00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CIED - COORDENADORIA INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CIED Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - CIED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15862
Tipo: Especialização
Título: O papel da escola no enfrentamento ao preconceito racial na sala de aula
Título(s) alternativo(s): The school's role coping racial prejudice in the classroom
Autor(es): Henrique, Sandra Márcia Ferreira
Primeiro Orientador: Barretto, Elvira Simões
Resumo: Este artigo objetiva contribuir para a desconstrução do preconceito racial no contexto escolar, especificamente na sala de aula. Os casos de preconceito, discriminação e violência prevalecem de forma intensa. Considerando este fato, o presente estudo pretende sinalizar a escola e comunidade, apontando situações nas quais os/as alunos/as e/ou professores/as e/ou colaboradores/as sofrem algum tipo de violência por meio do preconceito de raça. Compreendendo que a escola deve promover a aprendizagem, o desenvolvimento das pessoas e a inclusão delas junto à sociedade, por meio de teorias e práticas que preparem o ser humano para a vida, estimulando sobretudo o exercício da cidadania. Nesse contexto, oportunizar uma discussão acerca das inquietudes oriundas dos danos causados pelo preconceito, discriminação, violência e intolerância. Compreendendo que é fundamental buscar fazer a diferença na desconstrução de preconceitos uma sociedade de pessoas preconceituosas.
Abstract: This article aims to contribute to the deconstruction of racial prejudice in schools, specifically in the classroom. The cases of prejudice, discrimination and violence prevail intensely. Considering this fact, this study intends to signal the school and community, pointing situations in which the/the students and teachers and or employees suffer some kind of violence through the race prejudice. Realizing that the school should promote learning and the development of people, their inclusion in society through theory and practice to prepare the human being to life, especially encouraging the exercise of citizenship. In this context, a discussion of concerns arising from damage caused by prejudice, discrimination, violence, intolerance. We see that it is crucial to try to make a difference in a society of many indifferent.
Palavras-chave: Racismo
Racismo na educação
Violência simbólica
Relações étnico-racial - Escolas
Educação inclusiva
Racism
Racism in education
Symbolic violence
Ethnic-racial relations - Schools
Inclusive education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Citação: HENRIQUE, Sandra Márcia Ferreira. O papel da escola no enfrentamento ao preconceito racial na sala de aula. 2025. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Coordenadoria Institucional de Educação a Distância - CIED, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15862
Data do documento: 10-dez-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - CIED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel da escola no enfrentamento ao preconceito racial na sala de aula.pdf361.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.