06 CAMPUS SERTÃO 02 - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15888
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marketing esportivo no futebol brasileiro: estudo das ações do Clube de Regatas do Flamengo em 2022
Autor(es): Queiroz, Pauleandro Xavier de
Primeiro Orientador: Santos, Anderson David Gomes dos
metadata.dc.contributor.referee1: Carmo, Hérmani Magalhães Olivense do
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Manoel Valquer Oliveira
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar as práticas de marketing esportivo do Clube de Regatas do Flamengo no ano de 2022. Observa-se a importância do marketing esportivo voltado para a valorização, bem como solidificação de um clube, proporcionando uma maior divulgação e evolução das variadas modalidades existentes, o que incrementa as receitas. Para atender ao objetivo proposto, trata-se de pesquisa qualitativa que utiliza-se de levantamento bibliográfico e pesquisa documental para contextualizar o tema, descrever as ações no período recortado e analisar se foram de fato adotadas estratégias de marketing ligadas ao branding do Flamengo. Como análise específica, apresenta-se ainda as ações ligadas aos programa sócio-torcedor, entendido como o elemento de relação mais direta do clube com o torcedor. Esta pesquisa contribui para futuros estudos voltados a estratégias de marketing no futebol brasileiro e, ainda, entender o funcionamento desse setor nos clubes, com a finalidade de promover conhecimento e inovação para esse mercado que ainda funciona de forma mais empírica. Percebe-se com este caso que a preocupação com o marketing esportivo é relativamente recente no futebol brasileiro mesmo para um clube com a visibilidade do Flamengo, porém, com algumas ações já destacadas.
Abstract: The present work aims to identify and analyze the sports marketing practices of Clube de Regatas do Flamengo in the year 2022. It is observed the importance of sports marketing aimed at valuing, as well as solidifying a club, providing greater dissemination and evolution of the various existing modalities, which increases revenues. In order to meet the proposed objective, this is a qualitative research that uses bibliographical research and documentary research to contextualize the theme, describe the actions in the cut period and analyze whether marketing strategies related to Flamengo's branding were actually adopted. As a specific analysis, it also presents the actions linked to the supporters' partner program, understood as the element of the club's most direct relationship with the supporters. This research contributes to future studies focused on marketing strategies in Brazilian football and also to understand the functioning of this sector in clubs, with the aim of promoting knowledge and innovation for this market that still works in a more empirical way. It can be seen from this case that the concern with sports marketing is relatively recent in Brazilian football, even for a club with the visibility of Flamengo, however, with some actions already highlighted.
Palavras-chave: Clube de Regatas do Flamengo - Programa Sócio-Torcedor
Marketing esportivo
Inovação
Sports marketing
Flamengo Regatta Club - Membership Program
Inovation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Econômicas - Bacharelado
Citação: QUEIROZ, Pauleandro Xavier de. Marketing esportivo no futebol brasileiro: estudo das ações do Clube de Regatas do Flamengo em 2022. 2025. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas). Universidade Federal de Alagoas. Campus Sertão – Santana do Ipanema, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15888
Data do documento: 23-mai-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marketing esportivo no futebol brasileiro_estudo das ações do Clube de Regatas do Flamengo em 2022.pdfMarketing esportivo no futebol brasileiro: estudo das ações do Clube de Regatas do Flamengo em 20221.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.