Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15862
Tipo: | Especialização |
Título: | O papel da escola no enfrentamento ao preconceito racial na sala de aula |
Título(s) alternativo(s): | The school's role coping racial prejudice in the classroom |
Autor(es): | Henrique, Sandra Márcia Ferreira |
Primeiro Orientador: | Barretto, Elvira Simões |
Resumo: | Este artigo objetiva contribuir para a desconstrução do preconceito racial no contexto escolar, especificamente na sala de aula. Os casos de preconceito, discriminação e violência prevalecem de forma intensa. Considerando este fato, o presente estudo pretende sinalizar a escola e comunidade, apontando situações nas quais os/as alunos/as e/ou professores/as e/ou colaboradores/as sofrem algum tipo de violência por meio do preconceito de raça. Compreendendo que a escola deve promover a aprendizagem, o desenvolvimento das pessoas e a inclusão delas junto à sociedade, por meio de teorias e práticas que preparem o ser humano para a vida, estimulando sobretudo o exercício da cidadania. Nesse contexto, oportunizar uma discussão acerca das inquietudes oriundas dos danos causados pelo preconceito, discriminação, violência e intolerância. Compreendendo que é fundamental buscar fazer a diferença na desconstrução de preconceitos uma sociedade de pessoas preconceituosas. |
Abstract: | This article aims to contribute to the deconstruction of racial prejudice in schools, specifically in the classroom. The cases of prejudice, discrimination and violence prevail intensely. Considering this fact, this study intends to signal the school and community, pointing situations in which the/the students and teachers and or employees suffer some kind of violence through the race prejudice. Realizing that the school should promote learning and the development of people, their inclusion in society through theory and practice to prepare the human being to life, especially encouraging the exercise of citizenship. In this context, a discussion of concerns arising from damage caused by prejudice, discrimination, violence, intolerance. We see that it is crucial to try to make a difference in a society of many indifferent. |
Palavras-chave: | Racismo Racismo na educação Violência simbólica Relações étnico-racial - Escolas Educação inclusiva Racism Racism in education Symbolic violence Ethnic-racial relations - Schools Inclusive education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
Citação: | HENRIQUE, Sandra Márcia Ferreira. O papel da escola no enfrentamento ao preconceito racial na sala de aula. 2025. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Coordenadoria Institucional de Educação a Distância - CIED, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15862 |
Data do documento: | 10-dez-2016 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - CIED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O papel da escola no enfrentamento ao preconceito racial na sala de aula.pdf | 361.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.