00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15873
Tipo: Dissertação
Título: Panorama da produção científica relacionado a escolaridade e distribuição de renda: proposição de lacunas teóricas
Autor(es): Santos, Rosana Deise Ferreira dos
Primeiro Orientador: Silva, Wesley Vieira da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Anderson Aristides Moreira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Lemes, Sandro Valdecir Deretti
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Carlos Alano Soares de
Resumo: A revisão sistemática de literatura permite que os estudiosos sobre a temática escolaridade e distribuição de renda consolide o conhecimento existente sobre o tema, ao reunir e sintetizar os achados de diversos estudos já realizados, possibilitando uma compreensão mais ampla e profunda da relação estudada, buscando identificar lacunas que podem ser objetos de estudos de pesquisas futuras, o que justifica a realização dessa pesquisa. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é encontrar evidências acerca das pesquisas sobre a relação entre a escolaridade e distribuição de renda a partir da literatura científica internacional. Utilizou-se a técnica de revisão sistemática de literatura com base no protocolo desenvolvido por Tranfield, Denyer e Smart (2003) que abrange três etapas: (1) planejamento da revisão; (2) realização da revisão e (3) disseminação do conhecimento. Para tanto, utilizou-se o corpus textual contendo 101 artigos primários de 78 periódicos diferentes a partir de critérios rígidos de seleção da amostra coletada nas bases de periódicos Scopus e Web of Science, visando responder a problemática de pesquisa. Os resultados auferidos para artigos primários foram estratificados numa planilha eletrônica Excel por meio da análise de conteúdo e utilizando-se dos pacotes bibliométricos VOSviewer, Bibliometrix, Gephi e T-Lab Plus 2022, de onde foi possível aferir a validade das três principais leis bibliométricas acerca da análise da produtividade de autores (Lei de Lotka), produtividade dos periódicos (Lei de Bradford) e nuvem de palavras (Lei de Zipf). Os resultados encontrados permitem afirmar que existe uma tendência exponencial na evolução temporal das publicações, além de evidenciar que há uma elite de pesquisa sobre o tema, com uma quantidade de 10 autores mais engajados na realização de pesquisas. Adicionalmente, a análise por cluster de países dividiu o corpus em 3 agrupamentos, o primeiro possui 3 países, tendo a China como destaque, o segundo possui 6 países e tem o Reino Unido como destaque e o último cluster tem os Estados Unidos como referência entre 10 países. Sobre a análise do agrupamento de palavras-chave é possível afirmar que das 30 palavras com maior frequência do corpus, foi encontrada 150 conexões, o que nos permite afirmar que as palavras-chave não independentes, havendo uma forte conexão entre elas. Além disso, esse trabalho fornece aos leitores um rol de proposições e insights sobre a relação investigada visando desenvolver trabalhos futuros.
Abstract: The systematic literature review allows scholars on the subject of education and income distribution to consolidate existing knowledge on the topic, by bringing together and synthesizing the findings of several studies already carried out, enabling a broader and deeper understanding of the relationship studied, seeking to identify gaps that may be the subject of future research studies, which justifies carrying out this research. In this sense, the objective of this work is to find evidence about research on the relationship between education and income distribution based on international scientific literature. The systematic literature review technique was used based on the protocol developed by Tranfield, Denyer and Smart (2003) which covers three stages: (1) review planning; (2) carrying out the review and (3) disseminating knowledge. To this end, we used the textual corpus containing 101 primary articles from 78 different journals based on strict sample selection criteria collected in the Scopus and Web of Science journal databases, aiming to answer the research problem. The results obtained for primary articles were stratified in an Excel spreadsheet through content analysis and using the bibliometric packages VOSviewer, Bibliometrix, Gephi and TLab Plus 2022, from which it was possible to assess the validity of the three main bibliometric laws regarding analysis of author productivity (Lotka's Law), journal productivity (Bradford's Law) and word cloud (Zipf's Law). The results found allow us to affirm that there is an exponential trend in the temporal evolution of publications, in addition to showing that there is a research elite on the topic, with a number of 10 authors most engaged in carrying out research. Additionally, the country cluster analysis divided the corpus into 3 groups, the first has 3 countries, with China as a highlight, the second has 6 countries and has the United Kingdom as a highlight and the last cluster has the United States as a reference among 10 countries. Regarding the analysis of the grouping of keywords, it is possible to state that of the 30 words with the highest frequency in the corpus, 150 connections were found, which allows us to affirm that the keywords are not independent, with a strong connection between them. Furthermore, this work provides readers with a list of propositions and insights into the relationship investigated with a view to developing future work.
Palavras-chave: Desenvolvimento econômico
Renda-Distribuição
Desigualdade educacional
Economia-Questões sociais
Revisão Sistemática de Literatura
Escolaridade
Income Distribution
Systematic Literature Review
Education
Economic Development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada
Citação: SANTOS, Rosana Deise Ferreira dos. Panorama da produção científica relacionado a escolaridade e distribuição de renda: proposição de lacunas teóricas. 2025. 138 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós Graduação em Economia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15873
Data do documento: 30-mai-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Panorama da produção científica relacionado a escolaridade e distribuição de renda_proposição de lacunas teóricas.pdfPanorama da produção científica relacionado a escolaridade e distribuição de renda: proposição de lacunas teóricas2.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.