificação da percepção de professores/as sobre o bullying homofóbico auxilia na elaboração de estratégias eficazes de implantação da Educação Sexual. Assim, o presente trabalho objetivou pesquisar a percepção que @s discentes da EJA de duas instituições de ensino público municipal de Arapiraca tem sobre o bullying homofóbico, partindo de uma ferramenta básica, a entrevista. Foram realizadas palestras para apresentação da proposta do estudo aos gestores e professores de cada estabelecimento, seguido da aplicação de um questionário semiestruturado em cada uma delas, para verificar a percepção que eles/as possuem sobre o referido tema. Observou-se que todos/as os/as professores/as das duas escolas, afirmaram que se engajariam caso a sua escola resolvesse implantar projetos sobre identidade de gênero, orientação sexual e combate ao bullying homofóbico no ambiente escolar. Baseado nessa disponibilidade é importante que as escolas estudem possibilidades de realizar atividades continuas de educação sexual aproveitando o engajamento de toda a comunidade escolar, salientando que não basta apenas uma prática educativa em sala de aula, é preciso ações que promovam mudanças na sociedade no que se refere à desconstrução dos rígidos padrões de identidade, gênero e sexualidade.pt_BR
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